Estudos de género e psicologia vocacional: confronto de teorias e implicações para a intervenção vocacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/4148 |
Resumo: | As questões de Género, desde a criação do conceito em meados dos anos 60, têm vindo a ser cada vez mais alvo de atenção e estudo nas ciências sociais e, em particular, na psicologia. Diferentes perspectivas teóricas do conceito têm emergido no próprio domínio dos Estudos de Género assistindo-se, no presente, à emergência de perspectivas construtivistas sociais de influência pós-moderna. Analisa-se, no presente texto, os contributos que tais perspectivas podem trazer à Psicologia do Desenvolvimento da Carreira, a partir de uma análise crítica do estudo daquela problemática neste domínio. Procura-se, além disso, retirar algumas implicações práticas deste exercício de confronto de teorias nos dois domínios de pesquisa |
id |
RCAP_7bb6df73b8810857c3f3048e25d57593 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/4148 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estudos de género e psicologia vocacional: confronto de teorias e implicações para a intervenção vocacionalAs questões de Género, desde a criação do conceito em meados dos anos 60, têm vindo a ser cada vez mais alvo de atenção e estudo nas ciências sociais e, em particular, na psicologia. Diferentes perspectivas teóricas do conceito têm emergido no próprio domínio dos Estudos de Género assistindo-se, no presente, à emergência de perspectivas construtivistas sociais de influência pós-moderna. Analisa-se, no presente texto, os contributos que tais perspectivas podem trazer à Psicologia do Desenvolvimento da Carreira, a partir de uma análise crítica do estudo daquela problemática neste domínio. Procura-se, além disso, retirar algumas implicações práticas deste exercício de confronto de teorias nos dois domínios de pesquisaGender issues have been progressively more studied by social sciences, and in particular by psychology domain, since the gender concept development at mid sixties. Different theoretical perspectives of this concept have appeared in gender research, and presently we assist to the post-modem social constructivist approaches emergence. In this paper, we examine contributes brought upon by these approaches to Career Development Psychology. We also reflect about practical implications of this theoretical confront exercise in both research fields.Edições Almedina, S.A.Universidade do MinhoTaveira, Maria do CéuNogueira, Conceição20042004-01-01T00:00:00Zconference paperinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/4148porTAVEIRA, Maria do Céu [et al.], org. – “Desenvolvimento vocacional ao longo da vida : fundamentos, princípios e orientações”. Coimbra: Almedina, 2004. ISBN 972-40-2338-9. p. 57-81972-40-2338-9info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T04:53:24Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/4148Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T04:53:24Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudos de género e psicologia vocacional: confronto de teorias e implicações para a intervenção vocacional |
title |
Estudos de género e psicologia vocacional: confronto de teorias e implicações para a intervenção vocacional |
spellingShingle |
Estudos de género e psicologia vocacional: confronto de teorias e implicações para a intervenção vocacional Taveira, Maria do Céu |
title_short |
Estudos de género e psicologia vocacional: confronto de teorias e implicações para a intervenção vocacional |
title_full |
Estudos de género e psicologia vocacional: confronto de teorias e implicações para a intervenção vocacional |
title_fullStr |
Estudos de género e psicologia vocacional: confronto de teorias e implicações para a intervenção vocacional |
title_full_unstemmed |
Estudos de género e psicologia vocacional: confronto de teorias e implicações para a intervenção vocacional |
title_sort |
Estudos de género e psicologia vocacional: confronto de teorias e implicações para a intervenção vocacional |
author |
Taveira, Maria do Céu |
author_facet |
Taveira, Maria do Céu Nogueira, Conceição |
author_role |
author |
author2 |
Nogueira, Conceição |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Taveira, Maria do Céu Nogueira, Conceição |
description |
As questões de Género, desde a criação do conceito em meados dos anos 60, têm vindo a ser cada vez mais alvo de atenção e estudo nas ciências sociais e, em particular, na psicologia. Diferentes perspectivas teóricas do conceito têm emergido no próprio domínio dos Estudos de Género assistindo-se, no presente, à emergência de perspectivas construtivistas sociais de influência pós-moderna. Analisa-se, no presente texto, os contributos que tais perspectivas podem trazer à Psicologia do Desenvolvimento da Carreira, a partir de uma análise crítica do estudo daquela problemática neste domínio. Procura-se, além disso, retirar algumas implicações práticas deste exercício de confronto de teorias nos dois domínios de pesquisa |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004 2004-01-01T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
conference paper |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/4148 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/4148 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
TAVEIRA, Maria do Céu [et al.], org. – “Desenvolvimento vocacional ao longo da vida : fundamentos, princípios e orientações”. Coimbra: Almedina, 2004. ISBN 972-40-2338-9. p. 57-81 972-40-2338-9 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Almedina, S.A. |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Almedina, S.A. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817544449837760512 |