O Desenho do Sistema de Recompensas de uma Organiza??o do Setor Banc?rio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Adriana Patr?cia Camarinho
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Moreira, Paulo Pinto (Orientador), Silva, Maria do Carmo (Coorientadora)
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/697
Resumo: Introdu??o: O Sistema de Recompensas ? uma das pr?ticas desafiantes para a Gest?o de Recursos Humanos no s?culo XXI. Este sistema dever? compensar os colaboradores tendo em conta o seu desempenho, as suas compet?ncias e os resultados organizacionais que beneficiam o neg?cio. Desta forma, existe um impacto na estrutura e nos resultados organizacionais. A atra??o e a reten??o dos ?melhores? colaboradores deve ser um dos objetivos da cria??o de um Sistema de Recompensas de forma estruturada, pois ter os ?melhores? colaboradores numa organiza??o torna-se uma mais-valia para subsistir num ambiente cada vez mais competitivo. Este estudo apresenta relev?ncia, pois por um lado, ajudar? a entender a teoria e a aplica??o pr?tica do desenho do Sistema de Recompensas e, por outro lado, ajudar? a identificar poss?veis pontos de melhoria na institui??o acolhedora do est?gio. O est?gio foi realizado na ?rea de Gest?o de Recursos Humanos, mas tamb?m houve a oportunidade de realizar algumas tarefas na ?rea de Marketing uma vez que estas estavam ligadas ao processamento de sal?rios. Assim, tornou-se como objetivo principal de estudo conhecer o funcionamento desta ?rea espec?fica (processamento de sal?rios), compreendendo o seu funcionamento e comparando-o com a teoria. Metodologia: Para realizar este estudo, recorreu-se ? observa??o etnogr?fica, ? an?lise documental e a uma entrevista semiestruturada ? respons?vel dos recursos humanos da organiza??o. Para an?lise e tratamento dos dados qualitativos, usou-se o software MAXQDA. Resultados: Verificou-se que a organiza??o, onde se realizou o est?gio, ? gerida pela empresa-m?e e assenta nos pressupostos do Sistema de Recompensas, abordada na teoria analisada. Contudo, a organiza??o em estudo ? ajustada ao contexto em que se encontra atrav?s de decis?es tomadas internamente. Nesta organiza??o, o Sistema de Recompensas ? composto por uma parte, conhecida, que s?o as recompensas extr?nsecas (componente salarial, benef?cios, incentivos e s?mbolo de estatutos). Verificou-se que existia tamb?m a preocupa??o de trabalhar a componente intr?nseca do Sistema de Recompensas. Mesmo com esta evid?ncia, de se trabalhar mais do que a componente extr?nseca, o nome atribu?do ? ?rea de Gest?o de Recursos Humanos ? denominada por ?processamento de sal?rios?. A an?lise emp?rica demonstrou assim que o Sistema de Recompensas da organiza??o, em que se realizou o est?gio, est? de acordo, na sua maioria, com a teoria nas suas duas componentes - a componente extr?nseca e intr?nseca. N?o h? evid?ncias a relatar referente a incentivos de m?dio e longo prazo nem nos benef?cios sociais e espec?ficos. / Introduction: The Rewards System is one of the challenging practices for Human Resources Management in the XXI century. This system should Rewards the performance of the workers, their competences and organizational results that benefit the business. This way, there is an impact in the structure and in the organizational results. The attraction and retention of the ?best? workers, in an organization, becomes an added value to the sustenance for having a more competitive environment. This study is relevant, in one side because it will help to understand the theory and practical application of Rewards System design and in the other hand it will help to identify possible points for improvement in the organization where it happen the internship. The internship was in the field of Human Resource Management, but there was also the opportunity to perform some tasks in the Marketing area once they are linked with the process of salaries. Therefore, it became the main objective of this study to know how it works this particular area (process? salaries) and understanding it and compare with the theory. Methods: In order to perform this study, the ethnographic observation, the documental analysis and a semi-structured interview, to the responsible of human resources of the institution, were used. For the analysis of the data, regarding the interview, was used the MAXQDA software. Results: It was verified that the organization, where the internship occurred, is managed by the mother-company and is based on the assumptions of the Rewards System mentioning in the literature. However, the studied organization adjusted to the context according of the decisions taking internally in each subsidiary. In this organization Rewards System has one part that it is extrinsic Rewards (salary component, benefits, incentives and symbol of statutes). Although the name assigned to the Human Resource Management area was "process? salaries?. We notice that the component of intrinsic Rewards is also taking in consideration. Even with this evidence, working besides extrinsic Rewards, they named this area ?process? salaries?. The empirical analysis showed us that the Rewards System of the company, where the internship was made, is in agree, mostly, with the theory of its two components - extrinsic and intrinsic. There are not any evidences to report regarding part of the of the medium and short term incentives and also social and specific benefits.
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Este estudo apresenta relev?ncia, pois por um lado, ajudar? a entender a teoria e a aplica??o pr?tica do desenho do Sistema de Recompensas e, por outro lado, ajudar? a identificar poss?veis pontos de melhoria na institui??o acolhedora do est?gio. O est?gio foi realizado na ?rea de Gest?o de Recursos Humanos, mas tamb?m houve a oportunidade de realizar algumas tarefas na ?rea de Marketing uma vez que estas estavam ligadas ao processamento de sal?rios. Assim, tornou-se como objetivo principal de estudo conhecer o funcionamento desta ?rea espec?fica (processamento de sal?rios), compreendendo o seu funcionamento e comparando-o com a teoria. Metodologia: Para realizar este estudo, recorreu-se ? observa??o etnogr?fica, ? an?lise documental e a uma entrevista semiestruturada ? respons?vel dos recursos humanos da organiza??o. Para an?lise e tratamento dos dados qualitativos, usou-se o software MAXQDA. 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