O jogo no processo de ensino-aprendizagem da matemática: um estudo das estratégias metodológicas em ludicidade no Projeto Travessia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Washington Jose de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/5434
Resumo: Este trabalho busca analisar a utilização dos jogos como estratégia metodológica no ensino da matemática dentro do Projeto Travessia. De certa forma, este tema está muito ligado ao exercício do ensino de matemática através do jogo, desde a busca de uma definição de jogo e compreensão de suas possibilidades de ação, até uma prática consciente e responsável, analisando, num todo, os aspectos que envolvem a possível inserção dos jogos no contexto das aulas de matemática, enquanto suporte metodológico. Estarei bastante a vontade para realizar uma pesquisa sobre este tema em foco, pela grande vontade de oferecer aos educadores uma colaboração sobre as possibilidades metodológicas do jogo no processo ensino-aprendizagem de matemática. Como resultado, percebeu-se que o Projeto Travessia tem se mostrado como um programa de aceleração que ajuda na aquisição de conhecimento, na inserção de indivíduos de modo consciente e responsável na comunidade em que se encontra, na formação de pessoa como ser individual, bem como a inserção dos jogos lúdicos nas aulas de matemática do Projeto Travessia, como valorização do processo de ensino-aprendizagem. Foi identificado que os jogos são uma ferramenta importante na pratica pedagógica do Projeto Travessia. Analisou-se, também , que o jogo aparece como mais uma possibilidade metodológica no processo de ensino-aprendizagem da matemática, e a construção de jogos, um bom recurso para o trabalho de compreensão matemática e para fortalecer o convívio. Não existe nenhuma pretensão em defender o jogo como a melhor estratégia de ensino ou a mais eficiente, mas acredita-se no valor pedagógico como possível de ser explorado em qualquer situação ou contexto educacional.
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