O papel das famílias nos processos de aprendizagem matemática dos alunos: caminhos para a inclusão ou retratos de formas (subtis) de exclusão?
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.492 |
Resumo: | Diversos autores salientaram a importância do envolvimento das famílias nos processos de ensino e de aprendizagem. O insucesso escolar é um fenómeno selectivo e cumulativo, particularmente vivenciado por quem convive com situações de pobreza, baixa literacia das famílias, e/ou participação em culturas minoritárias e socialmente desvalorizadas. Em Portugal, a percentagem de alunos que não concluem a escolaridade básica ainda é elevada. Muitas famílias apresentam habilitações literárias ao nível do 1.º ciclo. Como a matemática é das disciplinas onde o insucesso académico e a rejeição mais se fazem sentir, decidimos estudar como os diversos agentes educativos se relacionam com a aprendizagem da matemática e que expectativas mútuas têm em relação a cada um deles. Este trabalho pertence ao projecto FAMA – Family Maths for Adult Learners –, um projecto internacional. Assumimos uma abordagem interpretativa e um design de estudos de caso intrínsecos (um por país). O de Portugal refere-se a uma escola dos arredores de Lisboa, inserida num meio desfavorecido. Decidimos triangular as fontes (professores, alunos e famílias), os instrumentos (recolha documental, questionários, entrevistas e focus groups) e os investigadores que fizeram a recolha de dados, bem como o tratamento e análise dos mesmos. Os resultados iluminam as dificuldades que a maioria das famílias sente no acompanhamento dos processos de aprendizagem matemática dos educandos e alguns equívocos no que se refere às expectativas mútuas dos diversos grupos de agentes educativos considerados. |
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O papel das famílias nos processos de aprendizagem matemática dos alunos: caminhos para a inclusão ou retratos de formas (subtis) de exclusão?Número 20 - Desafios no Ensino e na Aprendizagem da MatemáticaDiversos autores salientaram a importância do envolvimento das famílias nos processos de ensino e de aprendizagem. O insucesso escolar é um fenómeno selectivo e cumulativo, particularmente vivenciado por quem convive com situações de pobreza, baixa literacia das famílias, e/ou participação em culturas minoritárias e socialmente desvalorizadas. Em Portugal, a percentagem de alunos que não concluem a escolaridade básica ainda é elevada. Muitas famílias apresentam habilitações literárias ao nível do 1.º ciclo. Como a matemática é das disciplinas onde o insucesso académico e a rejeição mais se fazem sentir, decidimos estudar como os diversos agentes educativos se relacionam com a aprendizagem da matemática e que expectativas mútuas têm em relação a cada um deles. Este trabalho pertence ao projecto FAMA – Family Maths for Adult Learners –, um projecto internacional. Assumimos uma abordagem interpretativa e um design de estudos de caso intrínsecos (um por país). O de Portugal refere-se a uma escola dos arredores de Lisboa, inserida num meio desfavorecido. Decidimos triangular as fontes (professores, alunos e famílias), os instrumentos (recolha documental, questionários, entrevistas e focus groups) e os investigadores que fizeram a recolha de dados, bem como o tratamento e análise dos mesmos. Os resultados iluminam as dificuldades que a maioria das famílias sente no acompanhamento dos processos de aprendizagem matemática dos educandos e alguns equívocos no que se refere às expectativas mútuas dos diversos grupos de agentes educativos considerados.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2012-04-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.492por1646-2335César, Margaridainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:08:59Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/492Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:41.215445Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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