Comparação da carga laboratorial dos cursos de Ciências Farmacêuticas em Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/43355 |
Resumo: | Trabalho Final de Mestrado Integrado, Ciências Farmacêuticas, Universidade de Lisboa, Faculdade de Farmácia, 2019 |
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Comparação da carga laboratorial dos cursos de Ciências Farmacêuticas em PortugalCarga laboratorialMestrado Integrado em Ciências FarmacêuticasPlano de estudosÁreas científicasAnos Curriculares.Mestrado Integrado - 2019Ciências da SaúdeTrabalho Final de Mestrado Integrado, Ciências Farmacêuticas, Universidade de Lisboa, Faculdade de Farmácia, 2019Objetivo. O presente trabalho surge com o propósito de comparar a carga docente laboratorial do curso de Ciências Farmacêuticas em todas as instituições em Portugal que o lecionam. Introdução. Na sequência da mudança de paradigma na profissão farmacêutica, em que o foco da atividade evoluiu do medicamento para o doente, o ensino farmacêutico parece não acompanhar a mudança. Hoje ainda assistimos a um plano de estudos tradicional, longe de preparar os futuros profissionais da saúde com as valências que a atividade exige. É importante e urgente existir uma relação direta entre o currículo e a forma de como este se relaciona com a prática farmacêutica. Com base nesta consideração, e uma vez que a análise física destas estruturas permite determinar o estado atual do ensino, foi estudada uma das valências do ensino farmacêutico: a componente laboratorial. Métodos. Estudo transversal do plano de estudos de cada uma das faculdades que constituem a população. Foram utilizados os planos de estudo publicados em Diário da República. Dos dados recolhidos foram trabalhadas, exclusivamente, as horas totais curriculares e laboratoriais e analisados por ano curricular e área científica. Para reconstituição dos dados foram utilizadas folhas de cálculo do programa Excel. Discussão. A carga laboratorial varia significativamente entre as faculdades. É discutida a forma de como esta se distribui ao longo do curso de Ciências Farmacêuticas. No seguimento, é analisada a forma como o ensino laboratorial se subdivide nas distintas áreas científicas e quais as principais responsáveis pela sua extensão. Tentou perceber-se se existe algum padrão entre instituições de ensino privado e público. Conclusão. Conclui-se que no país a carga laboratorial representa cerca de um terço da totalidade da carga curricular. Para além disso, ficou claro que grande parte do ensino laboratorial é ocupada no ensino das Ciências Físico-Químicas. A carga laboratorial expressa-se mais no 2º ano curricular. A faculdade que se destaca por apresentar maior proporção de laboratório ao longo do curso é a faculdade Fernando Pessoa. Em contrapartida, a faculdade UAlgFCT é a que apresenta a menor proporção.Objective. This paper aims to compare the laboratory teaching load of the Pharmaceutical Sciences course in all Portuguese faculties. Introduction. Following the paradigm shift in the pharmaceutical profession, where the focus of activity has evolved from drug to patient-centered, pharmaceutical education does not seem to keep up with the change. Today we are still presented with a traditional curriculum, far from preparing future health professionals with the skills that the activity requires. It is important and urgent to have a direct relationship between the curriculum and how it relates to pharmaceutical practice. Based on this consideration, and since the analysis of these structures makes it possible to determine the current state of education, one of the valences of pharmaceutical education was studied: the laboratory component. Methods. A cross-sectional study of the curriculum of each of the faculties that compounds the study’s population. The curriculum published in Diário da República were used. From the collected data, were worked exclusively the total curricular and laboratory hours and analyzed by each year of studies and scientific area. Discussion. The workload varies significantly between colleges. The way it is distributed throughout the Pharmaceutical Sciences course is discussed. In the following, it was analyzed how laboratory teaching is subdivided into different scientific areas and which are the main responsible for its extension. It has been tried to see if there is any pattern between private and public educational institutions. Conclusion. It is concluded that in Portugal the laboratory hours represent about one third of the total curricular load. In addition, it was clear that most of the laboratory is occupied in the teaching of Physical and Chemical Sciences. The workload is more expressed in the 2nd curricular year. The faculty that stands out for presenting the highest proportion of laboratory throughout the course is Fernando Pessoa. In contrast, the faculty of Algarve has the lowest proportion.Hospital de Santa Cruz, Farmácia Sacoor do ChiadoFernandez-Llimos Somoza, FernandoCarmona, Maria Filipa Duarte RamosRepositório da Universidade de LisboaMarques, Inês Terêncio2020-05-04T22:58:33Z2019-12-132019-11-142019-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/43355TID:202474755porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:43:46Zoai:repositorio.ul.pt:10451/43355Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:56:10.814727Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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