Um mundo lá fora: brincar no espaço exterior em creche e jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galvão, Cármen Sofia Machado de Sousa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/38291
Resumo: Esta investigação tem como tema Brincar no Espaço Exterior nas valências de creche e jardim de infância, pretendendo desenvolver uma compreensão mais aprofundada sobre o tema bem como desenvolver estratégias para otimizar a brincadeira neste contexto. Assim, o projeto de investigação apresenta, analisa e interpreta as observações e intervenções realizadas no decorrer de dois estágios de intervenção — em Creche e Jardim de Infância —, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Trata-se de uma metodologia qualitativa, seguindo a abordagem da investigação-ação, cujos procedimentos de recolha, tratamento e análise de informação foram a observação, notas de campo, registo fotográfico e vídeo, assim como conversas informais e inquéritos por questionário realizados às educadoras cooperantes. A análise e interpretação das informações recolhidas permitiu conhecer os diferentes grupos e os seus interesses, bem como compreender a prática pedagógica das educadoras, o que ajudou a adequar as propostas de intervenção realizadas. As intervenções apresentadas e analisadas neste relatório de projeto foram selecionadas não só pela sua pertinência como pela variedade do seu carácter: espontâneas e planificadas. Ao analisá las, é possível compreender que brincar é uma atividade que deve ser valorizada e reconhecida como motor da aprendizagem e desenvolvimento da criança, proporcionando-o de forma holística, abrangendo em simultâneo as vertentes emocional, social, cognitiva e motora. Sendo o espaço exterior um lugar que oferece uma maior liberdade, maior oportunidade de descoberta e exploração com todos os sentidos, brincar torna-se uma experiência sensorialmente rica, equilibrada e em harmonia com a natureza.
id RCAP_7b163f000f8864138f8422a42a104282
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/38291
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um mundo lá fora: brincar no espaço exterior em creche e jardim de infânciaBrincarEspaço-exteriorDesenvolvimentoAprendizagemCrecheJardim de InfânciaPapel do EducadorPlayOutdoorDevelopmentLearningDaycareKindergardenEducator’s roleEsta investigação tem como tema Brincar no Espaço Exterior nas valências de creche e jardim de infância, pretendendo desenvolver uma compreensão mais aprofundada sobre o tema bem como desenvolver estratégias para otimizar a brincadeira neste contexto. Assim, o projeto de investigação apresenta, analisa e interpreta as observações e intervenções realizadas no decorrer de dois estágios de intervenção — em Creche e Jardim de Infância —, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Trata-se de uma metodologia qualitativa, seguindo a abordagem da investigação-ação, cujos procedimentos de recolha, tratamento e análise de informação foram a observação, notas de campo, registo fotográfico e vídeo, assim como conversas informais e inquéritos por questionário realizados às educadoras cooperantes. A análise e interpretação das informações recolhidas permitiu conhecer os diferentes grupos e os seus interesses, bem como compreender a prática pedagógica das educadoras, o que ajudou a adequar as propostas de intervenção realizadas. As intervenções apresentadas e analisadas neste relatório de projeto foram selecionadas não só pela sua pertinência como pela variedade do seu carácter: espontâneas e planificadas. Ao analisá las, é possível compreender que brincar é uma atividade que deve ser valorizada e reconhecida como motor da aprendizagem e desenvolvimento da criança, proporcionando-o de forma holística, abrangendo em simultâneo as vertentes emocional, social, cognitiva e motora. Sendo o espaço exterior um lugar que oferece uma maior liberdade, maior oportunidade de descoberta e exploração com todos os sentidos, brincar torna-se uma experiência sensorialmente rica, equilibrada e em harmonia com a natureza.The theme of this investigation is Outdoor Playing in daycare and kindergarten, aiming to develop a deeper understanding of the theme as well as to develop strategies to optimize play in this context. This project presents, analyzes and interprets the observations and interventions carried out during two stages of intervention – in Daycare and Kindergarden –, within the scope of the Master in Pre-School Education. This is a qualitative methodology, following the action-research approach, whose procedures for collecting, processing and analyzing information were observation, field notes, photographic and video recording, as well as informal conversations and quiz inquiries (carried out to the cooperating educators). The analysis and interpretation of the collected information allowed knowing the different groups and their interests, as well as understanding the educators' practice, which helped to adapt the intervention proposals carried out. The interventions presented and analyzed in this project report were selected not only for their relevance but also for their variety of character: spontaneous and planned. By analyzing them, it’s possible to understand that playing is an activity that should be valued and recognized as a motor of the child's learning and development, providing it in a holistic way, simultaneously covering the emotional, social, cognitive and motor aspects. Since the outer space is a place that offers greater freedom, greater opportunity for discovery and exploration with all the senses, playing becomes a sensorially rich experience, balanced and in harmony with naturePires, Ana Luísa OliveiraRepositório ComumGalvão, Cármen Sofia Machado de Sousa2021-12-15T10:49:14Z2021-112021-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/38291TID:202815188porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:56:27Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/38291Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:57.653287Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um mundo lá fora: brincar no espaço exterior em creche e jardim de infância
title Um mundo lá fora: brincar no espaço exterior em creche e jardim de infância
spellingShingle Um mundo lá fora: brincar no espaço exterior em creche e jardim de infância
Galvão, Cármen Sofia Machado de Sousa
Brincar
Espaço-exterior
Desenvolvimento
Aprendizagem
Creche
Jardim de Infância
Papel do Educador
Play
Outdoor
Development
Learning
Daycare
Kindergarden
Educator’s role
title_short Um mundo lá fora: brincar no espaço exterior em creche e jardim de infância
title_full Um mundo lá fora: brincar no espaço exterior em creche e jardim de infância
title_fullStr Um mundo lá fora: brincar no espaço exterior em creche e jardim de infância
title_full_unstemmed Um mundo lá fora: brincar no espaço exterior em creche e jardim de infância
title_sort Um mundo lá fora: brincar no espaço exterior em creche e jardim de infância
author Galvão, Cármen Sofia Machado de Sousa
author_facet Galvão, Cármen Sofia Machado de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pires, Ana Luísa Oliveira
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Galvão, Cármen Sofia Machado de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Brincar
Espaço-exterior
Desenvolvimento
Aprendizagem
Creche
Jardim de Infância
Papel do Educador
Play
Outdoor
Development
Learning
Daycare
Kindergarden
Educator’s role
topic Brincar
Espaço-exterior
Desenvolvimento
Aprendizagem
Creche
Jardim de Infância
Papel do Educador
Play
Outdoor
Development
Learning
Daycare
Kindergarden
Educator’s role
description Esta investigação tem como tema Brincar no Espaço Exterior nas valências de creche e jardim de infância, pretendendo desenvolver uma compreensão mais aprofundada sobre o tema bem como desenvolver estratégias para otimizar a brincadeira neste contexto. Assim, o projeto de investigação apresenta, analisa e interpreta as observações e intervenções realizadas no decorrer de dois estágios de intervenção — em Creche e Jardim de Infância —, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Trata-se de uma metodologia qualitativa, seguindo a abordagem da investigação-ação, cujos procedimentos de recolha, tratamento e análise de informação foram a observação, notas de campo, registo fotográfico e vídeo, assim como conversas informais e inquéritos por questionário realizados às educadoras cooperantes. A análise e interpretação das informações recolhidas permitiu conhecer os diferentes grupos e os seus interesses, bem como compreender a prática pedagógica das educadoras, o que ajudou a adequar as propostas de intervenção realizadas. As intervenções apresentadas e analisadas neste relatório de projeto foram selecionadas não só pela sua pertinência como pela variedade do seu carácter: espontâneas e planificadas. Ao analisá las, é possível compreender que brincar é uma atividade que deve ser valorizada e reconhecida como motor da aprendizagem e desenvolvimento da criança, proporcionando-o de forma holística, abrangendo em simultâneo as vertentes emocional, social, cognitiva e motora. Sendo o espaço exterior um lugar que oferece uma maior liberdade, maior oportunidade de descoberta e exploração com todos os sentidos, brincar torna-se uma experiência sensorialmente rica, equilibrada e em harmonia com a natureza.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-15T10:49:14Z
2021-11
2021-11-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/38291
TID:202815188
url http://hdl.handle.net/10400.26/38291
identifier_str_mv TID:202815188
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135390583488512