Mediação e integração comunitária : estudo de caso numa Instituição Particular de Solidariedade Social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Diana Araújo Machado
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/24654
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação)
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spelling Mediação e integração comunitária : estudo de caso numa Instituição Particular de Solidariedade Social37.015.3Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação)O presente trabalho insere-se no âmbito de um estágio de caráter profissionalizante, realizado numa Instituição Particular de Solidariedade Social, ao longo de nove meses, incidindo o processo de investigação/intervenção nos contextos do Centro de Dia e do Serviço de Apoio Domiciliário disponibilizados pela Instituição. O trabalho circunscreveu-se a duas componentes fundamentais – a melhoria das relações interpessoais e a aproximação dos utentes à comunidade –, que podem enquadrar-se numa perspetiva de mediação socioeducativa, nomeadamente a mediação social e a mediação comunitária. O desenvolvimento do estágio na instituição de acolhimento permitiu corroborar a ideia de que a mediação se encontra, cada vez mais, a ultrapassar os contextos jurídicos e escolares, alargando-se a outros campos de intervenção. Neste contexto, o mediador assume um papel fulcral devendo abordar a mediação não apenas como um meio de resolução de conflitos, mas também como um novo caminho para a mudança social. Se, num processo de mediação de conflitos, o mediador tem como desígnio ajudar ambas as partes a encontrar-se, isto é, a procurar uma solução justa que as satisfaça, assumindo-se como um elemento neutro potenciador da comunicação, numa lógica de mediação comunitária funciona como elo de ligação entre o indivíduo e meio social em que deve enquadrar-se. Para atender aos propósitos da nossa investigação/intervenção, a estratégia metodológica desenvolvida enquadrou-se numa perspetiva de investigação qualitativa, adotando como procedimento fundamental uma metodologia que se aproxima do estudo de caso. Para o efeito, recorremos a um conjunto de técnicas e instrumentos distintos, nomeadamente, a entrevista semidiretiva, a observação participante, a análise documental e, ainda, a utilização de registos de avaliação. Em síntese, o trabalho que realizámos permitiu-nos concluir que a mediação é um contributo profícuo para o desenvolvimento e/ou aprofundamento de relações interpessoais e sociais saudáveis, uma vez que amplia a autonomia de cada indivíduo, melhora a comunicação e estimula a sua participação em processos que se direcionam para uma efetiva transformação individual e coletiva.The following work refers to a professional practice report, undertaken at a Private Social Solidarity Institution, throughout a period of nine months, focusing on the investigational/interventional process within the Day Care Centre and Domestic Help Services provided by the Institution. This work covers two fundamental components - the improvement of interpersonal relationships and the approach of the users to the community – which can be seen in a socio-educational perspective, especially the social mediation and the communitarian mediation. The evolution of the professional practice report at the institution allowed to corroborate the previous idea, that the mediation is increasingly further overcoming the legal and school contexts, spreading to other fields of intervention. Within this context, the mediator takes on a lead role, approaching his task not only as a mean to resolve a conflict, but also as a new path to social change. If, in a conflict mediation process, the mediator wishes to help both sides to come together, or putting it in other words, to find a fair solution which satisfies both sides, presenting himself as a neutral party that can potentiate the communication, within communitarian mediation logic, he will work as a link between the individual and the social environment where the individual should fit in. In order to attend the goals of our investigation/intervention, the methodological strategies implemented were centred in a qualitative investigational perspective, adopting as fundamental procedure a type of methodology that is similar to a case study. Therefore, we resorted to a set of techniques and differentiated instruments, namely the semi directive interview, the participated observation, the documental analysis, as well as, the utilization of evaluation records. In short, the work that we have done allowed us to conclude that mediation is a fruitful contribution to the development and/or deepening of healthy interpersonal and social relationships, because it magnifies one’s autonomy, it improves communicational skills and it stimulates one’s participation in processes that are headed to an effective individual and collective transformation.Morgado, José CarlosUniversidade do MinhoFernandes, Diana Araújo Machado20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/24654porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:35:53Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/24654Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:31:49.679700Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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