Aprendizagem do tempo num ambiente lúdico com alunos do 2º ano do 1º CEB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/37783 |
Resumo: | O Relatório Final do Mestrado denominado “A aprendizagem do tempo num ambiente lúdico com alunos do 2º ano do 1º CEB” descreve de forma sucinta, o Estágio em 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico. O Relatório Final apresenta, também, uma investigação de natureza qualitativa, descritiva e interpretativa que pretende dar resposta a duas questões seguintes: Que oportunidades de aprendizagem, o estudo que utiliza histórias, jogos, manipulativos etc, para realçar a compreensão do tempo e sua medida, ofereceu? e Qual o papel da Investigadora na orquestração das atividades dos/as alunos/as? Os resultados desta pesquisa apontam que os/as alunos/as do 2º ano do 1º CEB, neste ambiente sociocultural lúdico, participaram ativamente para compreender o conceito matemático de tempo através da representação das suas próprias ideias e de as ligar às suas experiências reais do dia a dia, envolvendo conceitos e processos matemáticos. Relativamente à leitura de tempo num relógio analógico os/as alunos/as utilizaram: o conhecimento de fração; estratégias “número de horas” e “tempo absoluto”; o ponteiro das horas foi de forma significativa mais desafiante a posicionar de forma exata, do que o ponteiro dos minutos. |
id |
RCAP_821e438a7ef8afda7d748f4519c66ad4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/37783 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprendizagem do tempo num ambiente lúdico com alunos do 2º ano do 1º CEBEstágio em 1º CEBCompreensão do Tempo MatemáticoRelógio AnalógicoTempo LúdicoOrquestraçãoAlunos do Básico 1º CicloO Relatório Final do Mestrado denominado “A aprendizagem do tempo num ambiente lúdico com alunos do 2º ano do 1º CEB” descreve de forma sucinta, o Estágio em 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico. O Relatório Final apresenta, também, uma investigação de natureza qualitativa, descritiva e interpretativa que pretende dar resposta a duas questões seguintes: Que oportunidades de aprendizagem, o estudo que utiliza histórias, jogos, manipulativos etc, para realçar a compreensão do tempo e sua medida, ofereceu? e Qual o papel da Investigadora na orquestração das atividades dos/as alunos/as? Os resultados desta pesquisa apontam que os/as alunos/as do 2º ano do 1º CEB, neste ambiente sociocultural lúdico, participaram ativamente para compreender o conceito matemático de tempo através da representação das suas próprias ideias e de as ligar às suas experiências reais do dia a dia, envolvendo conceitos e processos matemáticos. Relativamente à leitura de tempo num relógio analógico os/as alunos/as utilizaram: o conhecimento de fração; estratégias “número de horas” e “tempo absoluto”; o ponteiro das horas foi de forma significativa mais desafiante a posicionar de forma exata, do que o ponteiro dos minutos.Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948-Repositório ComumFerreira, Ana Cecília Leitão2021-10-25T13:26:25Z2021-01-01T00:00:00Z2021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/37783202768252porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:28Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/37783Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:11.814073Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem do tempo num ambiente lúdico com alunos do 2º ano do 1º CEB |
title |
Aprendizagem do tempo num ambiente lúdico com alunos do 2º ano do 1º CEB |
spellingShingle |
Aprendizagem do tempo num ambiente lúdico com alunos do 2º ano do 1º CEB Ferreira, Ana Cecília Leitão Estágio em 1º CEB Compreensão do Tempo Matemático Relógio Analógico Tempo Lúdico Orquestração Alunos do Básico 1º Ciclo |
title_short |
Aprendizagem do tempo num ambiente lúdico com alunos do 2º ano do 1º CEB |
title_full |
Aprendizagem do tempo num ambiente lúdico com alunos do 2º ano do 1º CEB |
title_fullStr |
Aprendizagem do tempo num ambiente lúdico com alunos do 2º ano do 1º CEB |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem do tempo num ambiente lúdico com alunos do 2º ano do 1º CEB |
title_sort |
Aprendizagem do tempo num ambiente lúdico com alunos do 2º ano do 1º CEB |
author |
Ferreira, Ana Cecília Leitão |
author_facet |
Ferreira, Ana Cecília Leitão |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Ana Cecília Leitão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio em 1º CEB Compreensão do Tempo Matemático Relógio Analógico Tempo Lúdico Orquestração Alunos do Básico 1º Ciclo |
topic |
Estágio em 1º CEB Compreensão do Tempo Matemático Relógio Analógico Tempo Lúdico Orquestração Alunos do Básico 1º Ciclo |
description |
O Relatório Final do Mestrado denominado “A aprendizagem do tempo num ambiente lúdico com alunos do 2º ano do 1º CEB” descreve de forma sucinta, o Estágio em 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico. O Relatório Final apresenta, também, uma investigação de natureza qualitativa, descritiva e interpretativa que pretende dar resposta a duas questões seguintes: Que oportunidades de aprendizagem, o estudo que utiliza histórias, jogos, manipulativos etc, para realçar a compreensão do tempo e sua medida, ofereceu? e Qual o papel da Investigadora na orquestração das atividades dos/as alunos/as? Os resultados desta pesquisa apontam que os/as alunos/as do 2º ano do 1º CEB, neste ambiente sociocultural lúdico, participaram ativamente para compreender o conceito matemático de tempo através da representação das suas próprias ideias e de as ligar às suas experiências reais do dia a dia, envolvendo conceitos e processos matemáticos. Relativamente à leitura de tempo num relógio analógico os/as alunos/as utilizaram: o conhecimento de fração; estratégias “número de horas” e “tempo absoluto”; o ponteiro das horas foi de forma significativa mais desafiante a posicionar de forma exata, do que o ponteiro dos minutos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-25T13:26:25Z 2021-01-01T00:00:00Z 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/37783 202768252 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/37783 |
identifier_str_mv |
202768252 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130034719424512 |