Autoconceito e Comportamento em Adolescentes de uma Escola T?cnica Profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Carla Jacinta dos Santos
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Sim?es, S?nia (Orientadora)
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/803
Resumo: Ao longo do tempo, a literatura tem destacado a import?ncia do impacto do autoconceito no comportamento de crian?as e adolescentes. Assim, a presente investiga??o tem como o principal objetivo analisar a rela??o entre o autoconceito e os comportamentos de adolescentes que frequentam uma Escola T?cnica Profissional de Coimbra. A amostra foi composta por 56 alunos, 30 s?o do sexo masculino e 26 do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 14 e os 18 (M = 16,1). O protocolo do estudo englobou o Piers-Harris Children?s Self-Concept Scale (PHCSCS-2), para avaliar o autoconceito dos adolescentes, e o Youth Self Report (YSR), que avaliou os problemas de comportamento. Os resultados desta investiga??o demonstram que os adolescentes que t?m uma m?dia de notas igual ou superior a 3 t?m um autoconceito mais elevado. Relativamente aos problemas de comportamento, em espec?fico, o nosso estudo mostrou que no comportamento antissocial s?o os rapazes que apresentam os valores mais elevados, enquanto as raparigas t?m pontua??es mais altas nas queixas som?ticas. Verificou-se tamb?m que existe uma tend?ncia para os jovens mais velhos se isolarem mais e para desenvolverem psicopatologia. Quanto ?s notas escolares, s?o os adolescentes que t?m uma m?dia de notas inferior a 3 que apresentam mais comportamentos antissociais e de isolamento. Destaca-se a exist?ncia de associa??es entre o autoconceito global e os problemas de comportamento, nomeadamente associa??es negativas com as dimens?es comportamento antissocial, problemas de aten??o e hiperactividade e ansiedade/depress?o. O autoconceito global apresenta, ainda, associa??es significativas negativas com a s?ndrome de externaliza??o, e com a s?ndrome de internaliza??o e o total de psicopatologia. Assim, os adolescentes que manifestam mais problemas de comportamento t?m um autoconceito mais baixo. Estes resultados fortalecem a ideia de que o autoconceito e os problemas de comportamento internalizantes e externalizantes dos adolescentes tendem a estar relacionados e que, quanto menor o autoconceito dos adolescentes, mais estes parecem ter uma propens?o para manifestar problemas de comportamento. / Over time, the literature has highlighted the importance of the impact of self-concept in the behavior of children and adolescents. So, this research has the main objective to analyze the relationship between self-concept and behavior of adolescents attending a vocational technical school in Coimbra. The sample consisted in 56 students, 30 of them males and 26 females, aged between 14 and 18 (M = 16,1). The study protocol included the Piers-Harris Children?s Self-Concept Scale (PHCSCS-2), to evaluate the adolescents' self-concept, and the Youth Self Report (YSR), which evaluated the behavioral problems. The results of this investigation show that adolescents who have a mean grades equal or less to 3 have a higher self-concept. For behavior problems, in particular, our study showed that antisocial behavior in boys are showing the highest values, while girls have higher scores on somatic complaints. There was also a trend for older youth to isolate themselves more and develop psychopathology. As for school grades, teenagers who have an average grade point below 3 shows more antisocial behavior and isolation. We highlight the existence of associations between self-concept and overall behavior problems, including negative associations with the dimensions of antisocial behavior, hyperactivity, attention problems and anxiety/depression. The overall self-concept also presents significant negative associations with externalizing syndrome and internalizing syndrome and the total of psychopathology. These results support the idea that the self-concept and the internalizing and externalizing behavior problems in adolescents tend to be related and that the lower the self-concept of adolescents, the more they seem to have a propensity to manifest behavior problems.
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