O voluntariado corporativo como veículo de responsabilidade social corporativa : o que motiva as organizações?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/38757 |
Resumo: | De forma a compreender as motivações das organizações em Portugal para a implementação de voluntariado corporativo nas suas políticas de responsabilidade social corporativa, realizou-se um estudo de cariz qualitativo através de entrevistas e análise de conteúdo para responder a esta problemática. Recorrendo a treze organizações de diferentes tipologias e setores de atividade, concluiu-se que o desenvolvimento de práticas de voluntariado no seio corporativo tem na sua génese motivações que ultrapassam a dimensão social. Com efeito, verifica-se uma motivação económica, direta ou indiretamente, na maior parte dos discursos dos entrevistados. De modo que utilizam ferramentas como marketing de causa social para melhorar a sua reputação perante os stakeholders. Uma outra ferramenta que está a ser empregue por uma grande parte destas organizações é a utilização do voluntariado corporativo como uma forma de atração e de retenção de trabalhadores. No entanto, a motivação social apresenta-se como a mais predominante. Foi possível verificar, também, que apesar de o voluntariado corporativo ainda estar pouco explorado a nível nacional, há um esforço por parte destas organizações para implementarem programas estruturados e ações com maior recorrência. |
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O voluntariado corporativo como veículo de responsabilidade social corporativa : o que motiva as organizações?Voluntariado corporativoResponsabilidade social corporativaMarketing de causaValoresOrganizaçõesCorporate volunteeringSocial corporate responsibilityCause-related marketingValuesOrganisationsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoDe forma a compreender as motivações das organizações em Portugal para a implementação de voluntariado corporativo nas suas políticas de responsabilidade social corporativa, realizou-se um estudo de cariz qualitativo através de entrevistas e análise de conteúdo para responder a esta problemática. Recorrendo a treze organizações de diferentes tipologias e setores de atividade, concluiu-se que o desenvolvimento de práticas de voluntariado no seio corporativo tem na sua génese motivações que ultrapassam a dimensão social. Com efeito, verifica-se uma motivação económica, direta ou indiretamente, na maior parte dos discursos dos entrevistados. De modo que utilizam ferramentas como marketing de causa social para melhorar a sua reputação perante os stakeholders. Uma outra ferramenta que está a ser empregue por uma grande parte destas organizações é a utilização do voluntariado corporativo como uma forma de atração e de retenção de trabalhadores. No entanto, a motivação social apresenta-se como a mais predominante. Foi possível verificar, também, que apesar de o voluntariado corporativo ainda estar pouco explorado a nível nacional, há um esforço por parte destas organizações para implementarem programas estruturados e ações com maior recorrência.In order to understand the motivations of organisations in Portugal for implementing corporate volunteering in their corporate social responsibility policies, a qualitative study was conducted through interviews and content analysis to address this issue. Using thirteen organisations of different types and sectors of activity, it was concluded that the development of volunteering practices at the corporate level has motivations that go beyond the social dimension. In effect, there is an economic motivation, directly or indirectly, in most of the interviewees' speeches. Companies use tools such as social cause marketing to improve their reputation to their stakeholders. Another tool that is being employed by a large part of these organisations is the use of corporate volunteering as a way of attracting and retaining workers. However, social motivation is the most predominant one. It was also possible to verify that although corporate volunteering is not much explored at national level, there is an effort from these organisations to implement structured programmes and more recurrent volunteering actions.Coelho, Sandra Cristina LimaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMaldonado, Joana Alexandra Gomes Pinto2022-09-07T13:17:04Z2022-07-152022-042022-07-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/38757TID:203042859porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:44:15Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/38757Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:31:39.466855Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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