A geografia cultural europeia de quatrocentos e quinhentos - o alargamento do conhecimento do mundo : uma proposta didática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/33086 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017 |
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A geografia cultural europeia de quatrocentos e quinhentos - o alargamento do conhecimento do mundo : uma proposta didáticaHistóriaGeografia culturalDescobrimentosCosmopolitismoCompetênciasEspaço - tempoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2017Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017O relatório/tese apresenta-se como uma proposta didática do Módulo 1 e 2: A geografia cultural europeia de quatrocentos e quinhentos – O alargamento do conhecimento do mundo, ao mesmo tempo científica e formadora, realizada com alunos do 10.º ano de escolaridade do Ensino Secundário, na Escola Secundária Camilo Castelo Branco, em Carnaxide. No séc. XV, a Europa inicia um processo de abertura ao mundo, através da expansão marítima. Nesse processo, destacaram-se os países ibéricos que dominaram as rotas do comércio marítimo e controlaram a economia mundial, salientando as cidades cosmopolitas de Lisboa e Sevilha. É importante que os alunos retenham que este processo de expansão abriu o caminho para novas culturas, novas matérias e um novo domínio económico de Portugal. O país teve ainda a sua grande importância no comércio ultramarino detendo, com a vizinha Espanha, o monopólio deste. É de salientar que o processo de expansão portuguesa teve vários envolvidos, desde a burguesia – que teve neste período a sua época áurea – até à própria Coroa, que investiu também neste processo. Apesar de Portugal e Espanha serem detentores do comércio ultramarino, continuava a ser bem visível a rivalidade entre os dois países através das suas diferentes politicas ultramarinas. Estas culminaram na divisão do mundo entre estes dois países através do Tratado de Tordesilhas. Com esta divisão do mundo, ao longo dos séculos XV e XVI, Portugal consolidou um Império Além-Mar em África, Ásia e América do Sul. Por sua vez, Espanha reforçou o seu Império na América Central e do Sul. Ambos os países ocuparam e exploraram economicamente estes espaços, embora utilizando métodos diferentes, o que acabou por influenciar culturalmente os indígenas destes territórios, bem como aqueles que tiveram contacto com estas potências. Não se pode excluir a importância que os estudos para a inovação técnica tiveram para o processo de expansão tivesse o seu devido êxito. Com a expansão ultramarina fica assim conhecido um mundo até então desconhecido, tanto a nível de culturas como de matérias naturais. Estas viriam a ser observadas e relatadas, tendo assim o reconhecimento desta observação. Ao longo das aulas – através de suportes audiovisuais modernos, adequados e estimulantes – procurámos demonstrar que a expansão marítima levada a cabo pelos estados peninsulares, teve como consequência a abertura de novas rotas ao comércio intercontinental. Simultaneamente, permitiu o acesso a novas culturas, novos produtos, novas técnicas, que acabaram por influenciar toda a sociedade europeia em diversos aspetos: económicos, sociais, culturais e políticos.This report/thesis is presented as didactical proposal for Modules 1 and 2: “The geography of European culture of the four hundreds and five hundreds – The enlargement of world’s knowledge”. At the same time, it presents itself as a scientific and educational proposal held with students of the 10th grade of schooling in Secondary Education in the Secondary School Camilo Castelo Branco in Carnaxide. In the 15th century, Europe started a process of opening herself to the world, through the maritime expansion. During this process, the Iberian countries dominated maritime trade routes and controlled the world economy, namely the cosmopolitan cities of Lisbon and Seville. It is important that the students retain that this expansion process paved the way for new cultural approaches, new materials, new economics and also that Portugal had a great importance in overseas’ trade holding. With the neighboring Spain, this monopoly belonged to Portugal. It also should be noted that the Portuguese expansion process had several parts involved, from the bourgeoisie - which had in this period their golden years – to the Crown itself, which also invested in this process. Although Portugal and Spain were holders of overseas’ trade, the rivalry between the two countries continued to be well noted through various overseas’ policies that ended up dividing the known world between the two countries under the Treaty of Tordesillas. With this Division of the world, throughout the 15th and 16th centuries, Portugal consolidated an overseas’ empire in Africa, Asia and South America, while Spain consolidated their Empire in Central America and South America. Both countries occupied and exploited economically these zones (although using different methods) which ultimately influenced culturally natives of these territories and those in contact with the two Iberian superpowers. It is not possible to discard the importance that technical innovation studies had for the understanding of the whole expansion project and its success. With the overseas expansion the unknown world became what we know nowadays, in many ways other than culturally. This study by Portugal and Spain was recognized in the future. Throughout the lessons we gave – where we used modern, adequate and stimulating audiovisual media - we tried to demonstrate that the maritime expansion carried out by the peninsular states had resulted in the opening of new routes to intercontinental trade. At the same time, it allowed access to new cultures, new products, new techniques, which ultimately influenced the whole of European society in various economic, social, cultural and political aspects.Monteiro, Miguel Maria Santos Correia, 1951-Repositório da Universidade de LisboaColaço, António José Moreira2018-05-03T10:14:18Z20172017-10-162017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentationapplication/vnd.ms-powerpointapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentationapplication/vnd.ms-powerpointapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentationapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentationhttp://hdl.handle.net/10451/33086TID:201916533porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:27:57Zoai:repositorio.ul.pt:10451/33086Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:48:16.128495Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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