O impacto das novas tecnologias e redes sociais nas relações interpessoais no desenvolvimento de um trabalho de composição coreográfica com alunos do ensino secundário do Conservatório de Dança do Vale do Sousa no ano letivo de 2022/2023

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pombal, Mariana
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/16870
Resumo: Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Dança
id RCAP_7f298e76952a10e346880ef1699221b7
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16870
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto das novas tecnologias e redes sociais nas relações interpessoais no desenvolvimento de um trabalho de composição coreográfica com alunos do ensino secundário do Conservatório de Dança do Vale do Sousa no ano letivo de 2022/2023Processo coreográficoDependência tecnológicaRelações interpessoaisDesenvolvimento psicossocialChoreographic processTechnological dependenceInterpersonal relationshipsPsychosocial developmentRelatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do Grau de Mestre em Ensino de DançaO presente Relatório de Estágio é apresentado no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Dança, da Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa. A rápida ascensão tecnológica e o aumento da convivência virtual têm-se refletido na nossa sociedade, principalmente na forma como os jovens interagem socialmente. Com o intuito de explorar esta temática, pretendeu-se aprofundar e estudar como a fluência da comunicação através de um mundo virtual pode influenciar a relação, presente e real, entre indivíduos, e quais as consequências que pode trazer para o desenvolvimento psicossocial dos adolescentes. O processo coreográfico foi adotado como método de ensino-aprendizagem neste estudo, tornando-se um veículo condutor para a reflexão sobre a temática acima descrita durante a adolescência. O objetivo foi promover a consciencialização e o desenvolvimento da capacidade de reflexão acerca do próprio comportamento e dos que o rodeiam, uma vez que estes desempenham um papel crucial na formação do indivíduo. Especificamente, desejou-se averiguar como a Geração Alfa, caracterizada pelo nascimento num mundo digital/virtual, se comporta face à utilização excessiva das novas tecnologias e das redes sociais e as consequências que comportamentos nocivos, derivados desta, causam no desenvolvimento psicossocial durante a adolescência. A principal questão levantada neste estudo foi: pode um processo coreográfico conceber consciencialização de comportamentos e ações relacionadas com a dependência tecnológica e o impacto que estes têm nas relações interpessoais? O processo foi implementado no Conservatório de Dança do Vale do Sousa, no âmbito do Ensino Artístico Especializado de Dança, com os alunos do ensino secundário na disciplina de Composição Coreográfica, durante o ano letivo de 2022/2023. Partindo de uma metodologia de investigação-ação, foram utilizados instrumentos de recolha de dados como inquérito por questionário, grelhas de observação, diários de bordo e gravações audiovisuais, que foram implementados como ferramentas de monitorização e registo da evolução do processo. Através de propostas de improvisação e processos criativos compreendeu-se que a dependência tecnológica tem impacto em vários aspetos do desenvolvimento na adolescência, principalmente na forma como se veem e como são vistos, a influência que têm no comportamento dos outros e como são influenciados.ABSTRACT - This Internship Report is presented as part of the Master's Degree in Dance Teaching at Escola Superior de Dança of Instituto Politécnico de Lisboa. The rapid rise of technology and the increase in virtual interaction have been reflected in our society, especially in the way young people interact socially. To explore this theme, the aim was to deepen and study how the fluency of communication through a virtual world can influence the present and real relationships between individuals, and what consequences it can have for the psychosocial development of adolescents. The choreographic process was adopted as the teaching-learning method in this study, becoming a vehicle for reflection on the theme described above during adolescence. The aim was to promote awareness and develop the ability to reflect on one's own behavior and that of those around them, since these play a crucial role in shaping the individual. Specifically, we wanted to find out how Generation Alpha, characterized by being born into a digital/virtual world, behaves in the face of the excessive use of new technologies and social networks and the consequences that harmful behavior derived from this has on psychosocial development during adolescence. The main question raised in this study was: can a choreographic process raise awareness of behaviors and actions related to technological dependence and the impact they have on interpersonal relationships? The process was implemented at Conservatório de Dança do Vale do Sousa, as part of the Specialized Artistic Teaching of Dance, with secondary school students in the subject of Choreographic Composition, during the 2022/2023 school year. Based on an action-research methodology, data collection instruments such as questionnaire survey, observation grids, logbooks and audiovisual recordings were used as tools to monitor and record the evolution of the process. Through improvisation proposals and creative processes, it was understood that technological dependence has an impact on various aspects of adolescent development, mainly in the way they see themselves and how they are seen, the influence they have on the behavior of others and how they are influenced.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de DançaMarques, AnaRCIPLPombal, Mariana2024-01-12T11:37:59Z2023-12-152023-12-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16870TID:203483375porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-31T02:16:04Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16870Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:44:59.360487Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto das novas tecnologias e redes sociais nas relações interpessoais no desenvolvimento de um trabalho de composição coreográfica com alunos do ensino secundário do Conservatório de Dança do Vale do Sousa no ano letivo de 2022/2023
title O impacto das novas tecnologias e redes sociais nas relações interpessoais no desenvolvimento de um trabalho de composição coreográfica com alunos do ensino secundário do Conservatório de Dança do Vale do Sousa no ano letivo de 2022/2023
spellingShingle O impacto das novas tecnologias e redes sociais nas relações interpessoais no desenvolvimento de um trabalho de composição coreográfica com alunos do ensino secundário do Conservatório de Dança do Vale do Sousa no ano letivo de 2022/2023
Pombal, Mariana
Processo coreográfico
Dependência tecnológica
Relações interpessoais
Desenvolvimento psicossocial
Choreographic process
Technological dependence
Interpersonal relationships
Psychosocial development
title_short O impacto das novas tecnologias e redes sociais nas relações interpessoais no desenvolvimento de um trabalho de composição coreográfica com alunos do ensino secundário do Conservatório de Dança do Vale do Sousa no ano letivo de 2022/2023
title_full O impacto das novas tecnologias e redes sociais nas relações interpessoais no desenvolvimento de um trabalho de composição coreográfica com alunos do ensino secundário do Conservatório de Dança do Vale do Sousa no ano letivo de 2022/2023
title_fullStr O impacto das novas tecnologias e redes sociais nas relações interpessoais no desenvolvimento de um trabalho de composição coreográfica com alunos do ensino secundário do Conservatório de Dança do Vale do Sousa no ano letivo de 2022/2023
title_full_unstemmed O impacto das novas tecnologias e redes sociais nas relações interpessoais no desenvolvimento de um trabalho de composição coreográfica com alunos do ensino secundário do Conservatório de Dança do Vale do Sousa no ano letivo de 2022/2023
title_sort O impacto das novas tecnologias e redes sociais nas relações interpessoais no desenvolvimento de um trabalho de composição coreográfica com alunos do ensino secundário do Conservatório de Dança do Vale do Sousa no ano letivo de 2022/2023
author Pombal, Mariana
author_facet Pombal, Mariana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, Ana
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Pombal, Mariana
dc.subject.por.fl_str_mv Processo coreográfico
Dependência tecnológica
Relações interpessoais
Desenvolvimento psicossocial
Choreographic process
Technological dependence
Interpersonal relationships
Psychosocial development
topic Processo coreográfico
Dependência tecnológica
Relações interpessoais
Desenvolvimento psicossocial
Choreographic process
Technological dependence
Interpersonal relationships
Psychosocial development
description Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Dança
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-15
2023-12-15T00:00:00Z
2024-01-12T11:37:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/16870
TID:203483375
url http://hdl.handle.net/10400.21/16870
identifier_str_mv TID:203483375
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dança
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dança
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136945737039872