A profissão docente e as carreiras académicas no Ensino Superior Português: Perceções dos docentes do ensino superior público e privado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Maria Elisabete
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.24/1268
Resumo: A literatura revela que as transformações no Ensino Superior (ES) português são marcadas por mutações económicas e políticas, e que as trajetórias evolutivas das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas têm especificidades próprias. O paralelismo entre o ES público e privado só foi legalmente consignado em 1994. Todavia, este paralelismo não existe em matéria de contratação e de carreiras, por falta de enquadramento regulador no Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES), apesar das mesmas habilitações e graus serem exigidos para o acesso às categorias profissionais e exercício das correspondentes funções nas IES públicas e privadas.
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