Educação para o consumo alimentar no 1º CEB com orientação CTS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Filipa Queirós de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/12769
Resumo: O presente relatório final de estágio visa relatar um projeto de intervençãoinvestigação, desenvolvido numa turma de 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com a temática da educação para o consumo alimentar com orientação Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Este projeto foi desenvolvido no âmbito da componente de formação de Prática Pedagógica Supervisionada e pressupôs a conceção, implementação e avaliação de uma sequência didática com orientação CTS sobre o consumo alimentar. Este projeto teve como principais objetivos: i) avaliar os efeitos da implementação da uma sequência didática nas aprendizagens das crianças ao nível dos conhecimentos, capacidades, atitudes e valores e ii) avaliar os efeitos da conceção e implementação de uma sequência didática no desenvolvimento profissional da professora-investigadora. A sequência didática foi concebida, implementada e avaliada pela professorainvestigadora e é constituída por 15 sessões que privilegiam a diversidade de metodologias e seguem as linhas da orientação CTS, promovendo a ligação da Ciência com a Sociedade e a Tecnologia e sendo as aprendizagens contextualizadas. Tratou-se de um projeto com características de investigação-ação, sendo que as técnicas de recolha de dados adotadas foram o inquérito por questionário, a observação, a compilação documental e o inquérito por entrevista. Quanto à análise de dados privilegiou-se a análise de conteúdo através do webQDA, software de apoio à análise qualitativa. Para a análise dos inquéritos por questionário recorreu-se à análise quantitativa com recurso ao software SPSS. Os resultados permitiram-nos concluir que existiram evidências do desenvolvimento de aprendizagens pelas crianças, ao nível dos conhecimentos, capacidades, atitudes e valores, o que contribuiu para que estas se tornassem cidadãs consumidoras mais conscientes, responsáveis e críticas. Além disso, o desenvolvimento profissional da professorainvestigadora registou-se a vários níveis sendo a natureza deste projeto potenciadora do desenvolvimento do conhecimento do conteúdo, do conhecimento do curriculum, do conhecimento pedagógico geral e de conteúdo, conhecimento dos fins, objetivos e valores educacionais, conhecimento dos aprendentes, conhecimento dos contextos e conhecimento sobre si próprio.
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Este projeto teve como principais objetivos: i) avaliar os efeitos da implementação da uma sequência didática nas aprendizagens das crianças ao nível dos conhecimentos, capacidades, atitudes e valores e ii) avaliar os efeitos da conceção e implementação de uma sequência didática no desenvolvimento profissional da professora-investigadora. A sequência didática foi concebida, implementada e avaliada pela professorainvestigadora e é constituída por 15 sessões que privilegiam a diversidade de metodologias e seguem as linhas da orientação CTS, promovendo a ligação da Ciência com a Sociedade e a Tecnologia e sendo as aprendizagens contextualizadas. Tratou-se de um projeto com características de investigação-ação, sendo que as técnicas de recolha de dados adotadas foram o inquérito por questionário, a observação, a compilação documental e o inquérito por entrevista. Quanto à análise de dados privilegiou-se a análise de conteúdo através do webQDA, software de apoio à análise qualitativa. Para a análise dos inquéritos por questionário recorreu-se à análise quantitativa com recurso ao software SPSS. Os resultados permitiram-nos concluir que existiram evidências do desenvolvimento de aprendizagens pelas crianças, ao nível dos conhecimentos, capacidades, atitudes e valores, o que contribuiu para que estas se tornassem cidadãs consumidoras mais conscientes, responsáveis e críticas. Além disso, o desenvolvimento profissional da professorainvestigadora registou-se a vários níveis sendo a natureza deste projeto potenciadora do desenvolvimento do conhecimento do conteúdo, do conhecimento do curriculum, do conhecimento pedagógico geral e de conteúdo, conhecimento dos fins, objetivos e valores educacionais, conhecimento dos aprendentes, conhecimento dos contextos e conhecimento sobre si próprio.This final apprenticeship report aims to inform about a research-intervention project, developed in a 4th grade class of primary education, with education of food consumption as the theme and Science, Technology and Society (STS) as orientation. This project was developed under the training component of supervised Pedagogical Practice and presupposed the planning, conception, implementation and evaluation of a teaching sequence with STS orientation on food consumption. This project had as main objectives: i) the evaluation of the effects of implementation of a didactic sequence in the learning of the children at the level of knowledge, skills, attitudes and values and ii) the assessment of the effects of planning, conception and implementation of a didactic sequence in the professional development of the investigating teacher. The didactic sequence was planned, implemented and evaluated by the investigating teacher and consists of 15 sessions focusing on the diversity of methodologies and following the orientation lines of STS, promoting the connection of science with society and technology and learning within context. This was a project with features of action research, and the data collection techniques were adopted by survey, observation, document compilation and interview by survey. For the data analysis the contents analyses, via webQDA, was privileged, a support software for qualitative analysis. For the analysis of the surveys, quantitative analysis was used via SPSS software. The results have enabled us to conclude that there was evidence of the development of learning by the children, in terms of knowledge, skills, attitudes and values, which contributed for more conscious, responsible and critical citizens. In addition, the professional development of the investigating teacher was registered at various levels being the nature of this project the enhancement of the development of content knowledge, curriculum knowledge, pedagogical knowledge, content and general knowledge of the purposes, goals and educational values of the learners, knowledge of contexts and knowledge of his or her oneself.Universidade de Aveiro2014-11-05T19:12:33Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/12769TID:201563118porOliveira, Ana Filipa Queirós deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:23:19Zoai:ria.ua.pt:10773/12769Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:48:51.938349Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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