Bots - Assistente Pessoal em Contexto Cooperativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rui Manuel Ferraz Moreira da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/14215
Resumo: Numa altura em que a tecnologia está a evoluir num sentido que permite aumentar a eficiência no trabalho, existe uma crescente tendência de aumentar o número de tarefas. No entanto, continua a ser preciso reportar tudo o que é feito, tanto para efeitos de controlo de tempo necessário para cada tarefa e de gestão de recursos como também, a um nível mais macro, o desempenho dos colaboradores e, por último, da organização. É necessário manter o nível de detalhe ao reportar tarefas e a precisão dos tempos tomados para a conclusão das mesmas, no entanto, torna-se difícil manter os padrões de qualidade a que a organização se compromete quando o número de tarefas a executar aumenta ao longo do período laboral. Ao longo deste documento é explorada uma forma rápida e proativa de controlar o registo de horas usando assistentes pessoais virtuais – também conhecidos como bots – num contexto cooperativo. Após analisar a opção de fazer uma aplicação ou website chega-se à conclusão de que, apesar da simplicidade na forma de resolver o problema, existem limitações que são resolvidas com a solução exposta neste documento ao facilitar o acesso às funcionalidades principais de forma integrada com canais de comunicação que já são usados frequentemente pelos colaboradores usando linguagem natural. Para reconhecimento da linguagem natural é usado machine learning através do serviço LUIS da Microsoft. Este tem a função de reconhecer a intenção do utilizador para que a solução aqui proposta possa agir em concordância. Para garantir a eficácia e fiabilidade da utilização de um assistente pessoal são realizados testes A/B. Um grupo de controlo usa o método atualmente em vigor, o portal do Costumer Relationship Manager (CRM), e outro grupo usa apenas o assistente pessoal virtual como único meio para a realização do registo de horas. O objetivo é introduzir uma forma mais rápida de introdução de time reports no sistema atual da organização sem descurar a eficácia do método atual, o que permite à empresa beneficiar do uso de novas tecnologias e contribuir para o enriquecimento do conhecimento na área. Com a utilização da solução realizada foi possível acelerar o processo do registo e desacoplar o método usado ao permitir que agora o registo tomasse lugar em plataformas mais mobile friendly como Microsoft Teams, Skype e Facebook Messenger. A principal conclusão que se pode retirar desta experiência é que é relativamente rápido e fácil desenvolver um bot minimamente capaz de realizar tarefas simples. No entanto, quando se pretende evoluir para um conjunto mais alargado de parâmetros, tais como intenções complexas envolvendo vários cenários possíveis consoante o contexto, o trabalho exigido para o desenvolvimento de novas funcionalidades aumenta exponencialmente. Segue a regra que tem existido predominantemente nas apps mobile: preferível realizar poucas funções de forma eficaz ao invés de muitas tarefas de forma ineficaz.
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Ao longo deste documento é explorada uma forma rápida e proativa de controlar o registo de horas usando assistentes pessoais virtuais – também conhecidos como bots – num contexto cooperativo. Após analisar a opção de fazer uma aplicação ou website chega-se à conclusão de que, apesar da simplicidade na forma de resolver o problema, existem limitações que são resolvidas com a solução exposta neste documento ao facilitar o acesso às funcionalidades principais de forma integrada com canais de comunicação que já são usados frequentemente pelos colaboradores usando linguagem natural. Para reconhecimento da linguagem natural é usado machine learning através do serviço LUIS da Microsoft. Este tem a função de reconhecer a intenção do utilizador para que a solução aqui proposta possa agir em concordância. Para garantir a eficácia e fiabilidade da utilização de um assistente pessoal são realizados testes A/B. Um grupo de controlo usa o método atualmente em vigor, o portal do Costumer Relationship Manager (CRM), e outro grupo usa apenas o assistente pessoal virtual como único meio para a realização do registo de horas. O objetivo é introduzir uma forma mais rápida de introdução de time reports no sistema atual da organização sem descurar a eficácia do método atual, o que permite à empresa beneficiar do uso de novas tecnologias e contribuir para o enriquecimento do conhecimento na área. Com a utilização da solução realizada foi possível acelerar o processo do registo e desacoplar o método usado ao permitir que agora o registo tomasse lugar em plataformas mais mobile friendly como Microsoft Teams, Skype e Facebook Messenger. A principal conclusão que se pode retirar desta experiência é que é relativamente rápido e fácil desenvolver um bot minimamente capaz de realizar tarefas simples. No entanto, quando se pretende evoluir para um conjunto mais alargado de parâmetros, tais como intenções complexas envolvendo vários cenários possíveis consoante o contexto, o trabalho exigido para o desenvolvimento de novas funcionalidades aumenta exponencialmente. Segue a regra que tem existido predominantemente nas apps mobile: preferível realizar poucas funções de forma eficaz ao invés de muitas tarefas de forma ineficaz.At a time when technology is evolving in a way that increases work efficiency, there is an increasing tendency to increase the number of tasks. However, it is still necessary to report everything that is done for the purposes of time control of each task, resource management and, at a more macro level, the performance of the employees and, ultimately, the organization. It is necessary to maintain the level of detail when reporting tasks and the accuracy of the time taken to complete them, and it becomes difficult to maintain the quality standards that the organization undertakes when the number of tasks increases throughout the work period. Throughout this paper we explore a fast and proactive way to track the recording of hours using virtual personal assistants - also known as bots - in a cooperative context. After analyzing the option to make an application or website, it is concluded that, despite the simplicity in solving the problem, there are limitations that are solved with the solution presented on this document by facilitating access to the main features in an integrated way with channels that are often used by collaborators using natural language. For natural language recognition, it is used machine learning with resource to the Microsoft LUIS service. This will have the function of recognizing the intention of the user so that the solution proposed here can act in agreement. A / B tests are performed to ensure the effectiveness and reliability of using a personal assistant. One control group uses the currently in force method, the Costumer Relationship Manager (CRM) portal, and the other group will use the virtual personal assistant as the only way to manage time reports. The goal is to build a faster way of introducing time reports into the organization's current system without neglecting the effectiveness of the current method. It allows the company to benefit from the use of new technologies and contribute to the enrichment of the knowledge in the area. With the use of this solution, it was possible to accelerate the registration process and decouple the method used by allowing registration to take place on more mobile platforms such as Microsoft Teams, Skype and Facebook Messenger. The main conclusion that can be drawn from this experience is that it is relatively quick and easy to develop a minimally capable bot to perform simple tasks. However, when one intends to evolve to a wider set of parameters such as complex intentions involving various scenarios depending on the context, the work required for the development of new functionalities increases exponentially. It follows the rule that has existed predominantly in mobile apps: it is preferable to perform few functions effectively rather than many tasks inefficiently.Martins, António Constantino LopesRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSilva, Rui Manuel Ferraz Moreira da2019-11-15T01:30:41Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/14215TID:202166988porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-19T01:46:50Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/14215Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:34:02.511318Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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