Relatório da prática de ensino supervisionada do mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico - A hora do conto...No tempo em que os animais falavam

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Linharelhos, Diana Patrícia Simões
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/26421
Resumo: O presente estudo inseriu-se no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES), do plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo, da Universidade de Évora, tendo como finalidade a obtenção do grau de mestre. A investigação sustenta-se na ação educativa desenvolvida em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1º Ciclo do Ensino Básico, focando-se na temática da Hora do Conto em contexto formal. Assim, pretende-se compreender se a Hora do Conto contribui para estimular, nas crianças, uma maior procura e um maior contacto com o livro e com a leitura. Este estudo sustentou-se na metodologia de investigação-ação, para a qual realizei uma recolha de dados recorrendo a algumas técnicas e instrumentos, de forma a conseguir responder às questões delineadas e alcançar os objetivos definidos. A fundamentação teórica foi elaborada com recurso ao conhecimento e experiência de diversos autores que exploraram as questões da Hora do Conto, dos seus rituais, dos aspetos positivos associados ao “ler” ou ao “ouvir ler”, e da importância do livro, entre outras. Os resultados que emergiram deste estudo parecem indicar que é possível realizar a Hora do Conto tendo como intenção: a partilha de afetos e o prazer na escuta e na leitura de histórias; Report on Supervised Teaching Practice in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education - Story time... At the time animals spoke... Abstract: The present study is part of the curricular unit of Supervised Teaching Practice, which is in master’s degree plan in Preschool Education and 1st Cycle Teaching at the University of Évora. The research is based on the educational action developed in the context of preschool education and elementary school, focusing on the theme “Story Time” in formal context. We intend to realize if Story Time contributes to stimulate more demand and more contact with books and reading. This study was based on the action-research methodology, for which I performed data collection using some techniques and instruments, in order to be able to answer the questions outlined and achieve the defined objectives. The theoretical foundation will be expressed using the knowledge and experience of several authors who explored the subject “Story Time”, their rituals, the positive aspects of reading or listening, and the importance of books, among others. The results that emerged from this study seem to indicate that it is possible to perform Story Time with the intention of sharing of affections and pleasure in listening and reading stories.
id RCAP_7b0e58adcd277ee3ac3bbdd6d5f62a47
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/26421
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática de ensino supervisionada do mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico - A hora do conto...No tempo em que os animais falavamLiteratura InfantilCriançasHora do ContoEducação Pré-Escolar1º Ciclo do Ensino BásicoChildren’s literatureStory TimePreschool education1st Cycle of Basic EducationO presente estudo inseriu-se no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES), do plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo, da Universidade de Évora, tendo como finalidade a obtenção do grau de mestre. A investigação sustenta-se na ação educativa desenvolvida em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1º Ciclo do Ensino Básico, focando-se na temática da Hora do Conto em contexto formal. Assim, pretende-se compreender se a Hora do Conto contribui para estimular, nas crianças, uma maior procura e um maior contacto com o livro e com a leitura. Este estudo sustentou-se na metodologia de investigação-ação, para a qual realizei uma recolha de dados recorrendo a algumas técnicas e instrumentos, de forma a conseguir responder às questões delineadas e alcançar os objetivos definidos. A fundamentação teórica foi elaborada com recurso ao conhecimento e experiência de diversos autores que exploraram as questões da Hora do Conto, dos seus rituais, dos aspetos positivos associados ao “ler” ou ao “ouvir ler”, e da importância do livro, entre outras. Os resultados que emergiram deste estudo parecem indicar que é possível realizar a Hora do Conto tendo como intenção: a partilha de afetos e o prazer na escuta e na leitura de histórias; Report on Supervised Teaching Practice in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education - Story time... At the time animals spoke... Abstract: The present study is part of the curricular unit of Supervised Teaching Practice, which is in master’s degree plan in Preschool Education and 1st Cycle Teaching at the University of Évora. The research is based on the educational action developed in the context of preschool education and elementary school, focusing on the theme “Story Time” in formal context. We intend to realize if Story Time contributes to stimulate more demand and more contact with books and reading. This study was based on the action-research methodology, for which I performed data collection using some techniques and instruments, in order to be able to answer the questions outlined and achieve the defined objectives. The theoretical foundation will be expressed using the knowledge and experience of several authors who explored the subject “Story Time”, their rituals, the positive aspects of reading or listening, and the importance of books, among others. The results that emerged from this study seem to indicate that it is possible to perform Story Time with the intention of sharing of affections and pleasure in listening and reading stories.Universidade de Évora2020-01-14T11:20:32Z2020-01-142019-11-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/26421http://hdl.handle.net/10174/26421TID:202358828porDepartamento de Pedagogia e Educaçãodpsimoes95@gmail.com229Linharelhos, Diana Patrícia Simõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:21:10Zoai:dspace.uevora.pt:10174/26421Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:16:44.487979Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática de ensino supervisionada do mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico - A hora do conto...No tempo em que os animais falavam
title Relatório da prática de ensino supervisionada do mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico - A hora do conto...No tempo em que os animais falavam
spellingShingle Relatório da prática de ensino supervisionada do mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico - A hora do conto...No tempo em que os animais falavam
Linharelhos, Diana Patrícia Simões
Literatura Infantil
Crianças
Hora do Conto
Educação Pré-Escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Children’s literature
Story Time
Preschool education
1st Cycle of Basic Education
title_short Relatório da prática de ensino supervisionada do mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico - A hora do conto...No tempo em que os animais falavam
title_full Relatório da prática de ensino supervisionada do mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico - A hora do conto...No tempo em que os animais falavam
title_fullStr Relatório da prática de ensino supervisionada do mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico - A hora do conto...No tempo em que os animais falavam
title_full_unstemmed Relatório da prática de ensino supervisionada do mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico - A hora do conto...No tempo em que os animais falavam
title_sort Relatório da prática de ensino supervisionada do mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico - A hora do conto...No tempo em que os animais falavam
author Linharelhos, Diana Patrícia Simões
author_facet Linharelhos, Diana Patrícia Simões
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Linharelhos, Diana Patrícia Simões
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura Infantil
Crianças
Hora do Conto
Educação Pré-Escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Children’s literature
Story Time
Preschool education
1st Cycle of Basic Education
topic Literatura Infantil
Crianças
Hora do Conto
Educação Pré-Escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Children’s literature
Story Time
Preschool education
1st Cycle of Basic Education
description O presente estudo inseriu-se no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES), do plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo, da Universidade de Évora, tendo como finalidade a obtenção do grau de mestre. A investigação sustenta-se na ação educativa desenvolvida em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1º Ciclo do Ensino Básico, focando-se na temática da Hora do Conto em contexto formal. Assim, pretende-se compreender se a Hora do Conto contribui para estimular, nas crianças, uma maior procura e um maior contacto com o livro e com a leitura. Este estudo sustentou-se na metodologia de investigação-ação, para a qual realizei uma recolha de dados recorrendo a algumas técnicas e instrumentos, de forma a conseguir responder às questões delineadas e alcançar os objetivos definidos. A fundamentação teórica foi elaborada com recurso ao conhecimento e experiência de diversos autores que exploraram as questões da Hora do Conto, dos seus rituais, dos aspetos positivos associados ao “ler” ou ao “ouvir ler”, e da importância do livro, entre outras. Os resultados que emergiram deste estudo parecem indicar que é possível realizar a Hora do Conto tendo como intenção: a partilha de afetos e o prazer na escuta e na leitura de histórias; Report on Supervised Teaching Practice in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education - Story time... At the time animals spoke... Abstract: The present study is part of the curricular unit of Supervised Teaching Practice, which is in master’s degree plan in Preschool Education and 1st Cycle Teaching at the University of Évora. The research is based on the educational action developed in the context of preschool education and elementary school, focusing on the theme “Story Time” in formal context. We intend to realize if Story Time contributes to stimulate more demand and more contact with books and reading. This study was based on the action-research methodology, for which I performed data collection using some techniques and instruments, in order to be able to answer the questions outlined and achieve the defined objectives. The theoretical foundation will be expressed using the knowledge and experience of several authors who explored the subject “Story Time”, their rituals, the positive aspects of reading or listening, and the importance of books, among others. The results that emerged from this study seem to indicate that it is possible to perform Story Time with the intention of sharing of affections and pleasure in listening and reading stories.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-21T00:00:00Z
2020-01-14T11:20:32Z
2020-01-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/26421
http://hdl.handle.net/10174/26421
TID:202358828
url http://hdl.handle.net/10174/26421
identifier_str_mv TID:202358828
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
dpsimoes95@gmail.com
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136649673703424