Gestão da comunicação na administração pública - Caso de estudo: Os Gabinetes de Comunicação dos Institutos Politécnicos de Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grilo, Catarina
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/1290
Resumo: O presente trabalho de investigação analisa os Gabinetes de Comunicação do Ensino Superior Politécnico a nível nacional, a forma como estão organizados e se relacionam, tanto a nível interno como externo. Com efeito, uma vez que a principal função dos gabinetes de comunicação é comunicar com os diversos públicos numa instituição e desta forma estabelecer boas relações entre os mesmos, estes gabinetes assumem um papel determinante nas instituições onde estão inseridos. A comunicação constitui um factor estratégico na modernização das instituições públicas e nos gabinetes de comunicação, sendo o instrumento ideal para a sua concretização. Assim pretende-se analisar o desempenho dos diferentes Gabinetes de Comunicação dos Institutos Politécnicos; perceber a importância e eficácia da Gestão da Comunicação dentro de cada Instituto Politécnico, através da análise dos seus Gabinetes de Comunicação ou semelhantes; da apresentação dos diferentes processos de comunicação que são próprios de cada Instituto Politécnico; da descrição dos Fluxos de Comunicação, enfatizando o papel que os diversos Tipos de Comunicação assumem no desempenho deste tipo de Instituições; compreender porque é que existem diferentes formas de comunicar nos diferentes Institutos Politécnicos e perceber as características e os recursos que emergem dos Gabinetes de Comunicação. Após, a análise do levantamento das diversas competências, inerentes a cada Gabinete de Comunicação e dos resultados dos questionários realizados pretendem-se explorar, a existência ou não, de estratégias similares nos diferentes gabinetes, ao nível de funções desempenhadas, das formas de comunicação e de angariação de novos alunos para os Institutos Politécnicos envolvidos. Após recolha e análise da literatura científica sobre o tema em questão, considerou-se importante a realização de um questionário para melhor caracterizar os diferentes Gabinetes de Comunicação dos Institutos Politécnicos. Para além desta recolha de informação realizou-se, dentro dos condicionamentos temporais e geográficos, com os diversos Institutos Politécnicos, conversas pessoais e via telefone, com todos os inquiridos. Através desta conversa informal, pretendia-se obter o maior número de informações possíveis, sobre a forma de organização e Gestão da Comunicação, no interior e exterior de cada gabinete.
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