Economia comportamental: o impacto da norma social e da informação nas decisões de consumo energético dos portugueses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raposo, Rita Isabel Correia Palma
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/15716
Resumo: O ramo da Economia Comportamental estuda a forma como o comportamento dos consumidores afeta o seu processo de tomada de decisão, conduzindo a enviesamentos face aos pressupostos dos modelos económicos clássicos. A influência da norma social ou, na prática, a comparação com os outros, é um dos fatores que tem vindo a ser abordado por vários autores, cujas experiências revelaram algum tipo de impacto na ação dos indivíduos, ainda que com efeitos mistos e nem sempre mensuráveis. O presente estudo apresenta evidência empírica relativa ao consumo energético de uma amostra de 212 agregados domésticos portugueses, na cidade de Évora. Com a parceria da operadora Galp Energia, foi levada a cabo uma experiência de campo natural, que consistiu no envio da comparação social e de dicas de eficiência e poupança energética para 110 agregados da amostra, durante um período de 3 meses, por forma a analisar o impacto da norma social e da informação no comportamento dos consumidores energéticos. O estudo inclui ainda a reação de alguns dos elementos do grupo de tratamento à experiência. Os dados foram analisados através do método "Differences-in-Differences" e os resultados revelaram uma influência pouco expressiva da norma social e da informação na tomada de decisão dos consumidores energéticos, bem como uma reação mista por parte dos participantes. Todavia, e embora alguns inquiridos tenham negado o impacto da comparação, parece haver um interesse em continuar a receber este tipo de relatório mensal e uma convergência entre as reações dos participantes e os comportamentos abordados pela literatura.
id RCAP_8122b0f8c4eeadeae6ccbef70a29422f
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/15716
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Economia comportamental: o impacto da norma social e da informação nas decisões de consumo energético dos portuguesesEconomia comportamentalInformaçãoNorma socialRecursos energéticosComportamento do consumidorTomada de decisãoBehavioral economicsRandomized field experimentSocial normInformationEnergy consumptionO ramo da Economia Comportamental estuda a forma como o comportamento dos consumidores afeta o seu processo de tomada de decisão, conduzindo a enviesamentos face aos pressupostos dos modelos económicos clássicos. A influência da norma social ou, na prática, a comparação com os outros, é um dos fatores que tem vindo a ser abordado por vários autores, cujas experiências revelaram algum tipo de impacto na ação dos indivíduos, ainda que com efeitos mistos e nem sempre mensuráveis. O presente estudo apresenta evidência empírica relativa ao consumo energético de uma amostra de 212 agregados domésticos portugueses, na cidade de Évora. Com a parceria da operadora Galp Energia, foi levada a cabo uma experiência de campo natural, que consistiu no envio da comparação social e de dicas de eficiência e poupança energética para 110 agregados da amostra, durante um período de 3 meses, por forma a analisar o impacto da norma social e da informação no comportamento dos consumidores energéticos. O estudo inclui ainda a reação de alguns dos elementos do grupo de tratamento à experiência. Os dados foram analisados através do método "Differences-in-Differences" e os resultados revelaram uma influência pouco expressiva da norma social e da informação na tomada de decisão dos consumidores energéticos, bem como uma reação mista por parte dos participantes. Todavia, e embora alguns inquiridos tenham negado o impacto da comparação, parece haver um interesse em continuar a receber este tipo de relatório mensal e uma convergência entre as reações dos participantes e os comportamentos abordados pela literatura.The field of Behavioral Economics studies how consumers' behavior affects their decision-making process, leading to assumptions bias that contradict classical economic models. The influence of social norm or, simply, the comparison with others, is one of the factors that has been approached by several authors, whose experiments have revealed different impacts on human action, although with mixed effects, not always measurable. The present study provides empirical evidence on the energy consumption of 212 Portuguese households in the city of Évora. With the partnership of Galp Energia, an energy company, was held a natural field experiment, which consisted of sending the social comparison as well as energy conservation and efficiency tips to 110 households of the sample, for a three-month period, in order to study the impact of social norms and information on energy consumers’ behavior. This paper also includes the reaction to the experiment from some elements of the treatment group. Applying the Differences-in-Differences method the results revealed a small and nonconclusive influence of the social norm and information on the energy consumers’ decision-making, as well as mixed reactions from the participants. However, while some respondents denied the impact of the comparison, there seems to be an interest in continuing to receive the monthly report and a convergence between participants' answers and the behaviors addressed in the literature.2018-04-26T16:27:40Z2017-11-08T00:00:00Z2017-11-082017-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/15716TID:201757931porRaposo, Rita Isabel Correia Palmainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:56:52Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/15716Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:29:16.299801Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Economia comportamental: o impacto da norma social e da informação nas decisões de consumo energético dos portugueses
title Economia comportamental: o impacto da norma social e da informação nas decisões de consumo energético dos portugueses
spellingShingle Economia comportamental: o impacto da norma social e da informação nas decisões de consumo energético dos portugueses
Raposo, Rita Isabel Correia Palma
Economia comportamental
Informação
Norma social
Recursos energéticos
Comportamento do consumidor
Tomada de decisão
Behavioral economics
Randomized field experiment
Social norm
Information
Energy consumption
title_short Economia comportamental: o impacto da norma social e da informação nas decisões de consumo energético dos portugueses
title_full Economia comportamental: o impacto da norma social e da informação nas decisões de consumo energético dos portugueses
title_fullStr Economia comportamental: o impacto da norma social e da informação nas decisões de consumo energético dos portugueses
title_full_unstemmed Economia comportamental: o impacto da norma social e da informação nas decisões de consumo energético dos portugueses
title_sort Economia comportamental: o impacto da norma social e da informação nas decisões de consumo energético dos portugueses
author Raposo, Rita Isabel Correia Palma
author_facet Raposo, Rita Isabel Correia Palma
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Raposo, Rita Isabel Correia Palma
dc.subject.por.fl_str_mv Economia comportamental
Informação
Norma social
Recursos energéticos
Comportamento do consumidor
Tomada de decisão
Behavioral economics
Randomized field experiment
Social norm
Information
Energy consumption
topic Economia comportamental
Informação
Norma social
Recursos energéticos
Comportamento do consumidor
Tomada de decisão
Behavioral economics
Randomized field experiment
Social norm
Information
Energy consumption
description O ramo da Economia Comportamental estuda a forma como o comportamento dos consumidores afeta o seu processo de tomada de decisão, conduzindo a enviesamentos face aos pressupostos dos modelos económicos clássicos. A influência da norma social ou, na prática, a comparação com os outros, é um dos fatores que tem vindo a ser abordado por vários autores, cujas experiências revelaram algum tipo de impacto na ação dos indivíduos, ainda que com efeitos mistos e nem sempre mensuráveis. O presente estudo apresenta evidência empírica relativa ao consumo energético de uma amostra de 212 agregados domésticos portugueses, na cidade de Évora. Com a parceria da operadora Galp Energia, foi levada a cabo uma experiência de campo natural, que consistiu no envio da comparação social e de dicas de eficiência e poupança energética para 110 agregados da amostra, durante um período de 3 meses, por forma a analisar o impacto da norma social e da informação no comportamento dos consumidores energéticos. O estudo inclui ainda a reação de alguns dos elementos do grupo de tratamento à experiência. Os dados foram analisados através do método "Differences-in-Differences" e os resultados revelaram uma influência pouco expressiva da norma social e da informação na tomada de decisão dos consumidores energéticos, bem como uma reação mista por parte dos participantes. Todavia, e embora alguns inquiridos tenham negado o impacto da comparação, parece haver um interesse em continuar a receber este tipo de relatório mensal e uma convergência entre as reações dos participantes e os comportamentos abordados pela literatura.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-08T00:00:00Z
2017-11-08
2017-09
2018-04-26T16:27:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/15716
TID:201757931
url http://hdl.handle.net/10071/15716
identifier_str_mv TID:201757931
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134854501105664