A literacia em TIC dos alunos do 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário: o caso do concelho de Vila Real

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Eleusina Manuel de Carvalho Pereira dos Santos Loureiro
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/5708
Resumo: A presente investigação tem como objetivo geral aferir acerca da influência da Literacia em TIC sobre a performance escolar dos alunos do 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário, do concelho de Vila Real. Alguns estudos (e.g. Lau & Yuen, 2014; Zhao, Lu, Huang, & Wang, 2010, Aesaert, Van Nijlen, Vanderlinde e van Braak, 2014; Lennon, Kirsch, Von Davier, Wagner, & Yamamoto, 2003; Baek et al., 2008) da recente literatura sobre a Literacia em TIC demonstram que esta deve compreender a Literacia da Internet, a Literacia Informática e a Literacia Informacional, sendo estas três formas de literacia indispensáveis em muitos aspetos da vida humana no séc. XXI. Para construir uma visão polifacetada da realidade em estudo, demos voz aos alunos desses ciclos de estudo. Para determinar as relações, entre as várias dimensões da literacia em TIC (literacia da internet, literacia informática e literacia informacional), a importância do apoio parental e dos professores, a utilização da internet para estudo e para lazer, bem como a influência destes fatores na performance escolar e aferir de que forma é que as mesmas se relacionam para explicar, de uma forma geral, por que razão a literacia em TIC influencia a performance escolar, recorremos a um software para análise de modelos de equações estruturais. Os resultados estatísticos obtidos, no presente estudo, comprovaram que a literacia em TIC é, sem dúvida, um fator determinante na performance escolar dos alunos. Verificámos ainda que a utilização da internet para estudo é um fator preponderante para a performance escolar, e conseguimos ainda demostrar, com esta investigação, que o apoio parental e dos professores exerce uma influência positiva para a literacia em TIC, nos alunos das escolas do 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário, do concelho de Vila Real.
id RCAP_7d7d1b87ecafe1016540ca9e2377a857
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/5708
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A literacia em TIC dos alunos do 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário: o caso do concelho de Vila RealTecnologias da informação e comunicaçãoAlunosEnsino básico 3º cicloEnsino secundárioLiteracia informáticaPerformance escolarA presente investigação tem como objetivo geral aferir acerca da influência da Literacia em TIC sobre a performance escolar dos alunos do 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário, do concelho de Vila Real. Alguns estudos (e.g. Lau & Yuen, 2014; Zhao, Lu, Huang, & Wang, 2010, Aesaert, Van Nijlen, Vanderlinde e van Braak, 2014; Lennon, Kirsch, Von Davier, Wagner, & Yamamoto, 2003; Baek et al., 2008) da recente literatura sobre a Literacia em TIC demonstram que esta deve compreender a Literacia da Internet, a Literacia Informática e a Literacia Informacional, sendo estas três formas de literacia indispensáveis em muitos aspetos da vida humana no séc. XXI. Para construir uma visão polifacetada da realidade em estudo, demos voz aos alunos desses ciclos de estudo. Para determinar as relações, entre as várias dimensões da literacia em TIC (literacia da internet, literacia informática e literacia informacional), a importância do apoio parental e dos professores, a utilização da internet para estudo e para lazer, bem como a influência destes fatores na performance escolar e aferir de que forma é que as mesmas se relacionam para explicar, de uma forma geral, por que razão a literacia em TIC influencia a performance escolar, recorremos a um software para análise de modelos de equações estruturais. Os resultados estatísticos obtidos, no presente estudo, comprovaram que a literacia em TIC é, sem dúvida, um fator determinante na performance escolar dos alunos. Verificámos ainda que a utilização da internet para estudo é um fator preponderante para a performance escolar, e conseguimos ainda demostrar, com esta investigação, que o apoio parental e dos professores exerce uma influência positiva para a literacia em TIC, nos alunos das escolas do 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário, do concelho de Vila Real.The present investigation has as overall goal to survey the influence of ICT Literacy on educational performance of students of 3rd cycle of basic and secondary education, (in the municipality of Vila Real). Some studies (e.g. Lau & Yuen, 2014; Zhao, Lu, Huang, & Wang, 2010, Aesaert, Van Nijlen, Vanderlinde e van Braak, 2014; Lennon, Kirsch, Von Davier, Wagner, & Yamamoto, 2003; Baek et al., 2008) from recent literature on ICT Literacy show that it should embrace Internet’s Literacy, Computer Literacy and Information Literacy, being these three essential ways of literacy in many aspects of human life in the XXI century. In order to build a multifaceted view of the reality in study, we gave voice to students from those cycles of study. To determine the relations, between the several ICT literacy dimensions (Internet’s Literacy, Computer Literacy and Information Literacy), the importance of parental and teacher’s support, the usage of Internet for school and leisure, as well as the influence of these factors on school performance and to survey in which way they relate to one another to explain, in a general way, the reason why ICT Literacy influences school performance, we drew upon a software for analysis of structural equation models. The statistical results obtained, in the current study, have proved ICT Literacy to be, without a doubt, a determining factor on students’ school performance. We have established that the usage of Internet for school is a major factor, what concerns school performance, and we were able to demonstrate, with this investigation, that parental and teachers’ support has a positive influence to ICT Literacy, on students from schools of 3rd cycle of basic and secondary education, in the municipality of Vila Real.2016-04-07T12:56:37Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/5708pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Eleusina Manuel de Carvalho Pereira dos Santos Loureiroreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:28:04Zoai:repositorio.utad.pt:10348/5708Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:00:11.963914Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A literacia em TIC dos alunos do 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário: o caso do concelho de Vila Real
title A literacia em TIC dos alunos do 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário: o caso do concelho de Vila Real
spellingShingle A literacia em TIC dos alunos do 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário: o caso do concelho de Vila Real
Ramos, Eleusina Manuel de Carvalho Pereira dos Santos Loureiro
Tecnologias da informação e comunicação
Alunos
Ensino básico 3º ciclo
Ensino secundário
Literacia informática
Performance escolar
title_short A literacia em TIC dos alunos do 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário: o caso do concelho de Vila Real
title_full A literacia em TIC dos alunos do 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário: o caso do concelho de Vila Real
title_fullStr A literacia em TIC dos alunos do 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário: o caso do concelho de Vila Real
title_full_unstemmed A literacia em TIC dos alunos do 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário: o caso do concelho de Vila Real
title_sort A literacia em TIC dos alunos do 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário: o caso do concelho de Vila Real
author Ramos, Eleusina Manuel de Carvalho Pereira dos Santos Loureiro
author_facet Ramos, Eleusina Manuel de Carvalho Pereira dos Santos Loureiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Eleusina Manuel de Carvalho Pereira dos Santos Loureiro
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias da informação e comunicação
Alunos
Ensino básico 3º ciclo
Ensino secundário
Literacia informática
Performance escolar
topic Tecnologias da informação e comunicação
Alunos
Ensino básico 3º ciclo
Ensino secundário
Literacia informática
Performance escolar
description A presente investigação tem como objetivo geral aferir acerca da influência da Literacia em TIC sobre a performance escolar dos alunos do 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário, do concelho de Vila Real. Alguns estudos (e.g. Lau & Yuen, 2014; Zhao, Lu, Huang, & Wang, 2010, Aesaert, Van Nijlen, Vanderlinde e van Braak, 2014; Lennon, Kirsch, Von Davier, Wagner, & Yamamoto, 2003; Baek et al., 2008) da recente literatura sobre a Literacia em TIC demonstram que esta deve compreender a Literacia da Internet, a Literacia Informática e a Literacia Informacional, sendo estas três formas de literacia indispensáveis em muitos aspetos da vida humana no séc. XXI. Para construir uma visão polifacetada da realidade em estudo, demos voz aos alunos desses ciclos de estudo. Para determinar as relações, entre as várias dimensões da literacia em TIC (literacia da internet, literacia informática e literacia informacional), a importância do apoio parental e dos professores, a utilização da internet para estudo e para lazer, bem como a influência destes fatores na performance escolar e aferir de que forma é que as mesmas se relacionam para explicar, de uma forma geral, por que razão a literacia em TIC influencia a performance escolar, recorremos a um software para análise de modelos de equações estruturais. Os resultados estatísticos obtidos, no presente estudo, comprovaram que a literacia em TIC é, sem dúvida, um fator determinante na performance escolar dos alunos. Verificámos ainda que a utilização da internet para estudo é um fator preponderante para a performance escolar, e conseguimos ainda demostrar, com esta investigação, que o apoio parental e dos professores exerce uma influência positiva para a literacia em TIC, nos alunos das escolas do 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário, do concelho de Vila Real.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015
2016-04-07T12:56:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/5708
url http://hdl.handle.net/10348/5708
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137085382197248