Construindo aprendizagens em ambiente inclusivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Alexandra de Jesus Carpinteiro
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/1571
Resumo: Este projecto teve como objectivo a intervenção num grupo de alunos de 3º ano de escolaridade inserido numa escola pertencente ao Agrupamento de Escolas vermelho. Neste grupo de alunos está inserida uma aluna com dislexia do tipo auditivo e com deficit de atenção. A mesma está integrada no Regime Educativo Especial, Decreto – lei 3/2008 de 7 de Janeiro, nas alíneas a) Apoio Pedagógico Personalizado, b) Adequações Curriculares Individuais e d) Adequações no Processo de Avaliação. Foram utilizadas técnicas e instrumentos de pesquisa de dados, tais como, entrevista, pesquisa documental, sociometria e observação. Após a análise dos dados recolhidos com base nas técnicas e instrumentos utilizados na recolha dos dados, fez-se a caracterização do grupo ao nível das aprendizagens e da socialização. A intervenção foi desenvolvida através de metodologias de aprendizagem cooperativa e ensino diferenciado. Com a aplicação destas metodologias pretendeu-se responder às necessidades de todos os alunos do grupo numa perspectiva inclusiva.
id RCAP_80d73d5a1aa7c983d6b0a504b9bb68e9
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1571
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Construindo aprendizagens em ambiente inclusivoEDUCAÇÃO INCLUSIVADISLEXIAAPRENDIZAGEM COOPERATIVADÉFICE DE ATENÇÃODIFERENCIAÇÃO CURRICULARMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOREDUCAÇÃOEDUCAÇÃO ESPECIALINCLUSIVE EDUCATIONDYSLEXIACOOPERATIVE LEARNINGATTENTION DEFICITCURRICULUM DIFFERENTIATIONEDUCATIONSPECIAL EDUCATIONEste projecto teve como objectivo a intervenção num grupo de alunos de 3º ano de escolaridade inserido numa escola pertencente ao Agrupamento de Escolas vermelho. Neste grupo de alunos está inserida uma aluna com dislexia do tipo auditivo e com deficit de atenção. A mesma está integrada no Regime Educativo Especial, Decreto – lei 3/2008 de 7 de Janeiro, nas alíneas a) Apoio Pedagógico Personalizado, b) Adequações Curriculares Individuais e d) Adequações no Processo de Avaliação. Foram utilizadas técnicas e instrumentos de pesquisa de dados, tais como, entrevista, pesquisa documental, sociometria e observação. Após a análise dos dados recolhidos com base nas técnicas e instrumentos utilizados na recolha dos dados, fez-se a caracterização do grupo ao nível das aprendizagens e da socialização. A intervenção foi desenvolvida através de metodologias de aprendizagem cooperativa e ensino diferenciado. Com a aplicação destas metodologias pretendeu-se responder às necessidades de todos os alunos do grupo numa perspectiva inclusiva.This project aims to intervene in a group of students from 3rd grade set in a school belonging to the Red Group of Schools. Among this group of students there is a student who suffers of auditive dyslexia with attention deficit. This student is under the Special Needs Education Regime, statue 3 / 2008 of January 7 th, subparagraphs a), b) and d). Techniques and data research tools were used such as interviews, document research, sociometry and observation. After analysing the data collected based on the techniques and instruments used in collecting the data, the characterization of the group was made regarding the learning processes and socialization of the students. The intervention was developed through cooperative learning methods and differentiated instruction. With the application of these methodologies one intends to meet the needs of all students in the group in an inclusive perspective.2012-01-16T18:01:40Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1571porFernandes, Alexandra de Jesus Carpinteiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:04:45Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1571Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:41.904459Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Construindo aprendizagens em ambiente inclusivo
title Construindo aprendizagens em ambiente inclusivo
spellingShingle Construindo aprendizagens em ambiente inclusivo
Fernandes, Alexandra de Jesus Carpinteiro
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
DISLEXIA
APRENDIZAGEM COOPERATIVA
DÉFICE DE ATENÇÃO
DIFERENCIAÇÃO CURRICULAR
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
INCLUSIVE EDUCATION
DYSLEXIA
COOPERATIVE LEARNING
ATTENTION DEFICIT
CURRICULUM DIFFERENTIATION
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
title_short Construindo aprendizagens em ambiente inclusivo
title_full Construindo aprendizagens em ambiente inclusivo
title_fullStr Construindo aprendizagens em ambiente inclusivo
title_full_unstemmed Construindo aprendizagens em ambiente inclusivo
title_sort Construindo aprendizagens em ambiente inclusivo
author Fernandes, Alexandra de Jesus Carpinteiro
author_facet Fernandes, Alexandra de Jesus Carpinteiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Alexandra de Jesus Carpinteiro
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO INCLUSIVA
DISLEXIA
APRENDIZAGEM COOPERATIVA
DÉFICE DE ATENÇÃO
DIFERENCIAÇÃO CURRICULAR
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
INCLUSIVE EDUCATION
DYSLEXIA
COOPERATIVE LEARNING
ATTENTION DEFICIT
CURRICULUM DIFFERENTIATION
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
topic EDUCAÇÃO INCLUSIVA
DISLEXIA
APRENDIZAGEM COOPERATIVA
DÉFICE DE ATENÇÃO
DIFERENCIAÇÃO CURRICULAR
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
INCLUSIVE EDUCATION
DYSLEXIA
COOPERATIVE LEARNING
ATTENTION DEFICIT
CURRICULUM DIFFERENTIATION
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
description Este projecto teve como objectivo a intervenção num grupo de alunos de 3º ano de escolaridade inserido numa escola pertencente ao Agrupamento de Escolas vermelho. Neste grupo de alunos está inserida uma aluna com dislexia do tipo auditivo e com deficit de atenção. A mesma está integrada no Regime Educativo Especial, Decreto – lei 3/2008 de 7 de Janeiro, nas alíneas a) Apoio Pedagógico Personalizado, b) Adequações Curriculares Individuais e d) Adequações no Processo de Avaliação. Foram utilizadas técnicas e instrumentos de pesquisa de dados, tais como, entrevista, pesquisa documental, sociometria e observação. Após a análise dos dados recolhidos com base nas técnicas e instrumentos utilizados na recolha dos dados, fez-se a caracterização do grupo ao nível das aprendizagens e da socialização. A intervenção foi desenvolvida através de metodologias de aprendizagem cooperativa e ensino diferenciado. Com a aplicação destas metodologias pretendeu-se responder às necessidades de todos os alunos do grupo numa perspectiva inclusiva.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010
2012-01-16T18:01:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/1571
url http://hdl.handle.net/10437/1571
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131223759519744