Dificuldades sentidas pelos cuidadores familiares de pessoas em situação de dependência no domicílio que pertencem à ecci odivelas :

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Daniela Margarida dos Santos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/18384
Resumo: Numa sociedade caracterizada pelo envelhecimento da população e pelo aumento do número de pessoas com doenças crónicas e incapacitantes, os cuidadores familiares representam o principal foco de assistência a uma pessoa dependente, estando expostos a múltiplas dificuldades e negligenciado frequentemente a sua saúde e bem-estar em prol do seu familiar dependente. Neste sentido, foi desenvolvido este projeto de intervenção em enfermagem comunitária, cujo objetivo é conhecer as dificuldades sentidas pelos cuidadores familiares de pessoas em situação de dependência no domicílio que pertencem à ECCI Odivelas, com a finalidade de capacitá-los para desenvolverem estratégias de autocuidado que contribuam para minimizar as dificuldades sentidas. Neste projeto foi utilizada a metodologia do Planeamento em Saúde (Tavares, 1990). Para realizar o diagnóstico de situação foi aplicado o CADI – Índice de Avaliação das Dificuldades do Cuidador (Sequeira, 2010) e foram realizados dois estudos de caso. Após a análise dos resultados obtidos e de acordo com o referencial teórico de Dorothea Orem (2001), obtivemos como diagnósticos de enfermagem o défice de autocuidado e o risco de défice de autocuidado do cuidador familiar. Desta forma, foram desenvolvidas estratégias com o objetivo de capacitar os cuidadores familiares para o seu autocuidado, de forma a minimizar as dificuldades sentidas. As estratégias incluíram atividades de educação para a saúde e a criação de um grupo de ajuda mútua para cuidadores familiares de pessoas dependentes no domicílio. As intervenções implementadas contribuíram para capacitar os cuidadores familiares a desenvolverem estratégias de autocuidado que permitem minimizar as dificuldades sentidas, enfatizando a importância do papel do enfermeiro especialista em enfermagem comunitária na promoção da saúde dos cuidadores familiares.
id RCAP_7b19d822ef66af87b305a169b8d6643d
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/18384
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dificuldades sentidas pelos cuidadores familiares de pessoas em situação de dependência no domicílio que pertencem à ecci odivelas :um projeto de intervenção em enfermagem comunitáriaEnfermagem em saúde comunitáriaAutocuidadoCuidadores--famíliaPlaneamento em saúdeNuma sociedade caracterizada pelo envelhecimento da população e pelo aumento do número de pessoas com doenças crónicas e incapacitantes, os cuidadores familiares representam o principal foco de assistência a uma pessoa dependente, estando expostos a múltiplas dificuldades e negligenciado frequentemente a sua saúde e bem-estar em prol do seu familiar dependente. Neste sentido, foi desenvolvido este projeto de intervenção em enfermagem comunitária, cujo objetivo é conhecer as dificuldades sentidas pelos cuidadores familiares de pessoas em situação de dependência no domicílio que pertencem à ECCI Odivelas, com a finalidade de capacitá-los para desenvolverem estratégias de autocuidado que contribuam para minimizar as dificuldades sentidas. Neste projeto foi utilizada a metodologia do Planeamento em Saúde (Tavares, 1990). Para realizar o diagnóstico de situação foi aplicado o CADI – Índice de Avaliação das Dificuldades do Cuidador (Sequeira, 2010) e foram realizados dois estudos de caso. Após a análise dos resultados obtidos e de acordo com o referencial teórico de Dorothea Orem (2001), obtivemos como diagnósticos de enfermagem o défice de autocuidado e o risco de défice de autocuidado do cuidador familiar. Desta forma, foram desenvolvidas estratégias com o objetivo de capacitar os cuidadores familiares para o seu autocuidado, de forma a minimizar as dificuldades sentidas. As estratégias incluíram atividades de educação para a saúde e a criação de um grupo de ajuda mútua para cuidadores familiares de pessoas dependentes no domicílio. As intervenções implementadas contribuíram para capacitar os cuidadores familiares a desenvolverem estratégias de autocuidado que permitem minimizar as dificuldades sentidas, enfatizando a importância do papel do enfermeiro especialista em enfermagem comunitária na promoção da saúde dos cuidadores familiares.Quintela, Maria ManuelRepositório ComumFerreira, Daniela Margarida dos Santos2017-05-23T11:14:14Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/18384TID:203321570porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-27T07:16:20Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/18384Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:10:58.517444Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dificuldades sentidas pelos cuidadores familiares de pessoas em situação de dependência no domicílio que pertencem à ecci odivelas :
um projeto de intervenção em enfermagem comunitária
title Dificuldades sentidas pelos cuidadores familiares de pessoas em situação de dependência no domicílio que pertencem à ecci odivelas :
spellingShingle Dificuldades sentidas pelos cuidadores familiares de pessoas em situação de dependência no domicílio que pertencem à ecci odivelas :
Ferreira, Daniela Margarida dos Santos
Enfermagem em saúde comunitária
Autocuidado
Cuidadores--família
Planeamento em saúde
title_short Dificuldades sentidas pelos cuidadores familiares de pessoas em situação de dependência no domicílio que pertencem à ecci odivelas :
title_full Dificuldades sentidas pelos cuidadores familiares de pessoas em situação de dependência no domicílio que pertencem à ecci odivelas :
title_fullStr Dificuldades sentidas pelos cuidadores familiares de pessoas em situação de dependência no domicílio que pertencem à ecci odivelas :
title_full_unstemmed Dificuldades sentidas pelos cuidadores familiares de pessoas em situação de dependência no domicílio que pertencem à ecci odivelas :
title_sort Dificuldades sentidas pelos cuidadores familiares de pessoas em situação de dependência no domicílio que pertencem à ecci odivelas :
author Ferreira, Daniela Margarida dos Santos
author_facet Ferreira, Daniela Margarida dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Quintela, Maria Manuel
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Daniela Margarida dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem em saúde comunitária
Autocuidado
Cuidadores--família
Planeamento em saúde
topic Enfermagem em saúde comunitária
Autocuidado
Cuidadores--família
Planeamento em saúde
description Numa sociedade caracterizada pelo envelhecimento da população e pelo aumento do número de pessoas com doenças crónicas e incapacitantes, os cuidadores familiares representam o principal foco de assistência a uma pessoa dependente, estando expostos a múltiplas dificuldades e negligenciado frequentemente a sua saúde e bem-estar em prol do seu familiar dependente. Neste sentido, foi desenvolvido este projeto de intervenção em enfermagem comunitária, cujo objetivo é conhecer as dificuldades sentidas pelos cuidadores familiares de pessoas em situação de dependência no domicílio que pertencem à ECCI Odivelas, com a finalidade de capacitá-los para desenvolverem estratégias de autocuidado que contribuam para minimizar as dificuldades sentidas. Neste projeto foi utilizada a metodologia do Planeamento em Saúde (Tavares, 1990). Para realizar o diagnóstico de situação foi aplicado o CADI – Índice de Avaliação das Dificuldades do Cuidador (Sequeira, 2010) e foram realizados dois estudos de caso. Após a análise dos resultados obtidos e de acordo com o referencial teórico de Dorothea Orem (2001), obtivemos como diagnósticos de enfermagem o défice de autocuidado e o risco de défice de autocuidado do cuidador familiar. Desta forma, foram desenvolvidas estratégias com o objetivo de capacitar os cuidadores familiares para o seu autocuidado, de forma a minimizar as dificuldades sentidas. As estratégias incluíram atividades de educação para a saúde e a criação de um grupo de ajuda mútua para cuidadores familiares de pessoas dependentes no domicílio. As intervenções implementadas contribuíram para capacitar os cuidadores familiares a desenvolverem estratégias de autocuidado que permitem minimizar as dificuldades sentidas, enfatizando a importância do papel do enfermeiro especialista em enfermagem comunitária na promoção da saúde dos cuidadores familiares.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2017-05-23T11:14:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/18384
TID:203321570
url http://hdl.handle.net/10400.26/18384
identifier_str_mv TID:203321570
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129980354953216