Construindo aprendizagens em ambiente inclusivo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/1571 |
Resumo: | Este projecto teve como objectivo a intervenção num grupo de alunos de 3º ano de escolaridade inserido numa escola pertencente ao Agrupamento de Escolas vermelho. Neste grupo de alunos está inserida uma aluna com dislexia do tipo auditivo e com deficit de atenção. A mesma está integrada no Regime Educativo Especial, Decreto – lei 3/2008 de 7 de Janeiro, nas alíneas a) Apoio Pedagógico Personalizado, b) Adequações Curriculares Individuais e d) Adequações no Processo de Avaliação. Foram utilizadas técnicas e instrumentos de pesquisa de dados, tais como, entrevista, pesquisa documental, sociometria e observação. Após a análise dos dados recolhidos com base nas técnicas e instrumentos utilizados na recolha dos dados, fez-se a caracterização do grupo ao nível das aprendizagens e da socialização. A intervenção foi desenvolvida através de metodologias de aprendizagem cooperativa e ensino diferenciado. Com a aplicação destas metodologias pretendeu-se responder às necessidades de todos os alunos do grupo numa perspectiva inclusiva. |
id |
RCAP_80d73d5a1aa7c983d6b0a504b9bb68e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1571 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Construindo aprendizagens em ambiente inclusivoEDUCAÇÃO INCLUSIVADISLEXIAAPRENDIZAGEM COOPERATIVADÉFICE DE ATENÇÃODIFERENCIAÇÃO CURRICULARMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOREDUCAÇÃOEDUCAÇÃO ESPECIALINCLUSIVE EDUCATIONDYSLEXIACOOPERATIVE LEARNINGATTENTION DEFICITCURRICULUM DIFFERENTIATIONEDUCATIONSPECIAL EDUCATIONEste projecto teve como objectivo a intervenção num grupo de alunos de 3º ano de escolaridade inserido numa escola pertencente ao Agrupamento de Escolas vermelho. Neste grupo de alunos está inserida uma aluna com dislexia do tipo auditivo e com deficit de atenção. A mesma está integrada no Regime Educativo Especial, Decreto – lei 3/2008 de 7 de Janeiro, nas alíneas a) Apoio Pedagógico Personalizado, b) Adequações Curriculares Individuais e d) Adequações no Processo de Avaliação. Foram utilizadas técnicas e instrumentos de pesquisa de dados, tais como, entrevista, pesquisa documental, sociometria e observação. Após a análise dos dados recolhidos com base nas técnicas e instrumentos utilizados na recolha dos dados, fez-se a caracterização do grupo ao nível das aprendizagens e da socialização. A intervenção foi desenvolvida através de metodologias de aprendizagem cooperativa e ensino diferenciado. Com a aplicação destas metodologias pretendeu-se responder às necessidades de todos os alunos do grupo numa perspectiva inclusiva.This project aims to intervene in a group of students from 3rd grade set in a school belonging to the Red Group of Schools. Among this group of students there is a student who suffers of auditive dyslexia with attention deficit. This student is under the Special Needs Education Regime, statue 3 / 2008 of January 7 th, subparagraphs a), b) and d). Techniques and data research tools were used such as interviews, document research, sociometry and observation. After analysing the data collected based on the techniques and instruments used in collecting the data, the characterization of the group was made regarding the learning processes and socialization of the students. The intervention was developed through cooperative learning methods and differentiated instruction. With the application of these methodologies one intends to meet the needs of all students in the group in an inclusive perspective.2012-01-16T18:01:40Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1571porFernandes, Alexandra de Jesus Carpinteiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:04:45Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1571Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:41.904459Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construindo aprendizagens em ambiente inclusivo |
title |
Construindo aprendizagens em ambiente inclusivo |
spellingShingle |
Construindo aprendizagens em ambiente inclusivo Fernandes, Alexandra de Jesus Carpinteiro EDUCAÇÃO INCLUSIVA DISLEXIA APRENDIZAGEM COOPERATIVA DÉFICE DE ATENÇÃO DIFERENCIAÇÃO CURRICULAR MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVE EDUCATION DYSLEXIA COOPERATIVE LEARNING ATTENTION DEFICIT CURRICULUM DIFFERENTIATION EDUCATION SPECIAL EDUCATION |
title_short |
Construindo aprendizagens em ambiente inclusivo |
title_full |
Construindo aprendizagens em ambiente inclusivo |
title_fullStr |
Construindo aprendizagens em ambiente inclusivo |
title_full_unstemmed |
Construindo aprendizagens em ambiente inclusivo |
title_sort |
Construindo aprendizagens em ambiente inclusivo |
author |
Fernandes, Alexandra de Jesus Carpinteiro |
author_facet |
Fernandes, Alexandra de Jesus Carpinteiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Alexandra de Jesus Carpinteiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA DISLEXIA APRENDIZAGEM COOPERATIVA DÉFICE DE ATENÇÃO DIFERENCIAÇÃO CURRICULAR MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVE EDUCATION DYSLEXIA COOPERATIVE LEARNING ATTENTION DEFICIT CURRICULUM DIFFERENTIATION EDUCATION SPECIAL EDUCATION |
topic |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA DISLEXIA APRENDIZAGEM COOPERATIVA DÉFICE DE ATENÇÃO DIFERENCIAÇÃO CURRICULAR MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVE EDUCATION DYSLEXIA COOPERATIVE LEARNING ATTENTION DEFICIT CURRICULUM DIFFERENTIATION EDUCATION SPECIAL EDUCATION |
description |
Este projecto teve como objectivo a intervenção num grupo de alunos de 3º ano de escolaridade inserido numa escola pertencente ao Agrupamento de Escolas vermelho. Neste grupo de alunos está inserida uma aluna com dislexia do tipo auditivo e com deficit de atenção. A mesma está integrada no Regime Educativo Especial, Decreto – lei 3/2008 de 7 de Janeiro, nas alíneas a) Apoio Pedagógico Personalizado, b) Adequações Curriculares Individuais e d) Adequações no Processo de Avaliação. Foram utilizadas técnicas e instrumentos de pesquisa de dados, tais como, entrevista, pesquisa documental, sociometria e observação. Após a análise dos dados recolhidos com base nas técnicas e instrumentos utilizados na recolha dos dados, fez-se a caracterização do grupo ao nível das aprendizagens e da socialização. A intervenção foi desenvolvida através de metodologias de aprendizagem cooperativa e ensino diferenciado. Com a aplicação destas metodologias pretendeu-se responder às necessidades de todos os alunos do grupo numa perspectiva inclusiva. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01T00:00:00Z 2010 2012-01-16T18:01:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/1571 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/1571 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131223759519744 |