Os meninos à volta do computador: a aprendizagem colaborativa na era digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34620/eduser.v1i1.11 |
Resumo: | Pretende-se com o presente texto reflectir e problematizar os paradigmas de aprendizagem tradicional, que se centra na transmissão passiva do conhecimento, e construtivista, que se centra na construção activa do conhecimento pelo aluno, e a forma como se reflectem em contexto de sala de aula, dando-se particular ênfase à aprendizagem colaborativa com recurso ao online. Reflecte-se, também, sobre as redes de aprendizagem e o conceito do emoderador e a mediação colaborativa. Desta forma questiona-se a reacção da escola à revolução tecnológica que se vive fora dela e a inclusão da mesma nas práticas educativas. Por último, explora-se o que poderá ser a escola do futuro tendo em conta a mudança dos paradigmas de aprendizagem e o recurso aos ambientes educativos online. Neste sentido pondera-se sobre como são as escolas na era digital. Palavras-chave: aprendizagem colaborativa; redes de aprendizagem online; escola do futuro |
id |
RCAP_7ed9e9d507eab3c5bc5f67d85542ba78 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:eduser.ipb.pt:article/11 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os meninos à volta do computador: a aprendizagem colaborativa na era digitalPretende-se com o presente texto reflectir e problematizar os paradigmas de aprendizagem tradicional, que se centra na transmissão passiva do conhecimento, e construtivista, que se centra na construção activa do conhecimento pelo aluno, e a forma como se reflectem em contexto de sala de aula, dando-se particular ênfase à aprendizagem colaborativa com recurso ao online. Reflecte-se, também, sobre as redes de aprendizagem e o conceito do emoderador e a mediação colaborativa. Desta forma questiona-se a reacção da escola à revolução tecnológica que se vive fora dela e a inclusão da mesma nas práticas educativas. Por último, explora-se o que poderá ser a escola do futuro tendo em conta a mudança dos paradigmas de aprendizagem e o recurso aos ambientes educativos online. Neste sentido pondera-se sobre como são as escolas na era digital. Palavras-chave: aprendizagem colaborativa; redes de aprendizagem online; escola do futuroInstituto Politécnico de Bragança2016-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34620/eduser.v1i1.11https://doi.org/10.34620/eduser.v1i1.11EduSer; Vol. 1 No. 1 (2009): Eduser - Revista de EducaçãoEduser - revista de Educação; v. 1 n. 1 (2009): Eduser - Revista de EducaçãoEduSer; Vol. 1 N.º 1 (2009): Eduser - Revista de Educação2183-038X1645-4774reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/11https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/11/14Direitos de Autor (c) 2016 Eduser - Revista de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAmaro, SandraRamos, AltinaOsório, António Meneses2023-02-18T06:01:15Zoai:eduser.ipb.pt:article/11Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:46:48.878419Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os meninos à volta do computador: a aprendizagem colaborativa na era digital |
title |
Os meninos à volta do computador: a aprendizagem colaborativa na era digital |
spellingShingle |
Os meninos à volta do computador: a aprendizagem colaborativa na era digital Amaro, Sandra |
title_short |
Os meninos à volta do computador: a aprendizagem colaborativa na era digital |
title_full |
Os meninos à volta do computador: a aprendizagem colaborativa na era digital |
title_fullStr |
Os meninos à volta do computador: a aprendizagem colaborativa na era digital |
title_full_unstemmed |
Os meninos à volta do computador: a aprendizagem colaborativa na era digital |
title_sort |
Os meninos à volta do computador: a aprendizagem colaborativa na era digital |
author |
Amaro, Sandra |
author_facet |
Amaro, Sandra Ramos, Altina Osório, António Meneses |
author_role |
author |
author2 |
Ramos, Altina Osório, António Meneses |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amaro, Sandra Ramos, Altina Osório, António Meneses |
description |
Pretende-se com o presente texto reflectir e problematizar os paradigmas de aprendizagem tradicional, que se centra na transmissão passiva do conhecimento, e construtivista, que se centra na construção activa do conhecimento pelo aluno, e a forma como se reflectem em contexto de sala de aula, dando-se particular ênfase à aprendizagem colaborativa com recurso ao online. Reflecte-se, também, sobre as redes de aprendizagem e o conceito do emoderador e a mediação colaborativa. Desta forma questiona-se a reacção da escola à revolução tecnológica que se vive fora dela e a inclusão da mesma nas práticas educativas. Por último, explora-se o que poderá ser a escola do futuro tendo em conta a mudança dos paradigmas de aprendizagem e o recurso aos ambientes educativos online. Neste sentido pondera-se sobre como são as escolas na era digital. Palavras-chave: aprendizagem colaborativa; redes de aprendizagem online; escola do futuro |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34620/eduser.v1i1.11 https://doi.org/10.34620/eduser.v1i1.11 |
url |
https://doi.org/10.34620/eduser.v1i1.11 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/11 https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/11/14 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2016 Eduser - Revista de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2016 Eduser - Revista de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
dc.source.none.fl_str_mv |
EduSer; Vol. 1 No. 1 (2009): Eduser - Revista de Educação Eduser - revista de Educação; v. 1 n. 1 (2009): Eduser - Revista de Educação EduSer; Vol. 1 N.º 1 (2009): Eduser - Revista de Educação 2183-038X 1645-4774 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130939853373440 |