Aprendizagem do tempo num ambiente lúdico com alunos do 2º ano do 1º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ana Cecília Leitão
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/37783
Resumo: O Relatório Final do Mestrado denominado “A aprendizagem do tempo num ambiente lúdico com alunos do 2º ano do 1º CEB” descreve de forma sucinta, o Estágio em 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico. O Relatório Final apresenta, também, uma investigação de natureza qualitativa, descritiva e interpretativa que pretende dar resposta a duas questões seguintes: Que oportunidades de aprendizagem, o estudo que utiliza histórias, jogos, manipulativos etc, para realçar a compreensão do tempo e sua medida, ofereceu? e Qual o papel da Investigadora na orquestração das atividades dos/as alunos/as? Os resultados desta pesquisa apontam que os/as alunos/as do 2º ano do 1º CEB, neste ambiente sociocultural lúdico, participaram ativamente para compreender o conceito matemático de tempo através da representação das suas próprias ideias e de as ligar às suas experiências reais do dia a dia, envolvendo conceitos e processos matemáticos. Relativamente à leitura de tempo num relógio analógico os/as alunos/as utilizaram: o conhecimento de fração; estratégias “número de horas” e “tempo absoluto”; o ponteiro das horas foi de forma significativa mais desafiante a posicionar de forma exata, do que o ponteiro dos minutos.
id RCAP_821e438a7ef8afda7d748f4519c66ad4
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/37783
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprendizagem do tempo num ambiente lúdico com alunos do 2º ano do 1º CEBEstágio em 1º CEBCompreensão do Tempo MatemáticoRelógio AnalógicoTempo LúdicoOrquestraçãoAlunos do Básico 1º CicloO Relatório Final do Mestrado denominado “A aprendizagem do tempo num ambiente lúdico com alunos do 2º ano do 1º CEB” descreve de forma sucinta, o Estágio em 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico. O Relatório Final apresenta, também, uma investigação de natureza qualitativa, descritiva e interpretativa que pretende dar resposta a duas questões seguintes: Que oportunidades de aprendizagem, o estudo que utiliza histórias, jogos, manipulativos etc, para realçar a compreensão do tempo e sua medida, ofereceu? e Qual o papel da Investigadora na orquestração das atividades dos/as alunos/as? Os resultados desta pesquisa apontam que os/as alunos/as do 2º ano do 1º CEB, neste ambiente sociocultural lúdico, participaram ativamente para compreender o conceito matemático de tempo através da representação das suas próprias ideias e de as ligar às suas experiências reais do dia a dia, envolvendo conceitos e processos matemáticos. Relativamente à leitura de tempo num relógio analógico os/as alunos/as utilizaram: o conhecimento de fração; estratégias “número de horas” e “tempo absoluto”; o ponteiro das horas foi de forma significativa mais desafiante a posicionar de forma exata, do que o ponteiro dos minutos.Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948-Repositório ComumFerreira, Ana Cecília Leitão2021-10-25T13:26:25Z2021-01-01T00:00:00Z2021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/37783202768252porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:28Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/37783Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:11.814073Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem do tempo num ambiente lúdico com alunos do 2º ano do 1º CEB
title Aprendizagem do tempo num ambiente lúdico com alunos do 2º ano do 1º CEB
spellingShingle Aprendizagem do tempo num ambiente lúdico com alunos do 2º ano do 1º CEB
Ferreira, Ana Cecília Leitão
Estágio em 1º CEB
Compreensão do Tempo Matemático
Relógio Analógico
Tempo Lúdico
Orquestração
Alunos do Básico 1º Ciclo
title_short Aprendizagem do tempo num ambiente lúdico com alunos do 2º ano do 1º CEB
title_full Aprendizagem do tempo num ambiente lúdico com alunos do 2º ano do 1º CEB
title_fullStr Aprendizagem do tempo num ambiente lúdico com alunos do 2º ano do 1º CEB
title_full_unstemmed Aprendizagem do tempo num ambiente lúdico com alunos do 2º ano do 1º CEB
title_sort Aprendizagem do tempo num ambiente lúdico com alunos do 2º ano do 1º CEB
author Ferreira, Ana Cecília Leitão
author_facet Ferreira, Ana Cecília Leitão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Ana Cecília Leitão
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio em 1º CEB
Compreensão do Tempo Matemático
Relógio Analógico
Tempo Lúdico
Orquestração
Alunos do Básico 1º Ciclo
topic Estágio em 1º CEB
Compreensão do Tempo Matemático
Relógio Analógico
Tempo Lúdico
Orquestração
Alunos do Básico 1º Ciclo
description O Relatório Final do Mestrado denominado “A aprendizagem do tempo num ambiente lúdico com alunos do 2º ano do 1º CEB” descreve de forma sucinta, o Estágio em 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico. O Relatório Final apresenta, também, uma investigação de natureza qualitativa, descritiva e interpretativa que pretende dar resposta a duas questões seguintes: Que oportunidades de aprendizagem, o estudo que utiliza histórias, jogos, manipulativos etc, para realçar a compreensão do tempo e sua medida, ofereceu? e Qual o papel da Investigadora na orquestração das atividades dos/as alunos/as? Os resultados desta pesquisa apontam que os/as alunos/as do 2º ano do 1º CEB, neste ambiente sociocultural lúdico, participaram ativamente para compreender o conceito matemático de tempo através da representação das suas próprias ideias e de as ligar às suas experiências reais do dia a dia, envolvendo conceitos e processos matemáticos. Relativamente à leitura de tempo num relógio analógico os/as alunos/as utilizaram: o conhecimento de fração; estratégias “número de horas” e “tempo absoluto”; o ponteiro das horas foi de forma significativa mais desafiante a posicionar de forma exata, do que o ponteiro dos minutos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-25T13:26:25Z
2021-01-01T00:00:00Z
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/37783
202768252
url http://hdl.handle.net/10400.26/37783
identifier_str_mv 202768252
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130034719424512