Estudo sobre a adaptação e otimização do motor utilizado no Formula Student para funcionar com combustível contendo etanol
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/2593 |
Resumo: | Apesar de nunca ter tomado uma grande posição de mercado, já se fala da utilização de etanol em motores de combustão interna desde os anos 70 [1]. Atualmente a sua utilização em pequenas quantidades na gasolina já é uma realidade, devido principalmente a questões ambientais e de conservação de recursos, sendo que, quando utilizado em maiores percentagens, o etanol possui características que podem ser aproveitadas para melhorar a performance de um motor, como o maior índice de octano, o maior calor latente de vaporização e a maior velocidade laminar de propagação de chama. Devido a tais características a utilização de etanol atrai já algumas competições a nível mundial como por exemplo o Formula Student, em que a equipa da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria pretende participar futuramente com este tipo de combustível. De tal forma o objetivo deste trabalho é continuar o estudo das alterações necessárias para a conversão de um motor a gasolina iniciado em 2014 pelo Eng. Nuno Mendes, passando numa primeira fase por desenvolver e validar um novo modelo computacional num novo software, e posteriormente avançar com um estudo sobre otimizações a serem aplicadas no caso Formula Student, recorrendo a ensaios em banco de rolos. |
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Estudo sobre a adaptação e otimização do motor utilizado no Formula Student para funcionar com combustível contendo etanolEngenharia automóvelAutomóvelFormula StudentCombustívelEtanolMotorOtimizaçãoDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasApesar de nunca ter tomado uma grande posição de mercado, já se fala da utilização de etanol em motores de combustão interna desde os anos 70 [1]. Atualmente a sua utilização em pequenas quantidades na gasolina já é uma realidade, devido principalmente a questões ambientais e de conservação de recursos, sendo que, quando utilizado em maiores percentagens, o etanol possui características que podem ser aproveitadas para melhorar a performance de um motor, como o maior índice de octano, o maior calor latente de vaporização e a maior velocidade laminar de propagação de chama. Devido a tais características a utilização de etanol atrai já algumas competições a nível mundial como por exemplo o Formula Student, em que a equipa da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria pretende participar futuramente com este tipo de combustível. De tal forma o objetivo deste trabalho é continuar o estudo das alterações necessárias para a conversão de um motor a gasolina iniciado em 2014 pelo Eng. Nuno Mendes, passando numa primeira fase por desenvolver e validar um novo modelo computacional num novo software, e posteriormente avançar com um estudo sobre otimizações a serem aplicadas no caso Formula Student, recorrendo a ensaios em banco de rolos.Serrano, Luís Manuel VenturaIC-OnlineChalaça, Dúlio João Franco2017-06-07T10:39:53Z2017-05-152017-05-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/2593TID:201704218porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:45:27Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/2593Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:46:55.772034Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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