Os meninos à volta do computador: a aprendizagem colaborativa na era digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaro, Sandra
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Ramos, Altina, Osório, António Meneses
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34620/eduser.v1i1.11
Resumo: Pretende-se com o presente texto reflectir e problematizar os paradigmas de aprendizagem tradicional, que se centra na transmissão passiva do conhecimento, e construtivista, que se centra na construção activa do conhecimento pelo aluno, e a forma como se reflectem em contexto de sala de aula, dando-se particular ênfase à aprendizagem colaborativa com recurso ao online. Reflecte-se, também, sobre as redes de aprendizagem e o conceito do emoderador e a mediação colaborativa. Desta forma questiona-se a reacção da escola à revolução tecnológica que se vive fora dela e a inclusão da mesma nas práticas educativas. Por último, explora-se o que poderá ser a escola do futuro tendo em conta a mudança dos paradigmas de aprendizagem e o recurso aos ambientes educativos online. Neste sentido pondera-se sobre como são as escolas na era digital. Palavras-chave: aprendizagem colaborativa; redes de aprendizagem online; escola do futuro
id RCAP_7ed9e9d507eab3c5bc5f67d85542ba78
oai_identifier_str oai:eduser.ipb.pt:article/11
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os meninos à volta do computador: a aprendizagem colaborativa na era digitalPretende-se com o presente texto reflectir e problematizar os paradigmas de aprendizagem tradicional, que se centra na transmissão passiva do conhecimento, e construtivista, que se centra na construção activa do conhecimento pelo aluno, e a forma como se reflectem em contexto de sala de aula, dando-se particular ênfase à aprendizagem colaborativa com recurso ao online. Reflecte-se, também, sobre as redes de aprendizagem e o conceito do emoderador e a mediação colaborativa. Desta forma questiona-se a reacção da escola à revolução tecnológica que se vive fora dela e a inclusão da mesma nas práticas educativas. Por último, explora-se o que poderá ser a escola do futuro tendo em conta a mudança dos paradigmas de aprendizagem e o recurso aos ambientes educativos online. Neste sentido pondera-se sobre como são as escolas na era digital. Palavras-chave: aprendizagem colaborativa; redes de aprendizagem online; escola do futuroInstituto Politécnico de Bragança2016-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34620/eduser.v1i1.11https://doi.org/10.34620/eduser.v1i1.11EduSer; Vol. 1 No. 1 (2009): Eduser - Revista de EducaçãoEduser - revista de Educação; v. 1 n. 1 (2009): Eduser - Revista de EducaçãoEduSer; Vol. 1 N.º 1 (2009): Eduser - Revista de Educação2183-038X1645-4774reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/11https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/11/14Direitos de Autor (c) 2016 Eduser - Revista de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAmaro, SandraRamos, AltinaOsório, António Meneses2023-02-18T06:01:15Zoai:eduser.ipb.pt:article/11Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:46:48.878419Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os meninos à volta do computador: a aprendizagem colaborativa na era digital
title Os meninos à volta do computador: a aprendizagem colaborativa na era digital
spellingShingle Os meninos à volta do computador: a aprendizagem colaborativa na era digital
Amaro, Sandra
title_short Os meninos à volta do computador: a aprendizagem colaborativa na era digital
title_full Os meninos à volta do computador: a aprendizagem colaborativa na era digital
title_fullStr Os meninos à volta do computador: a aprendizagem colaborativa na era digital
title_full_unstemmed Os meninos à volta do computador: a aprendizagem colaborativa na era digital
title_sort Os meninos à volta do computador: a aprendizagem colaborativa na era digital
author Amaro, Sandra
author_facet Amaro, Sandra
Ramos, Altina
Osório, António Meneses
author_role author
author2 Ramos, Altina
Osório, António Meneses
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaro, Sandra
Ramos, Altina
Osório, António Meneses
description Pretende-se com o presente texto reflectir e problematizar os paradigmas de aprendizagem tradicional, que se centra na transmissão passiva do conhecimento, e construtivista, que se centra na construção activa do conhecimento pelo aluno, e a forma como se reflectem em contexto de sala de aula, dando-se particular ênfase à aprendizagem colaborativa com recurso ao online. Reflecte-se, também, sobre as redes de aprendizagem e o conceito do emoderador e a mediação colaborativa. Desta forma questiona-se a reacção da escola à revolução tecnológica que se vive fora dela e a inclusão da mesma nas práticas educativas. Por último, explora-se o que poderá ser a escola do futuro tendo em conta a mudança dos paradigmas de aprendizagem e o recurso aos ambientes educativos online. Neste sentido pondera-se sobre como são as escolas na era digital. Palavras-chave: aprendizagem colaborativa; redes de aprendizagem online; escola do futuro
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34620/eduser.v1i1.11
https://doi.org/10.34620/eduser.v1i1.11
url https://doi.org/10.34620/eduser.v1i1.11
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/11
https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/11/14
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2016 Eduser - Revista de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2016 Eduser - Revista de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
dc.source.none.fl_str_mv EduSer; Vol. 1 No. 1 (2009): Eduser - Revista de Educação
Eduser - revista de Educação; v. 1 n. 1 (2009): Eduser - Revista de Educação
EduSer; Vol. 1 N.º 1 (2009): Eduser - Revista de Educação
2183-038X
1645-4774
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130939853373440