Relacionamentos afectivos com as marcas: estudo das consequências do amor pela marca dos festivais de Verão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/44932 |
Resumo: | Este artigo foca-se no conceito de amor pela marca, um tipo de relacionamento afetivo, profundo e duradouro estabelecido entre consumidores e marcas, que resulta em consequências benéficas para as empresas. Tendo em conta a crescente importância dos serviços e a ausência de estudos sobre o amor pela marca no contexto dos serviços, esta investigação definiu como objeto de estudo os festivais de verão em Portugal, grandes eventos de música e entretenimento que se baseiam eles próprios em marcas fortes. Mais especificamente, este artigo diagnostica o conceito de amor pela marca e identifica as consequências desse amor por parte dos consumidores dos festivais em estudo. Foi aplicado um questionário aos consumidores dos principais festivais de verão em Portugal tendo-se obtido 349 respostas. Verificou-se que o passa-a-palavra e a participação ativa dos consumidores são as principais consequências do amor pelos festivais, enquanto a lealdade desses consumidores e a sua intenção de pagar preços premium são as consequências menos evidentes. Os resultados deste estudo permitem recomendar que as marcas criem laços afetivos com os consumidores para que estes estabeleçam um relacionamento baseado no amor pela marca. Este tipo de relacionamento, que gera participação ativa e passa-a-palavra, permite que os consumidores funcionem como embaixadores das marcas e estas melhorem a sua posição competitiva. |
id |
RCAP_79d7069fc0ef7bdc3d6612daf867a408 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/44932 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relacionamentos afectivos com as marcas: estudo das consequências do amor pela marca dos festivais de VerãoAffectionate relationships with brand: study of the consequences of brand love with summer festivalsAmor pela Marca (lBrand Love)Marcas de Serviços (Costumer Services)Relacionamento com as Marcas (Relationship with Brands)Comportamento do Consumidor (Consumer Behavior)Participação Ativa (Active Participation)Lealdade (Loyalty)Passa-a-Palavra (Word-of-Mouth)Brand LoveCostumer ServicesRelationship with BrandsConsumer BehaviorActive ParticipationLoyaltyWord-of-MouthCiências Sociais::Economia e GestãoSocial SciencesEste artigo foca-se no conceito de amor pela marca, um tipo de relacionamento afetivo, profundo e duradouro estabelecido entre consumidores e marcas, que resulta em consequências benéficas para as empresas. Tendo em conta a crescente importância dos serviços e a ausência de estudos sobre o amor pela marca no contexto dos serviços, esta investigação definiu como objeto de estudo os festivais de verão em Portugal, grandes eventos de música e entretenimento que se baseiam eles próprios em marcas fortes. Mais especificamente, este artigo diagnostica o conceito de amor pela marca e identifica as consequências desse amor por parte dos consumidores dos festivais em estudo. Foi aplicado um questionário aos consumidores dos principais festivais de verão em Portugal tendo-se obtido 349 respostas. Verificou-se que o passa-a-palavra e a participação ativa dos consumidores são as principais consequências do amor pelos festivais, enquanto a lealdade desses consumidores e a sua intenção de pagar preços premium são as consequências menos evidentes. Os resultados deste estudo permitem recomendar que as marcas criem laços afetivos com os consumidores para que estes estabeleçam um relacionamento baseado no amor pela marca. Este tipo de relacionamento, que gera participação ativa e passa-a-palavra, permite que os consumidores funcionem como embaixadores das marcas e estas melhorem a sua posição competitiva.This article focus on the concept o brand love, a kind of affectionable, deep and lasting relationship established between consumers and brands, which results in beneficial consequences for firms. Having in mind the growing importance of services and the lack of studies on brand love in the service context, this research defined as object of study the summer festivals in Portugal, major music and entertaining events based on strong brands. More specifically, this article diagnosis the concept of brand love and it identifies the consequences of that consumers' love with summer festivals. It was carried out a questionnaire to the consumers of the main summer festivals in Portugal, which obtained 349 responses. The results show that the word-of-mouth and the active participation of consumers are the main consequences of this kind of relationship based on brand love, while loyalty and willingness to pay a premium-price are less evident consequences. The results of this study suggest that it is essential that brands create emotional bonds with consumers aiming at the developing of brand love. This kind of relationship that causes consumers' active participation and word-of-mouth imply that consumers behave as brand ambassadors, allowing brands to strength its competitive position.Universidade Nove de JulhoUniversidade do MinhoEiriz, VascoGuimarães, Filipa20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/44932porEiriz, V., & Guimarães, F. (2016). Affectionate relationships with brands: study of the consequences of brand love with summer festivals. Revista Brasileira de Marketing, 15(3), 432-444. doi: 10.5585/remark.v15i3.31682177-51842177-518410.5585/remark.v15i3.3168info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:25:17Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/44932Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:19:30.603027Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relacionamentos afectivos com as marcas: estudo das consequências do amor pela marca dos festivais de Verão Affectionate relationships with brand: study of the consequences of brand love with summer festivals |
title |
Relacionamentos afectivos com as marcas: estudo das consequências do amor pela marca dos festivais de Verão |
spellingShingle |
Relacionamentos afectivos com as marcas: estudo das consequências do amor pela marca dos festivais de Verão Eiriz, Vasco Amor pela Marca (lBrand Love) Marcas de Serviços (Costumer Services) Relacionamento com as Marcas (Relationship with Brands) Comportamento do Consumidor (Consumer Behavior) Participação Ativa (Active Participation) Lealdade (Loyalty) Passa-a-Palavra (Word-of-Mouth) Brand Love Costumer Services Relationship with Brands Consumer Behavior Active Participation Loyalty Word-of-Mouth Ciências Sociais::Economia e Gestão Social Sciences |
title_short |
Relacionamentos afectivos com as marcas: estudo das consequências do amor pela marca dos festivais de Verão |
title_full |
Relacionamentos afectivos com as marcas: estudo das consequências do amor pela marca dos festivais de Verão |
title_fullStr |
Relacionamentos afectivos com as marcas: estudo das consequências do amor pela marca dos festivais de Verão |
title_full_unstemmed |
Relacionamentos afectivos com as marcas: estudo das consequências do amor pela marca dos festivais de Verão |
title_sort |
Relacionamentos afectivos com as marcas: estudo das consequências do amor pela marca dos festivais de Verão |
author |
Eiriz, Vasco |
author_facet |
Eiriz, Vasco Guimarães, Filipa |
author_role |
author |
author2 |
Guimarães, Filipa |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Eiriz, Vasco Guimarães, Filipa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Amor pela Marca (lBrand Love) Marcas de Serviços (Costumer Services) Relacionamento com as Marcas (Relationship with Brands) Comportamento do Consumidor (Consumer Behavior) Participação Ativa (Active Participation) Lealdade (Loyalty) Passa-a-Palavra (Word-of-Mouth) Brand Love Costumer Services Relationship with Brands Consumer Behavior Active Participation Loyalty Word-of-Mouth Ciências Sociais::Economia e Gestão Social Sciences |
topic |
Amor pela Marca (lBrand Love) Marcas de Serviços (Costumer Services) Relacionamento com as Marcas (Relationship with Brands) Comportamento do Consumidor (Consumer Behavior) Participação Ativa (Active Participation) Lealdade (Loyalty) Passa-a-Palavra (Word-of-Mouth) Brand Love Costumer Services Relationship with Brands Consumer Behavior Active Participation Loyalty Word-of-Mouth Ciências Sociais::Economia e Gestão Social Sciences |
description |
Este artigo foca-se no conceito de amor pela marca, um tipo de relacionamento afetivo, profundo e duradouro estabelecido entre consumidores e marcas, que resulta em consequências benéficas para as empresas. Tendo em conta a crescente importância dos serviços e a ausência de estudos sobre o amor pela marca no contexto dos serviços, esta investigação definiu como objeto de estudo os festivais de verão em Portugal, grandes eventos de música e entretenimento que se baseiam eles próprios em marcas fortes. Mais especificamente, este artigo diagnostica o conceito de amor pela marca e identifica as consequências desse amor por parte dos consumidores dos festivais em estudo. Foi aplicado um questionário aos consumidores dos principais festivais de verão em Portugal tendo-se obtido 349 respostas. Verificou-se que o passa-a-palavra e a participação ativa dos consumidores são as principais consequências do amor pelos festivais, enquanto a lealdade desses consumidores e a sua intenção de pagar preços premium são as consequências menos evidentes. Os resultados deste estudo permitem recomendar que as marcas criem laços afetivos com os consumidores para que estes estabeleçam um relacionamento baseado no amor pela marca. Este tipo de relacionamento, que gera participação ativa e passa-a-palavra, permite que os consumidores funcionem como embaixadores das marcas e estas melhorem a sua posição competitiva. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/44932 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/44932 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Eiriz, V., & Guimarães, F. (2016). Affectionate relationships with brands: study of the consequences of brand love with summer festivals. Revista Brasileira de Marketing, 15(3), 432-444. doi: 10.5585/remark.v15i3.3168 2177-5184 2177-5184 10.5585/remark.v15i3.3168 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132654869676032 |