Novos elementos para uma análise das dinâmicas de sala de aula do secundário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292014000200003 |
Resumo: | A relevância do impacto das novas TIC na sociedade e na vida quotidiana dos atores sociais tem permitido estender a análise sociológica para lá das características e dos processos mais evidentes da sociedade em rede. Uma vez que a incidência de tais fenómenos se cruza com as formas de comunicar e de aceder à informação, não será descabido contemplar a hipótese de reconfigurações em contextos de ensino, nomeadamente na sala de aula e na própria relação pedagógica. A análise da sala de aula do secundário deve tomar em consideração estas realidades emergentes e conjugá-las com modelos já existentes. O presente artigo propõe-se alimentar o debate sociológico em torno das mudanças da escola, com novos elementos para uma análise atual da sala de aula. |
id |
RCAP_7d1784ece16ecdcccc2199f4fa74a14d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0873-65292014000200003 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Novos elementos para uma análise das dinâmicas de sala de aula do secundáriorelação pedagógicaobservação em sala de aulasociedade em redeA relevância do impacto das novas TIC na sociedade e na vida quotidiana dos atores sociais tem permitido estender a análise sociológica para lá das características e dos processos mais evidentes da sociedade em rede. Uma vez que a incidência de tais fenómenos se cruza com as formas de comunicar e de aceder à informação, não será descabido contemplar a hipótese de reconfigurações em contextos de ensino, nomeadamente na sala de aula e na própria relação pedagógica. A análise da sala de aula do secundário deve tomar em consideração estas realidades emergentes e conjugá-las com modelos já existentes. O presente artigo propõe-se alimentar o debate sociológico em torno das mudanças da escola, com novos elementos para uma análise atual da sala de aula.Editora Mundos Sociais2014-05-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292014000200003Sociologia, Problemas e Práticas n.75 2014reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292014000200003Ferreira,Nunoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:10:55Zoai:scielo:S0873-65292014000200003Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:22:14.914424Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Novos elementos para uma análise das dinâmicas de sala de aula do secundário |
title |
Novos elementos para uma análise das dinâmicas de sala de aula do secundário |
spellingShingle |
Novos elementos para uma análise das dinâmicas de sala de aula do secundário Ferreira,Nuno relação pedagógica observação em sala de aula sociedade em rede |
title_short |
Novos elementos para uma análise das dinâmicas de sala de aula do secundário |
title_full |
Novos elementos para uma análise das dinâmicas de sala de aula do secundário |
title_fullStr |
Novos elementos para uma análise das dinâmicas de sala de aula do secundário |
title_full_unstemmed |
Novos elementos para uma análise das dinâmicas de sala de aula do secundário |
title_sort |
Novos elementos para uma análise das dinâmicas de sala de aula do secundário |
author |
Ferreira,Nuno |
author_facet |
Ferreira,Nuno |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira,Nuno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
relação pedagógica observação em sala de aula sociedade em rede |
topic |
relação pedagógica observação em sala de aula sociedade em rede |
description |
A relevância do impacto das novas TIC na sociedade e na vida quotidiana dos atores sociais tem permitido estender a análise sociológica para lá das características e dos processos mais evidentes da sociedade em rede. Uma vez que a incidência de tais fenómenos se cruza com as formas de comunicar e de aceder à informação, não será descabido contemplar a hipótese de reconfigurações em contextos de ensino, nomeadamente na sala de aula e na própria relação pedagógica. A análise da sala de aula do secundário deve tomar em consideração estas realidades emergentes e conjugá-las com modelos já existentes. O presente artigo propõe-se alimentar o debate sociológico em torno das mudanças da escola, com novos elementos para uma análise atual da sala de aula. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292014000200003 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292014000200003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292014000200003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Mundos Sociais |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Mundos Sociais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Sociologia, Problemas e Práticas n.75 2014 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137306371686400 |