O projeto de vida "retorno à família biológica" de crianças institucionalizadas: contributos para a análise e intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Ana Filipa Telo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/5378
Resumo: O presente trabalho de investigação incide sobre a intervenção da equipa técnica profissional do CAT- Casa das Cores, na implementação do projeto de vida de retorno da criança à família biológica. Este estudo segue uma metodologia qualitativa, estudo de caso de caráter descritivo e exploratório. Para a recolha da informação empírica utilizou-se a técnica de entrevista e análise de conteúdo dos processos referentes às quatro crianças que tiveram o retorno à família desde a abertura do CAT já referido. Conclui-se que, o principal motivo da institucionalização destas crianças foi a negligência grave, a nível escolar, educacional e habitacional, embora estas famílias não tenham chegado a colocar os menores em situação de perigo de vida. No entanto, o principal fator sociofamiliar agravante da situação irregular das crianças e que culminou na institucionalização foram os níveis económico e habitacional. Em suma, os fatores que levaram a equipa técnica profissional do CAT a elaborar e a implementar o projeto de vida de retorno da criança à família biológica foram a capacitação das famílias para minimizarem os fatores de risco que inicialmente colocaram as crianças em situação de risco, através da potencialização das suas competências parentais, nomeadamente na capacidade de avaliarem as necessidades apresentadas pelas crianças, reconhecendo-as e efetuando as modificações necessárias de forma a dar uma resposta adequada às questões que se apresentassem, tanto a nível individual como sociofamiliar. Assim, como as famílias em estudo conseguiram sustentar e estabilizar as condições de segurança e proporcionar às crianças um contexto protetor e promotor de um desenvolvimento adequado, visou-se a reintegração da criança na família.
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