Quebrando os silêncios das histórias únicas : as narrativas profissionais como contra-narrativas na investigação e formação em supervisão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Maria Alfredo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/23576
Resumo: Este texto visa discutir a prática da escrita de narrativas profissionais na investigação educacional e na formação (pós-graduada) de professores em supervisão em Portugal. Parte de uma experiência desenvolvida em dois anos escolares, num curso de mestrado da Universidade do Minho. Para a ilustração do potencial formativo dessa estratégia formativa, recorremos a excertos da escrita das formandas desse curso, situando-os na discussão de três eixos analíticos: 1) a relação e integração teoria e prática; 2) a criticidade das e nas práticas de formação e os constrangimentos e 3) a pedagogia da formação em supervisão. Terminaremos com uma discussão da necessidade de desenvolver a narratividade ao serviço da transformação do trabalho docente. Essa discussão deve ser orientada pelos valores de uma sociedade democrática, disseminando práticas de investigação narrativa que valorizem os saberes profissionais construídos pelos professores e com eles, e não sobre eles.
id RCAP_781d9f3059306aa32d97e6e9c7c9a4c5
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23576
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Quebrando os silêncios das histórias únicas : as narrativas profissionais como contra-narrativas na investigação e formação em supervisãoNarrativasSupervisãoEste texto visa discutir a prática da escrita de narrativas profissionais na investigação educacional e na formação (pós-graduada) de professores em supervisão em Portugal. Parte de uma experiência desenvolvida em dois anos escolares, num curso de mestrado da Universidade do Minho. Para a ilustração do potencial formativo dessa estratégia formativa, recorremos a excertos da escrita das formandas desse curso, situando-os na discussão de três eixos analíticos: 1) a relação e integração teoria e prática; 2) a criticidade das e nas práticas de formação e os constrangimentos e 3) a pedagogia da formação em supervisão. Terminaremos com uma discussão da necessidade de desenvolver a narratividade ao serviço da transformação do trabalho docente. Essa discussão deve ser orientada pelos valores de uma sociedade democrática, disseminando práticas de investigação narrativa que valorizem os saberes profissionais construídos pelos professores e com eles, e não sobre eles.Autêntica EditoraUniversidade do MinhoMoreira, Maria Alfredo20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/23576por2176-4360http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br/artigo/exibir/10/35/1info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:59:15Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23576Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:49:00.182258Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Quebrando os silêncios das histórias únicas : as narrativas profissionais como contra-narrativas na investigação e formação em supervisão
title Quebrando os silêncios das histórias únicas : as narrativas profissionais como contra-narrativas na investigação e formação em supervisão
spellingShingle Quebrando os silêncios das histórias únicas : as narrativas profissionais como contra-narrativas na investigação e formação em supervisão
Moreira, Maria Alfredo
Narrativas
Supervisão
title_short Quebrando os silêncios das histórias únicas : as narrativas profissionais como contra-narrativas na investigação e formação em supervisão
title_full Quebrando os silêncios das histórias únicas : as narrativas profissionais como contra-narrativas na investigação e formação em supervisão
title_fullStr Quebrando os silêncios das histórias únicas : as narrativas profissionais como contra-narrativas na investigação e formação em supervisão
title_full_unstemmed Quebrando os silêncios das histórias únicas : as narrativas profissionais como contra-narrativas na investigação e formação em supervisão
title_sort Quebrando os silêncios das histórias únicas : as narrativas profissionais como contra-narrativas na investigação e formação em supervisão
author Moreira, Maria Alfredo
author_facet Moreira, Maria Alfredo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Maria Alfredo
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativas
Supervisão
topic Narrativas
Supervisão
description Este texto visa discutir a prática da escrita de narrativas profissionais na investigação educacional e na formação (pós-graduada) de professores em supervisão em Portugal. Parte de uma experiência desenvolvida em dois anos escolares, num curso de mestrado da Universidade do Minho. Para a ilustração do potencial formativo dessa estratégia formativa, recorremos a excertos da escrita das formandas desse curso, situando-os na discussão de três eixos analíticos: 1) a relação e integração teoria e prática; 2) a criticidade das e nas práticas de formação e os constrangimentos e 3) a pedagogia da formação em supervisão. Terminaremos com uma discussão da necessidade de desenvolver a narratividade ao serviço da transformação do trabalho docente. Essa discussão deve ser orientada pelos valores de uma sociedade democrática, disseminando práticas de investigação narrativa que valorizem os saberes profissionais construídos pelos professores e com eles, e não sobre eles.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/23576
url http://hdl.handle.net/1822/23576
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2176-4360
http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br/artigo/exibir/10/35/1
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Autêntica Editora
publisher.none.fl_str_mv Autêntica Editora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132253460103168