Novo modelo de avaliação externa do Português no ensino básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/51807 |
Resumo: | Publicando um novo Modelo Integrado de Avaliação Externa das Aprendizagens no Ensino Básico (2016), o Ministério da Educação pretendeu provocar alterações no sistema de avaliação na escolaridade básica, dando mais valor à avaliação de tipo formativo e deixando a avaliação sumativa apenas para o final do 3.º Ciclo. Assim, a partir da análise de conteúdo de provas de 2016 e de 2017, os objetivos principais do estudo são: identificar alterações na avaliação do domínio da gramática, área central do ensino do Português; e caracterizar as operações metalinguísticas subjacentes às diferentes questões das provas escritas de língua materna. |
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Novo modelo de avaliação externa do Português no ensino básicoNew model for Portuguese language external evaluation in basic educationAvaliação externaEnsino básicoDomínios do ensino da línguaPortuguêsExternal evaluationBasic educationDomains of language teachingPortuguese languageCiências Sociais::Ciências da EducaçãoPublicando um novo Modelo Integrado de Avaliação Externa das Aprendizagens no Ensino Básico (2016), o Ministério da Educação pretendeu provocar alterações no sistema de avaliação na escolaridade básica, dando mais valor à avaliação de tipo formativo e deixando a avaliação sumativa apenas para o final do 3.º Ciclo. Assim, a partir da análise de conteúdo de provas de 2016 e de 2017, os objetivos principais do estudo são: identificar alterações na avaliação do domínio da gramática, área central do ensino do Português; e caracterizar as operações metalinguísticas subjacentes às diferentes questões das provas escritas de língua materna.By publishing a new Integrated Model for External Evaluation of Learning in Basic Education (2016), the Ministry of Education aimed at provoking changes, stressing formative assessment and leaving summative assessment for the end of the 3rd Cycle of basic education. Based upon an analysis of the contents of the examinations for 2016 and 2017, the main objectives of the present study are: to identify evaluation changes in the domain of grammar as a central area in the study of Portuguese and to characterize underlying metalinguistic operations in the different questions made in the written examinations for Portuguese as a mother tongue.CIED - UMinhoEste trabalho é financiado pelo CIEd - Centro de Investigação em Educação, projetos UID/CED/1661/2013 e UID/CED/1661/2016, Instituto de Educação, Universidade do Minho, através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PTinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidad de A CoruñaUniversidade do MinhoSilva, António Carvalho da20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/51807porSilva, A. C. (2017). Novo modelo de avaliação externa do Português no ensino básico. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación – Coruña. Vol. Extraordinário N.º 10, 36-411138-16632386-741810.17979/reipe.2017.0.10.2519http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/2519/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:09:17Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/51807Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:00:39.766054Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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