Mudança Organizacional numa Empresa Gráfica: O Caso da Traços Originais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira Martins, Ana Raquel
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/18580
Resumo: As empresas operam em ambientes extremamente dinâmicos e com mudanças disruptivas. A implementação de mudanças organizacionais é muitas vezes abrupta, e motivos como frustração ou pânico dos funcionários que tendem a criar barreiras e a dificultar a adaptação a novos paradigmas ou metodologias de trabalho. A gestão de prazos nas indústrias gráficas está intrinsecamente ligada ao desempenho do trabalhador, sendo por isso vital promover a rapidez de adaptação à mudança por parte dos trabalhadores. Este trabalho procura analisar a aplicação do “modelo de Kotter” na empresa gráfica Traços Originais, situada na Região do Porto, Portugal. A primeira fase da análise quantitativa deste estudo de caso, iniciou-se com um inquérito realizado em 2013 a trinta e três colaboradores. Após a análise e tratamento da informação recolhida, foram criadas medidas para responder aos problemas ou falhas detetadas. Para avaliar se as medidas surtiram alguma alteração no comportamento dos colaboradores repetiu-se em 2016 o mesmo questionário. Assim, analisou-se a aplicação do modelo de Kotter, ao longo dos últimos quatro anos, e explorar-se se as medidas implementadas tiveram impacto na opinião dos trabalhadores relativamente à empresa. Após análise dos resultados concluiu-se que existiu uma evolução positiva da visão dos colaboradores após implementação de mudanças organizacionais. Este estudo contribui para o enriquecimento das investigações na área da Mudança Organizacional, uma vez que conhecendo melhor a reação do Capital Humano à Mudança e a identificação dos pontos que devem ser explorados, mais facilmente as empresas definem as suas estratégias de crescimento e desenvolvimento. Desta forma, este estudo pode a investigação na definição de políticas de valorização deste ativo intangível em empresas do mercado gráfico.
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