Physical activity promotion in the portuguese pharmacies: a survey of knowledge, attitudes and behaviors of pharmacists

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Custódio, Rúben Emanuel Gonçalves Viegas
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/19927
Resumo: A inatividade física apresenta-se como um obstáculo para se atingirem populações mais saudáveis. Como tal, cada vez mais os sistemas de saúde e os seus profissionais desempenham um papel fundamental na promoção e manutenção de comportamentos que visem níveis de atividade física mais elevados. O presente estudo pretendeu caraterizar a promoção de atividade física por parte dos farmacêuticos no contexto das farmácias Portuguesas. Para caraterizar a promoção de atividade física, foi desenvolvido um questionário com base num questionário semelhante ao desenvolvido para a classe médica em Portugal, bem como pelo modelo de mudança comportamental “COM-B” e pelo Theoretical Domains Framework. Este estudo foi desenvolvido em parceria com a Associação Nacional das Farmácias (ANF), que colaborou ativamente na distribuição dos questionários aos farmacêuticos. No total obtiveram-se 396 respostas completas, o que representa cerca de 5% dos farmacêuticos Portugueses. A amostra foi composta por 86 homens (18,4%) e 381 mulheres (81,6%), com idade média de 40,0 anos (DP = 10,0), com 14,3 anos (DP= 9,0) de experiência em farmácia comunitária. Cerca de 80 % dos farmacêuticos respondeu que promove atividade física na sua rotina diária. O tipo de iniciativa de promoção de atividade física mais referido foi o aconselhamento verbal, com cerca de 90% de respostas e a caminhada a atividade física mais aconselhada, com 95% de respostas. Mais de 90% dos farmacêuticos acredita que a promoção de atividade física para a saúde e a sua promoção nas farmácias é importante ou muito importante. As principais barreiras referidas foram as oportunidades de promoção, como a falta de tempo, recursos ou interesse por parte dos utentes. Por outro lado, as capacidades, na forma de conhecimento e a motivação, na forma de interesse pela promoção e a definição do papel do farmacêutico como promotor de atividade física apresentam-se como barreiras menores. Através da análise deste questionário pretendeu-se entender as possibilidades de incluir as farmácias e os farmacêuticos como promotores de atividade física nos cuidados de saúde primários no futuro.
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spelling Physical activity promotion in the portuguese pharmacies: a survey of knowledge, attitudes and behaviors of pharmacistsAtividade físicaFarmacêuticosPromoçãoCuidados de saúde primáriosFarmáciasPhysical activityPharmacistsPromotionPrimary carePharmaciesDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeA inatividade física apresenta-se como um obstáculo para se atingirem populações mais saudáveis. Como tal, cada vez mais os sistemas de saúde e os seus profissionais desempenham um papel fundamental na promoção e manutenção de comportamentos que visem níveis de atividade física mais elevados. O presente estudo pretendeu caraterizar a promoção de atividade física por parte dos farmacêuticos no contexto das farmácias Portuguesas. Para caraterizar a promoção de atividade física, foi desenvolvido um questionário com base num questionário semelhante ao desenvolvido para a classe médica em Portugal, bem como pelo modelo de mudança comportamental “COM-B” e pelo Theoretical Domains Framework. Este estudo foi desenvolvido em parceria com a Associação Nacional das Farmácias (ANF), que colaborou ativamente na distribuição dos questionários aos farmacêuticos. No total obtiveram-se 396 respostas completas, o que representa cerca de 5% dos farmacêuticos Portugueses. A amostra foi composta por 86 homens (18,4%) e 381 mulheres (81,6%), com idade média de 40,0 anos (DP = 10,0), com 14,3 anos (DP= 9,0) de experiência em farmácia comunitária. Cerca de 80 % dos farmacêuticos respondeu que promove atividade física na sua rotina diária. O tipo de iniciativa de promoção de atividade física mais referido foi o aconselhamento verbal, com cerca de 90% de respostas e a caminhada a atividade física mais aconselhada, com 95% de respostas. Mais de 90% dos farmacêuticos acredita que a promoção de atividade física para a saúde e a sua promoção nas farmácias é importante ou muito importante. As principais barreiras referidas foram as oportunidades de promoção, como a falta de tempo, recursos ou interesse por parte dos utentes. Por outro lado, as capacidades, na forma de conhecimento e a motivação, na forma de interesse pela promoção e a definição do papel do farmacêutico como promotor de atividade física apresentam-se como barreiras menores. Através da análise deste questionário pretendeu-se entender as possibilidades de incluir as farmácias e os farmacêuticos como promotores de atividade física nos cuidados de saúde primários no futuro.Physical inactivity represents an obstacle to healthier populations. Health systems and their professionals play a key role in the promotion and maintenance of behaviors contributing to higher levels of physical activity. Hence, the present study aimed to characterize physical activity promotion actions of pharmacists taking place in Portuguese pharmacies. To characterize physical activity promotion, a questionnaire was developed based on a similar questionnaire developed for the medical class in Portugal and supported by the behavioral change models/ frameworks such as the COM-B and Theoretical Domains Framework. This study was developed in partnership with the National Pharmacies Association (ANF) that actively collaborated in the distribution of questionnaires to the pharmacists. In total, 396 complete responses were obtained, representing about 5% of Portuguese pharmacists. The sample consisted of 86 men (18.4%) and 381 women (81.6%), with a mean age of 40 (SD = 10) years and 14.3 (SD = 9) years of experience in community pharmacy. About 80% of pharmacists responded they promote physical activity in their daily routine. The most frequent promotion action was verbal counseling, with about 90% of responses and walking the most advised activity, with 95% of responses. More than 90% of pharmacists believe that the promotion of physical activity for health and its promotion in the pharmacy is important or very important. The main barriers encountered were the promotion opportunities, such as lack of time, resources or interest by costumers. On the other hand, capacities, such as knowledge and motivation, such as interest for promotion and definition of the role of the pharmacist as promotor of physical activity presented themselves as minor barriers. Through the analysis of this questionnaire we intended to understand the possibilities of including pharmacies and pharmacists as promoters of physical activity in the primary health care in the future.Teixeira, Pedro Jorge do Amaral de MeloRepositório da Universidade de LisboaCustódio, Rúben Emanuel Gonçalves Viegas2020-03-19T16:04:50Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/19927TID:202453766enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:49:24Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/19927Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:46.133851Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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