Relação entre estratégias de Coping e abordagens á aprendizagem em estudantes de ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Velez, Maria João Perdigão
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/16128
Resumo: O presente estudo tem como objetivo identificar e analisar as estratégias de coping e abordagens à aprendizagem mais utilizadas pelos estudantes de 1º e de 3º ano da Universidade de Évora, que frequentam cursos inseridos na Escola de Ciências Sociais e Escola de Ciências e Tecnologia. Para além disso, procuramos ainda verificar a existência de relação entre estratégias de coping e abordagens à aprendizagem A amostra é constituída por 405 estudantes da Universidade de Évora, 217 estudantes do 1º ano e 188 do 3º ano, 175 do género masculino e 200 do género feminino. Os instrumentos de medida utilizados para a realização deste estudo consistiram em: 1 - Questionário de Modos de Lidar com os Acontecimentos (QMLA); 2 - Approaches and Study Skills Inventory for Students – short version. Os dados foram introduzidos, tratados e analisados com recurso ao programa estatístico PASW (Predictive Analytics SoftWare) Statistics 18. Com base nos resultados obtidos, verificamos que estratégias mais utilizadas, de um modo geral, são Procura de Suporte Social e Assumir a Responsabilidade e as menos utilizadas são o Distanciamento e a Fuga-Evitamento. No que se refere às abordagens à aprendizagem, a abordagem mais utilizada, em termos gerais, é a Abordagem Profunda, seguindo-se a Abordagem Estratégica e, finalmente, a Abordagem Superficial. Por último, propomos que as estratégias de coping preferencialmente utilizadas pelos estudantes podem influenciar as abordagens à aprendizagem dos estudantes; ABSTRACT:The aim of the current study is to identify and analyze the coping strategies, as well as learning approaches more often used by the 1st and 3rd grades of University of Évora, attending courses that belong to Social Sciences School or to Sciences and Technology School. We also have tried to analyze the existence of any relation between coping strategies and learning approaches. The sample involved 405 students of University of Évora, 217 from the 1st grade and 188 students from the 3rd grade, 175 males and 200 females. The measuring instruments used in the study were: 1 – Ways of Coping Questionnaire; 2 - Approaches and Study Skills Inventory for Students – short version. The data analysis process was based on the use of statistical program PASW (Predictive Analytics SoftWare) Statistics 18. By analyzing the results obtained in this study, we discovered that, the coping strategies generally more used by students are Social Support Seeking and Accepting Responsibility. The less frequently used strategies are Distancing and Escape-Avoidance. Regarding learning approaches, the more used learning approach is deep approach, after strategic approach and, finally superficial approach. Finally, we proposed that the coping strategies preferably used by students can influence students’ learning approaches.
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