Estudos de género e psicologia vocacional: confronto de teorias e implicações para a intervenção vocacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Taveira, Maria do Céu
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Nogueira, Conceição
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/4148
Resumo: As questões de Género, desde a criação do conceito em meados dos anos 60, têm vindo a ser cada vez mais alvo de atenção e estudo nas ciências sociais e, em particular, na psicologia. Diferentes perspectivas teóricas do conceito têm emergido no próprio domínio dos Estudos de Género assistindo-se, no presente, à emergência de perspectivas construtivistas sociais de influência pós-moderna. Analisa-se, no presente texto, os contributos que tais perspectivas podem trazer à Psicologia do Desenvolvimento da Carreira, a partir de uma análise crítica do estudo daquela problemática neste domínio. Procura-se, além disso, retirar algumas implicações práticas deste exercício de confronto de teorias nos dois domínios de pesquisa
id RCAP_7bb6df73b8810857c3f3048e25d57593
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/4148
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudos de género e psicologia vocacional: confronto de teorias e implicações para a intervenção vocacionalAs questões de Género, desde a criação do conceito em meados dos anos 60, têm vindo a ser cada vez mais alvo de atenção e estudo nas ciências sociais e, em particular, na psicologia. Diferentes perspectivas teóricas do conceito têm emergido no próprio domínio dos Estudos de Género assistindo-se, no presente, à emergência de perspectivas construtivistas sociais de influência pós-moderna. Analisa-se, no presente texto, os contributos que tais perspectivas podem trazer à Psicologia do Desenvolvimento da Carreira, a partir de uma análise crítica do estudo daquela problemática neste domínio. Procura-se, além disso, retirar algumas implicações práticas deste exercício de confronto de teorias nos dois domínios de pesquisaGender issues have been progressively more studied by social sciences, and in particular by psychology domain, since the gender concept development at mid sixties. Different theoretical perspectives of this concept have appeared in gender research, and presently we assist to the post-modem social constructivist approaches emergence. In this paper, we examine contributes brought upon by these approaches to Career Development Psychology. We also reflect about practical implications of this theoretical confront exercise in both research fields.Edições Almedina, S.A.Universidade do MinhoTaveira, Maria do CéuNogueira, Conceição20042004-01-01T00:00:00Zconference paperinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/4148porTAVEIRA, Maria do Céu [et al.], org. – “Desenvolvimento vocacional ao longo da vida : fundamentos, princípios e orientações”. Coimbra: Almedina, 2004. ISBN 972-40-2338-9. p. 57-81972-40-2338-9info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T04:53:24Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/4148Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T04:53:24Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudos de género e psicologia vocacional: confronto de teorias e implicações para a intervenção vocacional
title Estudos de género e psicologia vocacional: confronto de teorias e implicações para a intervenção vocacional
spellingShingle Estudos de género e psicologia vocacional: confronto de teorias e implicações para a intervenção vocacional
Taveira, Maria do Céu
title_short Estudos de género e psicologia vocacional: confronto de teorias e implicações para a intervenção vocacional
title_full Estudos de género e psicologia vocacional: confronto de teorias e implicações para a intervenção vocacional
title_fullStr Estudos de género e psicologia vocacional: confronto de teorias e implicações para a intervenção vocacional
title_full_unstemmed Estudos de género e psicologia vocacional: confronto de teorias e implicações para a intervenção vocacional
title_sort Estudos de género e psicologia vocacional: confronto de teorias e implicações para a intervenção vocacional
author Taveira, Maria do Céu
author_facet Taveira, Maria do Céu
Nogueira, Conceição
author_role author
author2 Nogueira, Conceição
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Taveira, Maria do Céu
Nogueira, Conceição
description As questões de Género, desde a criação do conceito em meados dos anos 60, têm vindo a ser cada vez mais alvo de atenção e estudo nas ciências sociais e, em particular, na psicologia. Diferentes perspectivas teóricas do conceito têm emergido no próprio domínio dos Estudos de Género assistindo-se, no presente, à emergência de perspectivas construtivistas sociais de influência pós-moderna. Analisa-se, no presente texto, os contributos que tais perspectivas podem trazer à Psicologia do Desenvolvimento da Carreira, a partir de uma análise crítica do estudo daquela problemática neste domínio. Procura-se, além disso, retirar algumas implicações práticas deste exercício de confronto de teorias nos dois domínios de pesquisa
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004-01-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv conference paper
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/4148
url http://hdl.handle.net/1822/4148
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv TAVEIRA, Maria do Céu [et al.], org. – “Desenvolvimento vocacional ao longo da vida : fundamentos, princípios e orientações”. Coimbra: Almedina, 2004. ISBN 972-40-2338-9. p. 57-81
972-40-2338-9
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Almedina, S.A.
publisher.none.fl_str_mv Edições Almedina, S.A.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817544449837760512