Análise de Ensino de Educação Física no 1º ciclo, comparando Professores generalistas e especialistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Valter André Raposo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/3003
Resumo: Este estudo teve como objectivo analisar se a área de formação do professor que lecciona Educação Física no 1.º Ciclo do Ensino Básico – professores licenciados em Educação Física e Desporto, designados por professores especialistas e professores licenciados em Educação Básica, denominados por professores generalistas – interfere com o número de alunos em empenhamento motor. Assim, foram filmadas oito aulas, duas por cada professor, em duas Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, pertencentes ao Agrupamento de Escolas de Sacavém e Prior Velho, situadas na freguesia de Sacavém. A amostra foi constituída por quatro professores (dois licenciados em Educação Básica e dois licenciados em Educação Física e Desporto) e por 36 alunos pertencentes a duas turmas do 4.º ano. Como sistema de observação foi utilizado o Planned Activity Check, de Siedentop. A realização do estudo em questão permitiu concluir que a média de alunos em empenhamento motor por minuto foi maior nas aulas de Actividade Física e Desportiva, leccionadas pelos professores especialistas.
id RCAP_80ddab1664bc0588bf9b04951a372179
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/3003
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise de Ensino de Educação Física no 1º ciclo, comparando Professores generalistas e especialistasDESPORTOEDUCAÇÃO FÍSICAATIVIDADE FÍSICAFORMAÇÃO DE PROFESSORESMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOPRÁTICAS DESPORTIVASSPORTPHYSICAL EDUCATIONPHYSICAL ACTIVITYTEACHERS EDUCATIONSPORTING ACTIVITIESSPORTING ACTIVITIESEste estudo teve como objectivo analisar se a área de formação do professor que lecciona Educação Física no 1.º Ciclo do Ensino Básico – professores licenciados em Educação Física e Desporto, designados por professores especialistas e professores licenciados em Educação Básica, denominados por professores generalistas – interfere com o número de alunos em empenhamento motor. Assim, foram filmadas oito aulas, duas por cada professor, em duas Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, pertencentes ao Agrupamento de Escolas de Sacavém e Prior Velho, situadas na freguesia de Sacavém. A amostra foi constituída por quatro professores (dois licenciados em Educação Básica e dois licenciados em Educação Física e Desporto) e por 36 alunos pertencentes a duas turmas do 4.º ano. Como sistema de observação foi utilizado o Planned Activity Check, de Siedentop. A realização do estudo em questão permitiu concluir que a média de alunos em empenhamento motor por minuto foi maior nas aulas de Actividade Física e Desportiva, leccionadas pelos professores especialistas.This study has the main objective of analyzing if the educational area of a professor that teaches Physical Education in the first cycle of Basic Education – professors with a graduation in Physical Education and Sports, designated as specialized professors, and graduated professors in Basic Education, designated as general professors – interferes with the number of students in motor engagement. Therefore, eight classes were recorded, two by each professor, in two schools of the first cycle of Basic Education that belong to the Group of Schools from Sacavém and Prior Velho, located in Sacavém. The sample had four professors (two with a graduation in Basic Education and two with a graduation in Physical Education and Sports) and 36 students from two classes of the 4 th year of school. The observation system used was Siedentop’s Planned Activity Check. This study led to the conclusion that the average of students in motor engagement per minute was higher in the classes of physical activity and sports taught by specialized professors.2013-01-08T17:54:41Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/3003porDias, Valter André Raposoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:03:03Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/3003Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:19.087197Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise de Ensino de Educação Física no 1º ciclo, comparando Professores generalistas e especialistas
title Análise de Ensino de Educação Física no 1º ciclo, comparando Professores generalistas e especialistas
spellingShingle Análise de Ensino de Educação Física no 1º ciclo, comparando Professores generalistas e especialistas
Dias, Valter André Raposo
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ATIVIDADE FÍSICA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
PRÁTICAS DESPORTIVAS
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
PHYSICAL ACTIVITY
TEACHERS EDUCATION
SPORTING ACTIVITIES
SPORTING ACTIVITIES
title_short Análise de Ensino de Educação Física no 1º ciclo, comparando Professores generalistas e especialistas
title_full Análise de Ensino de Educação Física no 1º ciclo, comparando Professores generalistas e especialistas
title_fullStr Análise de Ensino de Educação Física no 1º ciclo, comparando Professores generalistas e especialistas
title_full_unstemmed Análise de Ensino de Educação Física no 1º ciclo, comparando Professores generalistas e especialistas
title_sort Análise de Ensino de Educação Física no 1º ciclo, comparando Professores generalistas e especialistas
author Dias, Valter André Raposo
author_facet Dias, Valter André Raposo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Valter André Raposo
dc.subject.por.fl_str_mv DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ATIVIDADE FÍSICA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
PRÁTICAS DESPORTIVAS
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
PHYSICAL ACTIVITY
TEACHERS EDUCATION
SPORTING ACTIVITIES
SPORTING ACTIVITIES
topic DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ATIVIDADE FÍSICA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
PRÁTICAS DESPORTIVAS
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
PHYSICAL ACTIVITY
TEACHERS EDUCATION
SPORTING ACTIVITIES
SPORTING ACTIVITIES
description Este estudo teve como objectivo analisar se a área de formação do professor que lecciona Educação Física no 1.º Ciclo do Ensino Básico – professores licenciados em Educação Física e Desporto, designados por professores especialistas e professores licenciados em Educação Básica, denominados por professores generalistas – interfere com o número de alunos em empenhamento motor. Assim, foram filmadas oito aulas, duas por cada professor, em duas Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, pertencentes ao Agrupamento de Escolas de Sacavém e Prior Velho, situadas na freguesia de Sacavém. A amostra foi constituída por quatro professores (dois licenciados em Educação Básica e dois licenciados em Educação Física e Desporto) e por 36 alunos pertencentes a duas turmas do 4.º ano. Como sistema de observação foi utilizado o Planned Activity Check, de Siedentop. A realização do estudo em questão permitiu concluir que a média de alunos em empenhamento motor por minuto foi maior nas aulas de Actividade Física e Desportiva, leccionadas pelos professores especialistas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011
2013-01-08T17:54:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/3003
url http://hdl.handle.net/10437/3003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131210337746944