O contributo dos jogos para a predisposição dos alunos para a Matemática e na sua aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gaspar, Inês Dinis
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Rodrigues, Margarida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/12016
Resumo: O artigo apresenta uma investigação sobre o impacto dos jogos matemáticos na predisposição dos alunos para a Matemática e na compreensão dos conteúdos desta disciplina, realizada em 2015, com uma turma de 24 alunos do 3.º ano, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada. No presente artigo, é analisada somente uma parte do objeto de estudo: a influência dos jogos na predisposição para a Matemática. Para o efeito, implementou-se a rotina “Jogos Matemáticos”, tendo os alunos realizado diferentes jogos de regras, relacionados com os conteúdos lecionados,que implicavam estratégias de cálculo mental. Foi analisada a sua atitude durante os jogos através de grelhas de registo e comparadas as respostas a um questionário de avaliação da predisposição para a Matemática, aplicado antes e no final do período de intervenção. Foram estudados os seus registos durante os jogos e as suas respostas aos questionários de avaliação de cada jogo e ao questionário de apreciação global dos jogos realizados. Adicionalmente, realizaram-se notas de campo e entrevistas informais a cinco alunos diagnosticados com uma baixa predisposição para a Matemática. Concluiu-se que, apesar de os jogos matemáticos não terem melhorado significativamente a predisposição dos cinco alunos para a Matemática, a turma reconheceu que contribuíram para um maior interesse por esta disciplina, tendo-se verificado a sua contribuição para a consolidação dos conteúdos lecionados, no desenvolvimento do cálculo mental e da cooperação.
id RCAP_8126a4620933967016a8fcd186d517c7
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12016
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O contributo dos jogos para a predisposição dos alunos para a Matemática e na sua aprendizagemJogos matemáticosMatemáticaAprendizagem matemáticaO artigo apresenta uma investigação sobre o impacto dos jogos matemáticos na predisposição dos alunos para a Matemática e na compreensão dos conteúdos desta disciplina, realizada em 2015, com uma turma de 24 alunos do 3.º ano, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada. No presente artigo, é analisada somente uma parte do objeto de estudo: a influência dos jogos na predisposição para a Matemática. Para o efeito, implementou-se a rotina “Jogos Matemáticos”, tendo os alunos realizado diferentes jogos de regras, relacionados com os conteúdos lecionados,que implicavam estratégias de cálculo mental. Foi analisada a sua atitude durante os jogos através de grelhas de registo e comparadas as respostas a um questionário de avaliação da predisposição para a Matemática, aplicado antes e no final do período de intervenção. Foram estudados os seus registos durante os jogos e as suas respostas aos questionários de avaliação de cada jogo e ao questionário de apreciação global dos jogos realizados. Adicionalmente, realizaram-se notas de campo e entrevistas informais a cinco alunos diagnosticados com uma baixa predisposição para a Matemática. Concluiu-se que, apesar de os jogos matemáticos não terem melhorado significativamente a predisposição dos cinco alunos para a Matemática, a turma reconheceu que contribuíram para um maior interesse por esta disciplina, tendo-se verificado a sua contribuição para a consolidação dos conteúdos lecionados, no desenvolvimento do cálculo mental e da cooperação.CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos EducacionaisRCIPLGaspar, Inês DinisRodrigues, Margarida2020-07-07T11:04:06Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/12016porGaspar, I., Rodrigues, M. (2017) O contributo dos jogos para a predisposição dos alunos para a Matemática e na sua aprendizagem in Pires, C., Lino, D., Madureira, I., Rodrigues, M., Falcão, M. Atas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (222-236) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais978-989-8912-00-8info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:04:05Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12016Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:11.298746Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O contributo dos jogos para a predisposição dos alunos para a Matemática e na sua aprendizagem
title O contributo dos jogos para a predisposição dos alunos para a Matemática e na sua aprendizagem
spellingShingle O contributo dos jogos para a predisposição dos alunos para a Matemática e na sua aprendizagem
Gaspar, Inês Dinis
Jogos matemáticos
Matemática
Aprendizagem matemática
title_short O contributo dos jogos para a predisposição dos alunos para a Matemática e na sua aprendizagem
title_full O contributo dos jogos para a predisposição dos alunos para a Matemática e na sua aprendizagem
title_fullStr O contributo dos jogos para a predisposição dos alunos para a Matemática e na sua aprendizagem
title_full_unstemmed O contributo dos jogos para a predisposição dos alunos para a Matemática e na sua aprendizagem
title_sort O contributo dos jogos para a predisposição dos alunos para a Matemática e na sua aprendizagem
author Gaspar, Inês Dinis
author_facet Gaspar, Inês Dinis
Rodrigues, Margarida
author_role author
author2 Rodrigues, Margarida
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Gaspar, Inês Dinis
Rodrigues, Margarida
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos matemáticos
Matemática
Aprendizagem matemática
topic Jogos matemáticos
Matemática
Aprendizagem matemática
description O artigo apresenta uma investigação sobre o impacto dos jogos matemáticos na predisposição dos alunos para a Matemática e na compreensão dos conteúdos desta disciplina, realizada em 2015, com uma turma de 24 alunos do 3.º ano, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada. No presente artigo, é analisada somente uma parte do objeto de estudo: a influência dos jogos na predisposição para a Matemática. Para o efeito, implementou-se a rotina “Jogos Matemáticos”, tendo os alunos realizado diferentes jogos de regras, relacionados com os conteúdos lecionados,que implicavam estratégias de cálculo mental. Foi analisada a sua atitude durante os jogos através de grelhas de registo e comparadas as respostas a um questionário de avaliação da predisposição para a Matemática, aplicado antes e no final do período de intervenção. Foram estudados os seus registos durante os jogos e as suas respostas aos questionários de avaliação de cada jogo e ao questionário de apreciação global dos jogos realizados. Adicionalmente, realizaram-se notas de campo e entrevistas informais a cinco alunos diagnosticados com uma baixa predisposição para a Matemática. Concluiu-se que, apesar de os jogos matemáticos não terem melhorado significativamente a predisposição dos cinco alunos para a Matemática, a turma reconheceu que contribuíram para um maior interesse por esta disciplina, tendo-se verificado a sua contribuição para a consolidação dos conteúdos lecionados, no desenvolvimento do cálculo mental e da cooperação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2020-07-07T11:04:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/12016
url http://hdl.handle.net/10400.21/12016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Gaspar, I., Rodrigues, M. (2017) O contributo dos jogos para a predisposição dos alunos para a Matemática e na sua aprendizagem in Pires, C., Lino, D., Madureira, I., Rodrigues, M., Falcão, M. Atas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (222-236) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
978-989-8912-00-8
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
publisher.none.fl_str_mv CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133470170021888