O contributo dos jogos para a predisposição dos alunos para a Matemática e na sua aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/12016 |
Resumo: | O artigo apresenta uma investigação sobre o impacto dos jogos matemáticos na predisposição dos alunos para a Matemática e na compreensão dos conteúdos desta disciplina, realizada em 2015, com uma turma de 24 alunos do 3.º ano, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada. No presente artigo, é analisada somente uma parte do objeto de estudo: a influência dos jogos na predisposição para a Matemática. Para o efeito, implementou-se a rotina “Jogos Matemáticos”, tendo os alunos realizado diferentes jogos de regras, relacionados com os conteúdos lecionados,que implicavam estratégias de cálculo mental. Foi analisada a sua atitude durante os jogos através de grelhas de registo e comparadas as respostas a um questionário de avaliação da predisposição para a Matemática, aplicado antes e no final do período de intervenção. Foram estudados os seus registos durante os jogos e as suas respostas aos questionários de avaliação de cada jogo e ao questionário de apreciação global dos jogos realizados. Adicionalmente, realizaram-se notas de campo e entrevistas informais a cinco alunos diagnosticados com uma baixa predisposição para a Matemática. Concluiu-se que, apesar de os jogos matemáticos não terem melhorado significativamente a predisposição dos cinco alunos para a Matemática, a turma reconheceu que contribuíram para um maior interesse por esta disciplina, tendo-se verificado a sua contribuição para a consolidação dos conteúdos lecionados, no desenvolvimento do cálculo mental e da cooperação. |
id |
RCAP_8126a4620933967016a8fcd186d517c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12016 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O contributo dos jogos para a predisposição dos alunos para a Matemática e na sua aprendizagemJogos matemáticosMatemáticaAprendizagem matemáticaO artigo apresenta uma investigação sobre o impacto dos jogos matemáticos na predisposição dos alunos para a Matemática e na compreensão dos conteúdos desta disciplina, realizada em 2015, com uma turma de 24 alunos do 3.º ano, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada. No presente artigo, é analisada somente uma parte do objeto de estudo: a influência dos jogos na predisposição para a Matemática. Para o efeito, implementou-se a rotina “Jogos Matemáticos”, tendo os alunos realizado diferentes jogos de regras, relacionados com os conteúdos lecionados,que implicavam estratégias de cálculo mental. Foi analisada a sua atitude durante os jogos através de grelhas de registo e comparadas as respostas a um questionário de avaliação da predisposição para a Matemática, aplicado antes e no final do período de intervenção. Foram estudados os seus registos durante os jogos e as suas respostas aos questionários de avaliação de cada jogo e ao questionário de apreciação global dos jogos realizados. Adicionalmente, realizaram-se notas de campo e entrevistas informais a cinco alunos diagnosticados com uma baixa predisposição para a Matemática. Concluiu-se que, apesar de os jogos matemáticos não terem melhorado significativamente a predisposição dos cinco alunos para a Matemática, a turma reconheceu que contribuíram para um maior interesse por esta disciplina, tendo-se verificado a sua contribuição para a consolidação dos conteúdos lecionados, no desenvolvimento do cálculo mental e da cooperação.CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos EducacionaisRCIPLGaspar, Inês DinisRodrigues, Margarida2020-07-07T11:04:06Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/12016porGaspar, I., Rodrigues, M. (2017) O contributo dos jogos para a predisposição dos alunos para a Matemática e na sua aprendizagem in Pires, C., Lino, D., Madureira, I., Rodrigues, M., Falcão, M. Atas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (222-236) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais978-989-8912-00-8info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:04:05Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12016Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:11.298746Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O contributo dos jogos para a predisposição dos alunos para a Matemática e na sua aprendizagem |
title |
O contributo dos jogos para a predisposição dos alunos para a Matemática e na sua aprendizagem |
spellingShingle |
O contributo dos jogos para a predisposição dos alunos para a Matemática e na sua aprendizagem Gaspar, Inês Dinis Jogos matemáticos Matemática Aprendizagem matemática |
title_short |
O contributo dos jogos para a predisposição dos alunos para a Matemática e na sua aprendizagem |
title_full |
O contributo dos jogos para a predisposição dos alunos para a Matemática e na sua aprendizagem |
title_fullStr |
O contributo dos jogos para a predisposição dos alunos para a Matemática e na sua aprendizagem |
title_full_unstemmed |
O contributo dos jogos para a predisposição dos alunos para a Matemática e na sua aprendizagem |
title_sort |
O contributo dos jogos para a predisposição dos alunos para a Matemática e na sua aprendizagem |
author |
Gaspar, Inês Dinis |
author_facet |
Gaspar, Inês Dinis Rodrigues, Margarida |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Margarida |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gaspar, Inês Dinis Rodrigues, Margarida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos matemáticos Matemática Aprendizagem matemática |
topic |
Jogos matemáticos Matemática Aprendizagem matemática |
description |
O artigo apresenta uma investigação sobre o impacto dos jogos matemáticos na predisposição dos alunos para a Matemática e na compreensão dos conteúdos desta disciplina, realizada em 2015, com uma turma de 24 alunos do 3.º ano, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada. No presente artigo, é analisada somente uma parte do objeto de estudo: a influência dos jogos na predisposição para a Matemática. Para o efeito, implementou-se a rotina “Jogos Matemáticos”, tendo os alunos realizado diferentes jogos de regras, relacionados com os conteúdos lecionados,que implicavam estratégias de cálculo mental. Foi analisada a sua atitude durante os jogos através de grelhas de registo e comparadas as respostas a um questionário de avaliação da predisposição para a Matemática, aplicado antes e no final do período de intervenção. Foram estudados os seus registos durante os jogos e as suas respostas aos questionários de avaliação de cada jogo e ao questionário de apreciação global dos jogos realizados. Adicionalmente, realizaram-se notas de campo e entrevistas informais a cinco alunos diagnosticados com uma baixa predisposição para a Matemática. Concluiu-se que, apesar de os jogos matemáticos não terem melhorado significativamente a predisposição dos cinco alunos para a Matemática, a turma reconheceu que contribuíram para um maior interesse por esta disciplina, tendo-se verificado a sua contribuição para a consolidação dos conteúdos lecionados, no desenvolvimento do cálculo mental e da cooperação. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z 2020-07-07T11:04:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/12016 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/12016 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Gaspar, I., Rodrigues, M. (2017) O contributo dos jogos para a predisposição dos alunos para a Matemática e na sua aprendizagem in Pires, C., Lino, D., Madureira, I., Rodrigues, M., Falcão, M. Atas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (222-236) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais 978-989-8912-00-8 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133470170021888 |