Universidade Multicampi e o processo de interiorização da pós-graduação stricto sensu: desafios e possibilidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/11675 |
Resumo: | O Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG – 2011-2020) trata da redução das disparidades regionais na oferta de Programas de Pós- -Graduação Stricto Sensu no Brasil, a partir do diagnóstico e políticas estratégicas por mesorregiões. Nesse sentido, esta pesquisa investigou o processo de interiorização da pós-graduação stricto sensu da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no Território de Identidade Sertão Produtivo. Para isso, foi proposto o diagnóstico do perfil institucional, da percepção e dos discursos de professores (as) doutores (as), a respeito das condições acadêmicas, gerenciais e de infraestrutura para interiorização da pós-graduação stricto sensu na região, por meio da aplicação de formulário online e de entrevistas individuais e semiestruturadas, utilizando-se como técnica de análise o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Os resultados apresentam discursos síntese, extraídos das expressões-chave, ideias centrais e/ou ancoragens, com base em indicadores relativos à percepção de como tem sido a atuação da Universidade, a importância da criação de programas e estratégias institucionais, as dificuldades, potencialidades, expectativas e proposições, que demonstram o potencial estratégico, os desafios e as possibilidades da UNEB e sua inserção no território para consolidar uma política institucional de interiorização. |
id |
RCAP_8023e22180c5b26eeb8263e1037ad764 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/11675 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Universidade Multicampi e o processo de interiorização da pós-graduação stricto sensu: desafios e possibilidadesEDUCAÇÃOENSINO SUPERIORUNIVERSIDADESEDUCATIONHIGHER EDUCATIONUNIVERSITIESO Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG – 2011-2020) trata da redução das disparidades regionais na oferta de Programas de Pós- -Graduação Stricto Sensu no Brasil, a partir do diagnóstico e políticas estratégicas por mesorregiões. Nesse sentido, esta pesquisa investigou o processo de interiorização da pós-graduação stricto sensu da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no Território de Identidade Sertão Produtivo. Para isso, foi proposto o diagnóstico do perfil institucional, da percepção e dos discursos de professores (as) doutores (as), a respeito das condições acadêmicas, gerenciais e de infraestrutura para interiorização da pós-graduação stricto sensu na região, por meio da aplicação de formulário online e de entrevistas individuais e semiestruturadas, utilizando-se como técnica de análise o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Os resultados apresentam discursos síntese, extraídos das expressões-chave, ideias centrais e/ou ancoragens, com base em indicadores relativos à percepção de como tem sido a atuação da Universidade, a importância da criação de programas e estratégias institucionais, as dificuldades, potencialidades, expectativas e proposições, que demonstram o potencial estratégico, os desafios e as possibilidades da UNEB e sua inserção no território para consolidar uma política institucional de interiorização.The National Postgraduate Plan (PNPG - 2011-2020) addresses the reduction of regional disparities in the offer of Stricto Sensu Graduate Programs in Brazil, based on the diagnosis and strategic policies by mesoregions. In this sense, this research investigated the process of interiorization of the stricto sensu postgraduate course of the State University of Bahia (UNEB), in the Territory of Sertão Productive Identity. For this, it was proposed the diagnosis of the institutional profile, the perception and the speeches of the teachers (as), regarding the academic, managerial and infrastructure conditions for the interiorization of the stricto sensu post-graduation in the region, through application of online form and individual and semi-structured interviews, using the Collective Subject Discourse (DSC) as the analysis technique. The results present synthesis discourses, extracted from the key expressions, central ideas and / or anchorages, based on indicators regarding the perception of how the University has been acting, the importance of the creation of the programs, institutional strategies, difficulties, potentialities , expectations and propositions that demonstrate the strategic potential, challenges and possibilities of the UNEB and its insertion in the territory to consolidate an institutional policy of interiorization.El Plan Nacional de Postgrado (PNPG - 2011-2020) trata de la reducción de las disparidades regionales en la oferta de Programas de Postgrado Stricto Sensu en Brasil, a partir del diagnóstico y políticas estratégicas por mesorregiones. En este sentido, esta investigación investigó el proceso de interiorización del postgrado stricto sensu de la Universidad del Estado de Bahía (UNEB), en el Territorio de Identidad Sertão Productivo. Para ello, se propuso el diagnóstico del perfil institucional, de la percepción y de los discursos de profesores (as) doctores (as), respecto a las condiciones académicas, gerenciales y de infraestructura para interiorización del postgrado stricto sensu en la región, la aplicación de formulario online y de entrevistas individuales y semiestructuradas, utilizando como técnica de análisis el Discurso del Sujeto Colectivo (DSC). Los resultados presentan discursos síntesis, extraídos de las expresiones clave, ideas centrales y / o anclajes, con base en indicadores relativos a la percepción de cómo ha sido la actuación de la Universidad, la importancia de la creación de programas, las estrategias institucionales, las dificultades, potencialidades , expectativas y proposiciones, que demuestran el potencial estratégico, los desafíos y las posibilidades de la UNEB y su inserción en el territorio para consolidar una política institucional de interiorización.Le Plan national de formation postdoctorale (PNPG - 2011-2020) aborde la réduction des disparités régionales dans l’offre de programmes d’études supérieures de Stricto Sensu au Brésil, sur la base du diagnostic et des politiques stratégiques des mésorégions. En ce sens, cette recherche a porté sur le processus d’internalisation du cours de troisième cycle stricto sensu de l’Université d’État de Bahia (UNEB), dans le territoire de l’identité productive de Sertão. Pour cela, il a été proposé le diagnostic du profil institutionnel, de la perception et des discours des enseignants (es), en ce qui concerne les conditions académiques, managériales et d’infrastructure pour l’internalisation du stricto sensu post-graduation dans la région, à travers: application du formulaire en ligne et des entretiens individuels et semi-structurés, en utilisant le discours collectif (DSC) comme technique d’analyse. Les résultats présentent des discours de synthèse, extraits d’expressions clés, d’idées centrales et / ou d’ancrages, basés sur des indicateurs relatifs à la perception de la manière dont l’Université a agi, à l’importance de la création de programmes, aux stratégies institutionnelles, aux difficultés, aux potentialités , attentes et propositions qui démontrent le potentiel stratégique, les défis et les possibilités de la UNEB et son insertion sur le territoire afin de consolider une politique institutionnelle d’internalisation.Edições Universitárias Lusófonas2021-02-05T11:47:13Z2020-01-01T00:00:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/11675por1646-401XPorto, Angra SantosGomes, Marcius de AlmeidaSilva, Sandra Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-08T01:32:11Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/11675Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:51.881104Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Universidade Multicampi e o processo de interiorização da pós-graduação stricto sensu: desafios e possibilidades |
title |
Universidade Multicampi e o processo de interiorização da pós-graduação stricto sensu: desafios e possibilidades |
spellingShingle |
Universidade Multicampi e o processo de interiorização da pós-graduação stricto sensu: desafios e possibilidades Porto, Angra Santos EDUCAÇÃO ENSINO SUPERIOR UNIVERSIDADES EDUCATION HIGHER EDUCATION UNIVERSITIES |
title_short |
Universidade Multicampi e o processo de interiorização da pós-graduação stricto sensu: desafios e possibilidades |
title_full |
Universidade Multicampi e o processo de interiorização da pós-graduação stricto sensu: desafios e possibilidades |
title_fullStr |
Universidade Multicampi e o processo de interiorização da pós-graduação stricto sensu: desafios e possibilidades |
title_full_unstemmed |
Universidade Multicampi e o processo de interiorização da pós-graduação stricto sensu: desafios e possibilidades |
title_sort |
Universidade Multicampi e o processo de interiorização da pós-graduação stricto sensu: desafios e possibilidades |
author |
Porto, Angra Santos |
author_facet |
Porto, Angra Santos Gomes, Marcius de Almeida Silva, Sandra Gomes |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Marcius de Almeida Silva, Sandra Gomes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Porto, Angra Santos Gomes, Marcius de Almeida Silva, Sandra Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO ENSINO SUPERIOR UNIVERSIDADES EDUCATION HIGHER EDUCATION UNIVERSITIES |
topic |
EDUCAÇÃO ENSINO SUPERIOR UNIVERSIDADES EDUCATION HIGHER EDUCATION UNIVERSITIES |
description |
O Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG – 2011-2020) trata da redução das disparidades regionais na oferta de Programas de Pós- -Graduação Stricto Sensu no Brasil, a partir do diagnóstico e políticas estratégicas por mesorregiões. Nesse sentido, esta pesquisa investigou o processo de interiorização da pós-graduação stricto sensu da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no Território de Identidade Sertão Produtivo. Para isso, foi proposto o diagnóstico do perfil institucional, da percepção e dos discursos de professores (as) doutores (as), a respeito das condições acadêmicas, gerenciais e de infraestrutura para interiorização da pós-graduação stricto sensu na região, por meio da aplicação de formulário online e de entrevistas individuais e semiestruturadas, utilizando-se como técnica de análise o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Os resultados apresentam discursos síntese, extraídos das expressões-chave, ideias centrais e/ou ancoragens, com base em indicadores relativos à percepção de como tem sido a atuação da Universidade, a importância da criação de programas e estratégias institucionais, as dificuldades, potencialidades, expectativas e proposições, que demonstram o potencial estratégico, os desafios e as possibilidades da UNEB e sua inserção no território para consolidar uma política institucional de interiorização. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01T00:00:00Z 2020 2021-02-05T11:47:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/11675 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/11675 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-401X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131225473941504 |