ENEIDA.IO Rebranding da Identidade visual da Empresa e desenvolvimento de conteúdo multimédia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Maria Rita Amaral
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/98946
Resumo: Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
id RCAP_80d6c34455d920b4ada4df19eabed0bd
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/98946
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling ENEIDA.IO Rebranding da Identidade visual da Empresa e desenvolvimento de conteúdo multimédiaDissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.Esta dissertação consiste numa nova proposta de identidade e imagem visual da empresa Eneida wireless & sensors, resultando de uma vasta pesquisa histórica sobre a mesma. Deste modo, a proposta realizada é consequente de uma série de testes e experiências ao nível de branding. Neste processo, os resultados mais promissores serão testados em material gráfico, bem como digital, de forma a explorar qual das opções candidatas é a mais apta. Dado que este desafio está integrado no âmbito de uma empresa que soluciona problemas de indústria pesada e venda de produtos para o mesmo fim, surge também a necessidade de comunicar com o público-alvo de uma forma mais aliciante. Esta abordagem incide assim sobre uma área particular da Empresa, a Energia, e para esta serão estudadas formas de divulgação, através de conteúdo multimédia. Para além de um site integrado no website geral da empresa, pretende-se fundir áreas ao nível digital, tendo estas um conceito comum ligado ao design de informação, através de uma forma visual, clara e persuasiva. Esta fusão será aplicada às áreas de branding, iconografia, sinalética, acessibilidade visual e animação. Numa fase inicial, 1º Semestre, realizou-se um estudo teórico sobre as áreas de design e multimédia mais relevantes para a execução deste trabalho. Passando assim pelo historial do design gráfico, identidade visual, desde o seu objetivo, constituintes, métodos, evolução, aplicações, à visualização de dados, infografia, sinalética, e respetivas divulgações, animação, interatividade e abordagens. Em seguida, o estudo passou pelo levantamento histórico da empresa, de forma a percepcionar-se melhor o trabalho realizado, desde o momento em que se fundou a empresa, até à actualidade. Após esta fase de estudo, já no 2º Semestre, introduziu-se o trabalho prático nas suas diferentes vertentes. O foco incidiu na definição da nova identidade visual, através de experiências e testes, prosseguiu- se para a aplicação deste rebranding. Posteriormente, desenvolveu-se a componente web e respectivo conteúdo multimédia, passando por vários testes e correções, até se chegar ao resultado final.This master’s thesis consists of a new identity and visual image proposal to Eneida wireless & sensors. Through a series of tests and experiments of rebranding, case studies and the study of the company’s history, this work culminated in my final proposal. In this process, the most promising results will be tested in graphics, as well as digital, in order to explore which of the candidates is the most suitable option. Since this challenge is integrated within a company that solves heavy industry problems and the sale of products for the same purpose, this calls for the need to communicate with the audience in a more effective way. This approach is also focused on very particular branch of Industry, Energy. This form of disclosure will be studied by means of multimedia content. In addition to an integrated site in the general website of the company, I intend to merge other areas in the digital level with a common concept linked to information design. This will connect to computer graphics with iconography, signage systems, visual accessibility, design and animation. Initially, in the first of Semester, a theoretical study was conducted on the most relevant areas of design and multimedia. From graphic design history, visual identity, their objectives, components, methods, evolution, applications, to data visualization, computer graphics, signage, and respective disclosures, animation, interactivity and approaches. Then, a survey on the history of the company, in order to better perceive the extent of how this work will be inserted on the company. After this first phase of study, a more practical one will be initiated in the 2nd Semester. This phase will focus on the new corporate identity, through experiments and tests. This period will be reserved for multimedia development, tests, corrections, and decisions in order to reach a final product by its end.2016-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/98946http://hdl.handle.net/10316/98946porNogueira, Maria Rita Amaralinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-19T10:44:54Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/98946Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:16:38.669545Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv ENEIDA.IO Rebranding da Identidade visual da Empresa e desenvolvimento de conteúdo multimédia
title ENEIDA.IO Rebranding da Identidade visual da Empresa e desenvolvimento de conteúdo multimédia
spellingShingle ENEIDA.IO Rebranding da Identidade visual da Empresa e desenvolvimento de conteúdo multimédia
Nogueira, Maria Rita Amaral
title_short ENEIDA.IO Rebranding da Identidade visual da Empresa e desenvolvimento de conteúdo multimédia
title_full ENEIDA.IO Rebranding da Identidade visual da Empresa e desenvolvimento de conteúdo multimédia
title_fullStr ENEIDA.IO Rebranding da Identidade visual da Empresa e desenvolvimento de conteúdo multimédia
title_full_unstemmed ENEIDA.IO Rebranding da Identidade visual da Empresa e desenvolvimento de conteúdo multimédia
title_sort ENEIDA.IO Rebranding da Identidade visual da Empresa e desenvolvimento de conteúdo multimédia
author Nogueira, Maria Rita Amaral
author_facet Nogueira, Maria Rita Amaral
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Maria Rita Amaral
description Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/98946
http://hdl.handle.net/10316/98946
url http://hdl.handle.net/10316/98946
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134062372192256