Museu Nacional de Belas-Artes (1884-1911)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, João
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/36964
Resumo: O Museu Nacional de Belas-Artes, antecessor do Museu Nacional de Arte Antiga, desde a data da sua fundação (1884), pretendia alcançar o estatuto de Grande Museu Nacional. As suas coleções eram constituídas essencialmente por bens provenientes das casas religiosas extintas, apesar das doações que instituição recebia. No final do século XIX, por via da dotação do Legado de Valmor, o museu encontrou ensejo de expandir o seu acervo. Neste estudo, pretendemos conhecer, numa primeira fase, o início do movimento museológico em Portugal e o percurso do Museu Nacional de Belas Artes até à sua abertura e, posteriormente analisar as fragilidades da instituição entre os anos 1884 e 1911. Numa segunda fase visamos avaliar a forma como a instituição geriu e promoveu as suas coleções e administrou as verbas do Legado Valmor para aquisição de obras de arte.
id RCAP_78baaa0e1c66d3f9625d3ee4baf147bf
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/36964
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Museu Nacional de Belas-Artes (1884-1911)A “arqueologia” de um museu e a gestão de coleçõesMuseu Nacional de Belas-ArtesNational Museum of Fine ArtsAcademia Real de Belas-Artes de LisboaRoyal Academy of Fine Arts of LisbonPolíticas de Gestão de ColeçõesPolicies of Collection ManagementLegado ValmorValmor LegacyFinais do século XIXLate 19th centuryMuseologiaO Museu Nacional de Belas-Artes, antecessor do Museu Nacional de Arte Antiga, desde a data da sua fundação (1884), pretendia alcançar o estatuto de Grande Museu Nacional. As suas coleções eram constituídas essencialmente por bens provenientes das casas religiosas extintas, apesar das doações que instituição recebia. No final do século XIX, por via da dotação do Legado de Valmor, o museu encontrou ensejo de expandir o seu acervo. Neste estudo, pretendemos conhecer, numa primeira fase, o início do movimento museológico em Portugal e o percurso do Museu Nacional de Belas Artes até à sua abertura e, posteriormente analisar as fragilidades da instituição entre os anos 1884 e 1911. Numa segunda fase visamos avaliar a forma como a instituição geriu e promoveu as suas coleções e administrou as verbas do Legado Valmor para aquisição de obras de arte.The National Museum of Fine Arts, predecessor of the National Museum of Ancient Art, since the date of its establishment (1884), intended to achieve the status of Grand National Museum. Its collections consisted essentially of goods from extinct religious houses, despite the donations that institution received. At the end of the 19th century, through the endowment of the Valmor Legacy, the museum found the chance to expand its collection. In this study, we seek to know, in a first phase, the beginning of the museological movement in Portugal and the progression of the National Museum of Fine Arts until its opening and later to analyse the fragilities of the institution between the years 1884 and 1911. In a second phase we aim to evaluate the way in which the institution managed and promoted its collections and managed the Valmor Legacy's funds for the acquisition of works of art.2017-02-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/36964http://hdl.handle.net/10316/36964porMartins, Joãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:49:28Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/36964Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:42:31.904516Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Museu Nacional de Belas-Artes (1884-1911)
A “arqueologia” de um museu e a gestão de coleções
title Museu Nacional de Belas-Artes (1884-1911)
spellingShingle Museu Nacional de Belas-Artes (1884-1911)
Martins, João
Museu Nacional de Belas-Artes
National Museum of Fine Arts
Academia Real de Belas-Artes de Lisboa
Royal Academy of Fine Arts of Lisbon
Políticas de Gestão de Coleções
Policies of Collection Management
Legado Valmor
Valmor Legacy
Finais do século XIX
Late 19th century
Museologia
title_short Museu Nacional de Belas-Artes (1884-1911)
title_full Museu Nacional de Belas-Artes (1884-1911)
title_fullStr Museu Nacional de Belas-Artes (1884-1911)
title_full_unstemmed Museu Nacional de Belas-Artes (1884-1911)
title_sort Museu Nacional de Belas-Artes (1884-1911)
author Martins, João
author_facet Martins, João
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, João
dc.subject.por.fl_str_mv Museu Nacional de Belas-Artes
National Museum of Fine Arts
Academia Real de Belas-Artes de Lisboa
Royal Academy of Fine Arts of Lisbon
Políticas de Gestão de Coleções
Policies of Collection Management
Legado Valmor
Valmor Legacy
Finais do século XIX
Late 19th century
Museologia
topic Museu Nacional de Belas-Artes
National Museum of Fine Arts
Academia Real de Belas-Artes de Lisboa
Royal Academy of Fine Arts of Lisbon
Políticas de Gestão de Coleções
Policies of Collection Management
Legado Valmor
Valmor Legacy
Finais do século XIX
Late 19th century
Museologia
description O Museu Nacional de Belas-Artes, antecessor do Museu Nacional de Arte Antiga, desde a data da sua fundação (1884), pretendia alcançar o estatuto de Grande Museu Nacional. As suas coleções eram constituídas essencialmente por bens provenientes das casas religiosas extintas, apesar das doações que instituição recebia. No final do século XIX, por via da dotação do Legado de Valmor, o museu encontrou ensejo de expandir o seu acervo. Neste estudo, pretendemos conhecer, numa primeira fase, o início do movimento museológico em Portugal e o percurso do Museu Nacional de Belas Artes até à sua abertura e, posteriormente analisar as fragilidades da instituição entre os anos 1884 e 1911. Numa segunda fase visamos avaliar a forma como a instituição geriu e promoveu as suas coleções e administrou as verbas do Legado Valmor para aquisição de obras de arte.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/36964
http://hdl.handle.net/10316/36964
url http://hdl.handle.net/10316/36964
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133695374786560