Professores e formadores investigam a sua própria prática: O papel da colaboração
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/3992 |
Resumo: | Este artigo analisa o percurso de um grupo de professores, educadores matemáticos e formadores que durante cerca de dois anos empreenderam um trabalho colaborativo conjunto. Inicialmente, o grupo assumia-se como um grupo de estudos, em torno do tema “O professor como investigador”, e a sua atenção foi-se centrando cada vez mais nos objectos a investigar – as práticas profissionais. Numa segunda fase, o grupo empreendeu colectivamente a elaboração de um livro sobre este tema. O artigo dá especial atenção às aprendizagens realizadas pelos participantes, às dificuldades por eles manifestadas e ao papel do trabalho colaborativo; conclui que a dinâmica de um grupo deste tipo evolui com o tempo, tal como os seus objectivos e modos de trabalho, sendo muito importante que exista uma liderança colectiva que procure integrar as contribuições de todos e prepare de modo cuidado as decisões fundamentais respeitantes à vida do grupo; refere que um ambiente de confiança e boas relações interpessoais têm de ser construídas e constantemente revitalizadas através da comunicação, do diálogo, da compreensão e do cuidado; finalmente, sublinha que o aproveitamento das capacidades individuais a favor do trabalho do grupo e das potencialidades do grupo para o dsenvolvimento dos seus membros constitui um elemento decisivo num trabalho colaborativo conjunto. |
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Professores e formadores investigam a sua própria prática: O papel da colaboraçãoColaboraçãoCollaborationReflexãoReflectionProfessor investigadorPractitioner researcherEste artigo analisa o percurso de um grupo de professores, educadores matemáticos e formadores que durante cerca de dois anos empreenderam um trabalho colaborativo conjunto. Inicialmente, o grupo assumia-se como um grupo de estudos, em torno do tema “O professor como investigador”, e a sua atenção foi-se centrando cada vez mais nos objectos a investigar – as práticas profissionais. Numa segunda fase, o grupo empreendeu colectivamente a elaboração de um livro sobre este tema. O artigo dá especial atenção às aprendizagens realizadas pelos participantes, às dificuldades por eles manifestadas e ao papel do trabalho colaborativo; conclui que a dinâmica de um grupo deste tipo evolui com o tempo, tal como os seus objectivos e modos de trabalho, sendo muito importante que exista uma liderança colectiva que procure integrar as contribuições de todos e prepare de modo cuidado as decisões fundamentais respeitantes à vida do grupo; refere que um ambiente de confiança e boas relações interpessoais têm de ser construídas e constantemente revitalizadas através da comunicação, do diálogo, da compreensão e do cuidado; finalmente, sublinha que o aproveitamento das capacidades individuais a favor do trabalho do grupo e das potencialidades do grupo para o dsenvolvimento dos seus membros constitui um elemento decisivo num trabalho colaborativo conjunto.This paper analyses the journey undertook by a group of teachers, mathematics educators, and teacher educators that for about two years carried out a collaborative work. The group, at first, regarded itself as a study group, focused in the theme of “teacher as researcher”, giving increasing attention to the objects to investigate – professional practices. In a second phase, the group decided to elaborate a collective book about this topic. The paper pays special attention to what participants learned in this process, the difficulties that they felt, and the role that collaborative work played. It concludes that the dynamics of a group such as this evolves in time, as well as its objectives and working methods. It also indicates that it is important a collective leadership that integrates the contributions of all members and carefully prepares the fundamental decisions regarding the life of the group. It reports that a trusting environment and good personal inter-relations need to be constructed and constantly revitalized through communication, dialogue, mutual comprehension and care. Finally, it stresses that taking advantage the individual capacities in favour of group work and of the group potential to the development of their members constitutes a decisive element in a joint collaborative work.Repositório da Universidade de LisboaPonte, João Pedro daSerrazina, Maria de Lurdes2011-09-06T11:46:13Z20032003-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/3992porPonte, J. P., & Serrazina, M. L. (2003). Professores e formadores investigam a sua própria prática. Zetetiké, 11(20), 51-84.0104-4877info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:44:39Zoai:repositorio.ul.pt:10451/3992Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:44.079891Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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