O papel de coordenador do Desporto Escolar na coesão da equipa pertencente ao Clube de Desporto Escolar/Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerra, Paula Cristina Ferreira Nóbrega
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/3145
Resumo: O Desporto Escolar, visando o melhor desempenho possível dos intervenientes, procura valorizar o trabalho de equipa a universalidade e equidade, a motivação, a inovação, a comunicação e credibilidade, o cumprimento e a excelência. É aqui que o Coordenador do Desporto Escolar desempenha uma função fulcral em toda a dinâmica, a implementação e o desenvolvimento das actividades a realizar na escola. Ao refletir sobre a sua prestação, ao ter necessidade de encontrar justificação, para as decisões tomadas, o Coordenador vai rever a sua postura perante os acontecimentos do dia a dia e procurar superar as suas dificuldades, de forma a, reformular a sua prática ajustando-a à realidade específica em que trabalha. Todo este processamento vai permitir ao Coordenador do Desporto Escolar/professor melhorar o seu desempenho, sem nunca perder de vista o principal objetivo desta ação – o sucesso desportivo e escolar dos alunos. Não esquecendo mesmo a sua própria superação. A capacidade de autocrítica, de pensar nos aspetos positivos e negativos da prática, é uma forma de o professor Coordenador do Desporto Escolar evoluir ao longo da sua vida profissional como ser humano onde os valores sociais, culturais não são esquecidos. Ao ponderar sobre a sua prestação, ao ter necessidade de encontrar justificação, para as decisões tomadas, o Coordenador vai retificar os conhecimentos que possui e procurar reformular a sua prática ajustando-a à realidade específica em que se encontra, sem nunca perder de vista o principal objetivo desta ação – o sucesso escolar e superação dos nossos alunos.
id RCAP_7f4afea2102140ff0f0ae820b6c9f2b3
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/3145
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel de coordenador do Desporto Escolar na coesão da equipa pertencente ao Clube de Desporto Escolar/Educação FísicaDesporto escolarOrganizaçãoEducação físicaProfessoresCoesãoReflexãoCoordenação do desporto escolarO Desporto Escolar, visando o melhor desempenho possível dos intervenientes, procura valorizar o trabalho de equipa a universalidade e equidade, a motivação, a inovação, a comunicação e credibilidade, o cumprimento e a excelência. É aqui que o Coordenador do Desporto Escolar desempenha uma função fulcral em toda a dinâmica, a implementação e o desenvolvimento das actividades a realizar na escola. Ao refletir sobre a sua prestação, ao ter necessidade de encontrar justificação, para as decisões tomadas, o Coordenador vai rever a sua postura perante os acontecimentos do dia a dia e procurar superar as suas dificuldades, de forma a, reformular a sua prática ajustando-a à realidade específica em que trabalha. Todo este processamento vai permitir ao Coordenador do Desporto Escolar/professor melhorar o seu desempenho, sem nunca perder de vista o principal objetivo desta ação – o sucesso desportivo e escolar dos alunos. Não esquecendo mesmo a sua própria superação. A capacidade de autocrítica, de pensar nos aspetos positivos e negativos da prática, é uma forma de o professor Coordenador do Desporto Escolar evoluir ao longo da sua vida profissional como ser humano onde os valores sociais, culturais não são esquecidos. Ao ponderar sobre a sua prestação, ao ter necessidade de encontrar justificação, para as decisões tomadas, o Coordenador vai retificar os conhecimentos que possui e procurar reformular a sua prática ajustando-a à realidade específica em que se encontra, sem nunca perder de vista o principal objetivo desta ação – o sucesso escolar e superação dos nossos alunos.The practicing of Sports in School, seeking the best possible performance of actors, seeks to value teamwork universality and equity, motivation, innovation, communication and credibility, compliance and excellence. It is here that the School Sports Coordinator plays a key role in the whole dynamic development and implementation of activities to perform in school. Reflecting on his performance, the need to find justification for decisions taken , the Coordinator will revise its attitude towards the events of everyday life and seek to overcome their difficulties , to reformulate their practice setting to the specific situation in which it works. This whole process will allow the School Sports Coordinator / teacher to improve their performance , without never losing sight of the main objective of this action - the sports and academic success of students . Not even forgetting his own overcoming. The capacity for self-criticism, to think of the positive and negative aspects of the practice, is a way for the School Sports Coordinator evolve throughout his professional life as a human being where cultural social values, are not forgotten. When pondering his performance, the need to find justification for decisions taken, the Coordinator will rectify its knowledge and seek to reformulate their practice adjusting to the specific reality that is, without ever losing sight of the main objective of this action - the academic success of our students and overcoming.2014-05-22T10:58:35Z2014-05-22T00:00:00Z2014-05-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/3145porGuerra, Paula Cristina Ferreira Nóbregainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:39:51Zoai:repositorio.utad.pt:10348/3145Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:02:27.091038Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel de coordenador do Desporto Escolar na coesão da equipa pertencente ao Clube de Desporto Escolar/Educação Física
title O papel de coordenador do Desporto Escolar na coesão da equipa pertencente ao Clube de Desporto Escolar/Educação Física
spellingShingle O papel de coordenador do Desporto Escolar na coesão da equipa pertencente ao Clube de Desporto Escolar/Educação Física
Guerra, Paula Cristina Ferreira Nóbrega
Desporto escolar
Organização
Educação física
Professores
Coesão
Reflexão
Coordenação do desporto escolar
title_short O papel de coordenador do Desporto Escolar na coesão da equipa pertencente ao Clube de Desporto Escolar/Educação Física
title_full O papel de coordenador do Desporto Escolar na coesão da equipa pertencente ao Clube de Desporto Escolar/Educação Física
title_fullStr O papel de coordenador do Desporto Escolar na coesão da equipa pertencente ao Clube de Desporto Escolar/Educação Física
title_full_unstemmed O papel de coordenador do Desporto Escolar na coesão da equipa pertencente ao Clube de Desporto Escolar/Educação Física
title_sort O papel de coordenador do Desporto Escolar na coesão da equipa pertencente ao Clube de Desporto Escolar/Educação Física
author Guerra, Paula Cristina Ferreira Nóbrega
author_facet Guerra, Paula Cristina Ferreira Nóbrega
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerra, Paula Cristina Ferreira Nóbrega
dc.subject.por.fl_str_mv Desporto escolar
Organização
Educação física
Professores
Coesão
Reflexão
Coordenação do desporto escolar
topic Desporto escolar
Organização
Educação física
Professores
Coesão
Reflexão
Coordenação do desporto escolar
description O Desporto Escolar, visando o melhor desempenho possível dos intervenientes, procura valorizar o trabalho de equipa a universalidade e equidade, a motivação, a inovação, a comunicação e credibilidade, o cumprimento e a excelência. É aqui que o Coordenador do Desporto Escolar desempenha uma função fulcral em toda a dinâmica, a implementação e o desenvolvimento das actividades a realizar na escola. Ao refletir sobre a sua prestação, ao ter necessidade de encontrar justificação, para as decisões tomadas, o Coordenador vai rever a sua postura perante os acontecimentos do dia a dia e procurar superar as suas dificuldades, de forma a, reformular a sua prática ajustando-a à realidade específica em que trabalha. Todo este processamento vai permitir ao Coordenador do Desporto Escolar/professor melhorar o seu desempenho, sem nunca perder de vista o principal objetivo desta ação – o sucesso desportivo e escolar dos alunos. Não esquecendo mesmo a sua própria superação. A capacidade de autocrítica, de pensar nos aspetos positivos e negativos da prática, é uma forma de o professor Coordenador do Desporto Escolar evoluir ao longo da sua vida profissional como ser humano onde os valores sociais, culturais não são esquecidos. Ao ponderar sobre a sua prestação, ao ter necessidade de encontrar justificação, para as decisões tomadas, o Coordenador vai retificar os conhecimentos que possui e procurar reformular a sua prática ajustando-a à realidade específica em que se encontra, sem nunca perder de vista o principal objetivo desta ação – o sucesso escolar e superação dos nossos alunos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-22T10:58:35Z
2014-05-22T00:00:00Z
2014-05-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/3145
url http://hdl.handle.net/10348/3145
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137109717549056