O voluntariado corporativo como veículo de responsabilidade social corporativa : o que motiva as organizações?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maldonado, Joana Alexandra Gomes Pinto
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/38757
Resumo: De forma a compreender as motivações das organizações em Portugal para a implementação de voluntariado corporativo nas suas políticas de responsabilidade social corporativa, realizou-se um estudo de cariz qualitativo através de entrevistas e análise de conteúdo para responder a esta problemática. Recorrendo a treze organizações de diferentes tipologias e setores de atividade, concluiu-se que o desenvolvimento de práticas de voluntariado no seio corporativo tem na sua génese motivações que ultrapassam a dimensão social. Com efeito, verifica-se uma motivação económica, direta ou indiretamente, na maior parte dos discursos dos entrevistados. De modo que utilizam ferramentas como marketing de causa social para melhorar a sua reputação perante os stakeholders. Uma outra ferramenta que está a ser empregue por uma grande parte destas organizações é a utilização do voluntariado corporativo como uma forma de atração e de retenção de trabalhadores. No entanto, a motivação social apresenta-se como a mais predominante. Foi possível verificar, também, que apesar de o voluntariado corporativo ainda estar pouco explorado a nível nacional, há um esforço por parte destas organizações para implementarem programas estruturados e ações com maior recorrência.
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