As tecnologias de informação, a banca e o processo de criação de valor
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/19690 |
Resumo: | Mestrado em Gestão/M.B.A. |
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As tecnologias de informação, a banca e o processo de criação de valorAlinhamentoBancaEstratégiaMetodologiaTecnologias de InformaçãoVantagem CompetitivaAlignmentBankingStrategyMethodologyInformation TechnologyCompetitivo AdvantageMestrado em Gestão/M.B.A.Em Portugal, o Negócio Bancário tem sido talvez o expoente máximo da aplicação das Tecnologias de Informação como tentativa real de procura de vantagens competitivas. Nesse sentido, considerou-se que a Banca seria um exemplo relevante para proceder a uma análise de contexto económico e tecnológico com vista a contribuir para responder a duas questões fundamentais: • Qual a forma como as Tecnologias de Informação podem criar e sustentar vantagens competitivas para o Negócio Bancário? • Que fazer para garantir que estão a ser tomadas as melhores decisões estratégicas em termos de Tecnologias de Informação? O presente trabalho inicia-se por uma análise da conjuntura económica actual, onde são analisadas as tendências mais marcantes desta época, de elevada agitação social e económica. Seguidamente, descrevem-se as evoluções mais recentes no domínio das Tecnologias de Informação, as quais se verifica serem tão marcantes que conduzem à necessidade de mudança de paradigma para as Tecnologias de Informação. Concretizando para a actividade bancária, são analisadas as maiores ameaças e oportunidades que se colocam a esta actividade. Ai identificam-se as Tecnologias de Informação como a melhor oportunidade para a Banca defender um sector de actividade que, por tradição, sempre foi seu. A ênfase do trabalho desloca-se então para a determinação da forma como a Banca poderá assumir as Tecnologias de Informação como verdadeira "arma estratégica". Tendo em conta o impacte das Tecnologias de Informação na Estratégia do Negócio Bancário, o propósito fundamental deste trabalho é finalmente atingido: contribuir para uma metodologia que permita um alinhamento cada vez maior entre Negócio e Tecnologias de Informação.The Banking Business in Portugal is probably the perfect example of application of Vf Information Technology as a mean to achieve competitivo advantage. Therefore, it was considered that this would be a relevant example in order to proceed with an analysis of económica! and technological context, looking to achieve answers to the two following fundamental questlons: • How could Information Technology achieve and sustain competitivo advantages in a Banking Business Environment? • What should be done to ensure that Strategic Information Technology decisions are taken accordingly to the best knowledge available at any time? The present work is structured in the following manner. Starts with an económica! analysis, where the most recent tendencies of this social and economically turbulent era are analysed. Then, it describes the latest trends in the Information Technology doma/n. These trends are so relevant that dríve a profound change of the Information Technology paradlgm. Subsequently, an analysis is made to identify major opportunities and threats that banking activity currently faces. Information Technology is then identified as the best opportunity for Banks to defend their traditional activity sector. Therefore, the focos shifts to identification ofthe ways Banks might use Information Technology as a true "strategic weapon". Assessing the impact of Information Technology in the Banking Business Strategy, the main purpose of this work is finally achieved: to define the basis of a Methodology of Information Technology Strategic Decisions that contributes towards an increasing alignment between Business and Technology Strategies.Instituto Superior de Economia e GestãoJordão, Jorge M. VieiraRepositório da Universidade de LisboaFórneas, Nuno Carlos Dias dos Santos2020-02-12T15:37:34Z19971997-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/19690porFórneas, Nuno Carlos Dias dos Santos (1997). "As tecnologias de informação, a banca e o processo de criação de valor ". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:49:11Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/19690Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:31.645652Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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