Das conceções às práticas de avaliação formativa no 1.º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farinha, Mariana Ribeiro
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/5244
Resumo: Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
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spelling Das conceções às práticas de avaliação formativa no 1.º ciclo do ensino básicoAvaliação pedagógicaAvaliação formativa1.º ciclo do ensino básicoAprendizagemSucesso educativoPedagogical assessmentFormative assessmentPrimary teachingLearningEducational successRelatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório surge no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no plano de estudos do mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho visa descrever e analisar de forma reflexiva o período de observação, intervenção e avaliação pedagógica desenvolvido em contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa turma do 2.º ano de escolaridade. O estágio decorreu, durante dez semanas, numa instituição pública, localizada no centro de Lisboa. Para se efetuar a recolha e o tratamento de dados utilizou-se uma metodologia de natureza qualitativa, com características próximas da metodologia de investigaçãoação. O documento integra ainda um estudo intitulado “Das conceções às práticas de avaliação formativa no 1.º Ciclo do Ensino Básico”, com o propósito de enquadrar concetualmente a avaliação no contexto educativo e de caraterizar as representações e práticas de avaliação formativa dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Em conformidade com o objeto de estudo recorreu-se a uma metodologia mista, ou seja de natureza qualitativa quantitativa. Privilegiou-se a utilização do questionário, como técnica de recolha de dados. O tratamento dos dados de natureza quantitativa foi realizado com recurso ao software Statistical Package for the Social Sciences v21 e os de natureza qualitativa com recurso à análise de conteúdo. Com base na análise e discussão dos resultados, verificou-se que, de acordo com as conceções dos docentes, a modalidade de avaliação formativa permite a regulação e orientação do processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para melhorar a qualidade do ensino e os resultados obtidos dos alunos. Contudo, a partir da análise dos dados relativos às práticas dos inquiridos, constata-se que nem sempre existe uma correspondência entre as representações e os processos de avaliação implementados pelos docentes.ABSTRACT This report was written in the context of an internship of the course “Prática de Ensino Supervisionada II”, part of the master’s degree in “Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico”. This paper aims to describe and analyze the period of observation, intervention and educational evaluation developed in the context of Primary Teaching (1st Cycle), in a 2nd grade class. The internship spanned ten weeks and was held at a public institution in the center of Lisbon. The procedure used to collect and handle data had a qualitative nature, which was closely linked to the methodology research-action. This document integrates an investigation study, named “Das conceções às práticas de avaliação formativa no 1.º Ciclo do Ensino Básico”, which aims to conceptually frame the evaluation in the context of an education system and to describe the 1st Cycle teacher’s evaluation practices and representations. In order to develop this investigation, a two-sided methodology was used (quantitative and qualitative), while priority was given to forms as a tool to collect data. The software Statistical Package for the Social Sciences v21 was used to examine the quantitative data and informationextraction techniques were applied to give meaning to qualitative data. Based on the analysis and discussion of the results, it was found that, according to the teacher’s viewpoints, the formative assessment which allows the regulation and supervision of the teaching-learning process is valued, as a way of improving the teaching quality and student’s results. However, after the analysis of the practices followed by the inquired teachers, it was verified that, in some instances, there is a gap between the conception of methodologies and their implementation.Pereira, Maria da Conceição Figueira SantosRCIPLFarinha, Mariana Ribeiro2015-10-08T12:29:24Z2015-072015-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5244TID:201384205porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:48:22Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5244Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:32.712264Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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