Projeto de um Role Playing Game Digital para Revisão da Matemática do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Camila
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Germana, Germana Menezes da Nóbrega
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.28244
Resumo: Indicadores divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) do Brasil revelam um ensino médio que pouco tem agregado ao desenvolvimento cognitivo de estudantes brasileira/os no domínio da matemática. Nos últimos anos, o contexto pandêmico veio a agravar as perdas na formação discente não só no Brasil, mas também no cenário global. Reflexões de educadores já figuram na literatura a respeito dessa observada defasagem e da relevância na mitigação das consequências danosas. Nessa direção, apresentam-se, neste artigo, projeto e protótipo de um Role Playing Game (RPG) digital para apoio à revisão da matemática do ensino fundamental. Na agenda de trabalhos futuros incluem-se investimentos em validação empírica e incremento do projeto do RPG.
id RCAP_7fd41bb8beb83c77a3fe76f438f23995
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/28244
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Projeto de um Role Playing Game Digital para Revisão da Matemática do Ensino FundamentalArtigosIndicadores divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) do Brasil revelam um ensino médio que pouco tem agregado ao desenvolvimento cognitivo de estudantes brasileira/os no domínio da matemática. Nos últimos anos, o contexto pandêmico veio a agravar as perdas na formação discente não só no Brasil, mas também no cenário global. Reflexões de educadores já figuram na literatura a respeito dessa observada defasagem e da relevância na mitigação das consequências danosas. Nessa direção, apresentam-se, neste artigo, projeto e protótipo de um Role Playing Game (RPG) digital para apoio à revisão da matemática do ensino fundamental. Na agenda de trabalhos futuros incluem-se investimentos em validação empírica e incremento do projeto do RPG.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2022-12-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.28244por1646-2335Soares, CamilaGermana, Germana Menezes da Nóbregainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:10:02Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/28244Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:48:07.187496Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Projeto de um Role Playing Game Digital para Revisão da Matemática do Ensino Fundamental
title Projeto de um Role Playing Game Digital para Revisão da Matemática do Ensino Fundamental
spellingShingle Projeto de um Role Playing Game Digital para Revisão da Matemática do Ensino Fundamental
Soares, Camila
Artigos
title_short Projeto de um Role Playing Game Digital para Revisão da Matemática do Ensino Fundamental
title_full Projeto de um Role Playing Game Digital para Revisão da Matemática do Ensino Fundamental
title_fullStr Projeto de um Role Playing Game Digital para Revisão da Matemática do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Projeto de um Role Playing Game Digital para Revisão da Matemática do Ensino Fundamental
title_sort Projeto de um Role Playing Game Digital para Revisão da Matemática do Ensino Fundamental
author Soares, Camila
author_facet Soares, Camila
Germana, Germana Menezes da Nóbrega
author_role author
author2 Germana, Germana Menezes da Nóbrega
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Camila
Germana, Germana Menezes da Nóbrega
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Indicadores divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) do Brasil revelam um ensino médio que pouco tem agregado ao desenvolvimento cognitivo de estudantes brasileira/os no domínio da matemática. Nos últimos anos, o contexto pandêmico veio a agravar as perdas na formação discente não só no Brasil, mas também no cenário global. Reflexões de educadores já figuram na literatura a respeito dessa observada defasagem e da relevância na mitigação das consequências danosas. Nessa direção, apresentam-se, neste artigo, projeto e protótipo de um Role Playing Game (RPG) digital para apoio à revisão da matemática do ensino fundamental. Na agenda de trabalhos futuros incluem-se investimentos em validação empírica e incremento do projeto do RPG.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25755/int.28244
url https://doi.org/10.25755/int.28244
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130952067186688