A improvisação aplicada como estratégia pedagógica no estudo da guitarra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Sérgio Andrade
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/28961
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
id RCAP_7e20849cde8dbaf2477dae614bfc4f19
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28961
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A improvisação aplicada como estratégia pedagógica no estudo da guitarra78:372.878372.878:78787.61Relatório de estágio de mestrado em Ensino de MúsicaO presente projeto tem como finalidade aplicar a improvisação como método de estudo da guitarra, inserido no âmbito do ensino vocacional da música. O interesse por esta temática surge do reconhecimento das possibilidades da improvisação, levantando a questão da sua utilização como ferramenta auxiliar no ensino do repertório do instrumento. Pretende-se avaliar o grau de aplicabilidade desta ferramenta neste âmbito, assim como verificar a sua proficiência na capacidade de performance do repertório do instrumento. Os dados obtidos através do presente estudo indicam resultados positivos e encorajadores, tanto em relação à viabilidade e capacidade de adaptação de algumas das estratégias, assim como a nível pessoal e motivacional.This project aims to apply improvisation as a method of studying guitar, inserted within the vocational education of music. The interest in this subject arises from the recognition of the possibilities of the improvisation, raising the question of its use as an auxiliary tool in teaching the repertoire of the instrument. It aims to assess the degree of applicability of this tool in this area, as well as verifying its proficiency in performance capability of the instrument's repertoire. The data obtained from this study indicate positive and encouraging results, both in terms of feasibility and adaptability of some of the strategies, as well as in personal and motivational levels.Abeijón, Ricardo Iván BarcelóUniversidade do MinhoGonçalves, Sérgio Andrade20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/1822/28961por201217007info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:02:02Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28961Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:52:01.341619Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A improvisação aplicada como estratégia pedagógica no estudo da guitarra
title A improvisação aplicada como estratégia pedagógica no estudo da guitarra
spellingShingle A improvisação aplicada como estratégia pedagógica no estudo da guitarra
Gonçalves, Sérgio Andrade
78:372.878
372.878:78
787.61
title_short A improvisação aplicada como estratégia pedagógica no estudo da guitarra
title_full A improvisação aplicada como estratégia pedagógica no estudo da guitarra
title_fullStr A improvisação aplicada como estratégia pedagógica no estudo da guitarra
title_full_unstemmed A improvisação aplicada como estratégia pedagógica no estudo da guitarra
title_sort A improvisação aplicada como estratégia pedagógica no estudo da guitarra
author Gonçalves, Sérgio Andrade
author_facet Gonçalves, Sérgio Andrade
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abeijón, Ricardo Iván Barceló
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Sérgio Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv 78:372.878
372.878:78
787.61
topic 78:372.878
372.878:78
787.61
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/28961
url http://hdl.handle.net/1822/28961
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201217007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132294999441408