Estás triste? Tenho medo!Que raiva! Ele está alegre...Efeitos de uma intervenção sobre emoções a partir de histórias infantis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Ana Rita Ligeiro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/5798
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA- Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional
id RCAP_7e7b76733b48bab5a2ccef84f6b71e0b
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/5798
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estás triste? Tenho medo!Que raiva! Ele está alegre...Efeitos de uma intervenção sobre emoções a partir de histórias infantisPré-escolarConhecimento das emoçõesHistóriasReflexãoQuestionamentoPreschool childrenKnowledge of emotionsStorytellingReflectionSocial interactionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado apresentada no ISPA- Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia EducacionalEste estudo teve como objetivos elaborar um programa e analisar o seu impacto no desenvolvimento do conhecimento das emoções (nomear, reconhecer e compreender as causas das emoções), contextualizado por contos infantis, em crianças em idade pré-escolar. Participaram 94 crianças que frequentam três colégios, distribuídos por cinco salas do pré-escolar. De modo a avaliar a eficácia do programa, no pré e no pós-teste foi utilizada a Escala do Conhecimento das Emoções adaptado ao contexto português por Machado, Veríssimo e Denham (2012) que avalia o conhecimento das emoções nas dimensões nomear, reconhecer e compreender as causas das emoções. O programa utiliza o questionamento de contos infantis para promover a reflexão das emoções. Os resultados confirmam a ideia de que as crianças evoluem no conhecimento das emoções quando o mesmo é desenvolvido com o apoio do educador, verificando-se na maioria das emoções em todas as dimensões diferenças estatisticamente significativas entre o Grupo de Controlo e o Grupo Experimental. Também podemos identificar alguns efeitos diferenciados do programa consoante o grupo etário.The dual purpose of this study was to develop a program and analyze its impact on the development of the understanding of emotions (naming, recognizing and comprehending the causes of emotions) as contextualized by children's stories on preschoolers. The Emotion Knowledge Scale adapted to the Portuguese context by Machado, Veríssimo and Denham (2012), was employed before and after the intervention to assesses the awareness of emotions in dimensions such as naming, recognizing and understanding the causes of emotions. The program uses critical reading techniques to promote reflection upon emotions. The main results confirm the idea that children evolve in this competence when it is actively developed with the support of the educator. Statistically significant differences between the control group and the experimental group were found in most of the emotions for each dimension. Additionally varying effects of the program on different age groups were also detected.Mata, Maria de Lourdes Estorninho NevesRepositório do ISPAFernandes, Ana Rita Ligeiro2017-09-28T10:37:19Z2017-07-11T00:00:00Z2017-07-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/5798201720302porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:41:31Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/5798Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:23:38.437456Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estás triste? Tenho medo!Que raiva! Ele está alegre...Efeitos de uma intervenção sobre emoções a partir de histórias infantis
title Estás triste? Tenho medo!Que raiva! Ele está alegre...Efeitos de uma intervenção sobre emoções a partir de histórias infantis
spellingShingle Estás triste? Tenho medo!Que raiva! Ele está alegre...Efeitos de uma intervenção sobre emoções a partir de histórias infantis
Fernandes, Ana Rita Ligeiro
Pré-escolar
Conhecimento das emoções
Histórias
Reflexão
Questionamento
Preschool children
Knowledge of emotions
Storytelling
Reflection
Social interaction
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Estás triste? Tenho medo!Que raiva! Ele está alegre...Efeitos de uma intervenção sobre emoções a partir de histórias infantis
title_full Estás triste? Tenho medo!Que raiva! Ele está alegre...Efeitos de uma intervenção sobre emoções a partir de histórias infantis
title_fullStr Estás triste? Tenho medo!Que raiva! Ele está alegre...Efeitos de uma intervenção sobre emoções a partir de histórias infantis
title_full_unstemmed Estás triste? Tenho medo!Que raiva! Ele está alegre...Efeitos de uma intervenção sobre emoções a partir de histórias infantis
title_sort Estás triste? Tenho medo!Que raiva! Ele está alegre...Efeitos de uma intervenção sobre emoções a partir de histórias infantis
author Fernandes, Ana Rita Ligeiro
author_facet Fernandes, Ana Rita Ligeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Ana Rita Ligeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Pré-escolar
Conhecimento das emoções
Histórias
Reflexão
Questionamento
Preschool children
Knowledge of emotions
Storytelling
Reflection
Social interaction
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Pré-escolar
Conhecimento das emoções
Histórias
Reflexão
Questionamento
Preschool children
Knowledge of emotions
Storytelling
Reflection
Social interaction
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA- Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-28T10:37:19Z
2017-07-11T00:00:00Z
2017-07-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/5798
201720302
url http://hdl.handle.net/10400.12/5798
identifier_str_mv 201720302
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130096909418496