O texto literário na promoção da competência comunicativa intercultural em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/66160 |
Resumo: | O presente relatório descreve e analisa a experiência do seu autor durante o respetivo estágio de ensino de Inglês e de Espanhol na Escola Secundária da Ramada, Odivelas, no ano letivo de 2017/2018. Num contexto histórico em que há uma desconfiança em relação aos migrantes assim como uma emergência de sentimentos nativistas e nacionalistas na maioria dos países ocidentais, o presente relatório propõe um modelo em que a abordagem do texto literário através de alguns princípios da teoria de resposta do leitor e do content-based approach pode promover alguns dos objetivos do quadro teórico de competência comunicativa intercultural de Byram, bem como do seu modelo de educação para a cidadania intercultural. O marco teórico norteou a prática de investigação-ação com turmas do 7.º ao 12.º ano de escolaridade. Os resultados qualitativos do estudo revelam que a maioria dos estudantes desenvolveram principalmente atividades da língua como a compreensão e a expressão escrita, adquiriram competências para o mercado de trabalho como o pensamento crítico e o trabalho cooperativo, e desenvolveram empatia em relação a outros grupos sociais enquanto desenvolviam uma consciencialização crítica (inter)cultural sobre a própria cultura. |
id |
RCAP_822074c74d3ac243e82f0551c329fb27 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/66160 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O texto literário na promoção da competência comunicativa intercultural em sala de aulaTexto literárioEducação para a Cidadania Intercultural,Competência Comunicativa InterculturalTeoria de resposta do leitorContent-based approachInvestigação-açãoLiterary textIntercultural Communicative CompetenceIntercultural Citizenship EducationReader-response criticismAction researchDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasO presente relatório descreve e analisa a experiência do seu autor durante o respetivo estágio de ensino de Inglês e de Espanhol na Escola Secundária da Ramada, Odivelas, no ano letivo de 2017/2018. Num contexto histórico em que há uma desconfiança em relação aos migrantes assim como uma emergência de sentimentos nativistas e nacionalistas na maioria dos países ocidentais, o presente relatório propõe um modelo em que a abordagem do texto literário através de alguns princípios da teoria de resposta do leitor e do content-based approach pode promover alguns dos objetivos do quadro teórico de competência comunicativa intercultural de Byram, bem como do seu modelo de educação para a cidadania intercultural. O marco teórico norteou a prática de investigação-ação com turmas do 7.º ao 12.º ano de escolaridade. Os resultados qualitativos do estudo revelam que a maioria dos estudantes desenvolveram principalmente atividades da língua como a compreensão e a expressão escrita, adquiriram competências para o mercado de trabalho como o pensamento crítico e o trabalho cooperativo, e desenvolveram empatia em relação a outros grupos sociais enquanto desenvolviam uma consciencialização crítica (inter)cultural sobre a própria cultura.This report describes and analyses its author’s experience in his practicum in teaching English and Spanish at Escola Secundária da Ramada, Odivelas, during the school year 2017/2018. In a historical context in which there is a distrust of migrants, and an emergence of a nativist and nationalistic sentiment among most Western countries, this report proposes a model in which a reader-response and content-based approach to literary texts in the foreign language classroom may promote some of the goals of Byram’s intercultural communicative competence framework as well as his model of intercultural citizenship education. The theoretical framework was used to support action research in classrooms ranging from the 7th to the 12th year. The qualitative results of the study show that most of the students developed particularly their reading and writing skills, acquired essential competences for the job market such as critical thinking and collaborative work, and developed empathy towards other social groups while developing an (inter)cultural awareness about their own culture.Matos, Ana Alexandra Gonçalves Veloso eVila, Maria Neus LagunasRUNFerreira, João Paulo Lourenço2022-03-13T01:30:46Z2019-03-132019-03-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/66160TID:202209750porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:31:31Zoai:run.unl.pt:10362/66160Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:34:28.791661Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O texto literário na promoção da competência comunicativa intercultural em sala de aula |
title |
O texto literário na promoção da competência comunicativa intercultural em sala de aula |
spellingShingle |
O texto literário na promoção da competência comunicativa intercultural em sala de aula Ferreira, João Paulo Lourenço Texto literário Educação para a Cidadania Intercultural, Competência Comunicativa Intercultural Teoria de resposta do leitor Content-based approach Investigação-ação Literary text Intercultural Communicative Competence Intercultural Citizenship Education Reader-response criticism Action research Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
title_short |
O texto literário na promoção da competência comunicativa intercultural em sala de aula |
title_full |
O texto literário na promoção da competência comunicativa intercultural em sala de aula |
title_fullStr |
O texto literário na promoção da competência comunicativa intercultural em sala de aula |
title_full_unstemmed |
O texto literário na promoção da competência comunicativa intercultural em sala de aula |
title_sort |
O texto literário na promoção da competência comunicativa intercultural em sala de aula |
author |
Ferreira, João Paulo Lourenço |
author_facet |
Ferreira, João Paulo Lourenço |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Matos, Ana Alexandra Gonçalves Veloso e Vila, Maria Neus Lagunas RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, João Paulo Lourenço |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Texto literário Educação para a Cidadania Intercultural, Competência Comunicativa Intercultural Teoria de resposta do leitor Content-based approach Investigação-ação Literary text Intercultural Communicative Competence Intercultural Citizenship Education Reader-response criticism Action research Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
topic |
Texto literário Educação para a Cidadania Intercultural, Competência Comunicativa Intercultural Teoria de resposta do leitor Content-based approach Investigação-ação Literary text Intercultural Communicative Competence Intercultural Citizenship Education Reader-response criticism Action research Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
description |
O presente relatório descreve e analisa a experiência do seu autor durante o respetivo estágio de ensino de Inglês e de Espanhol na Escola Secundária da Ramada, Odivelas, no ano letivo de 2017/2018. Num contexto histórico em que há uma desconfiança em relação aos migrantes assim como uma emergência de sentimentos nativistas e nacionalistas na maioria dos países ocidentais, o presente relatório propõe um modelo em que a abordagem do texto literário através de alguns princípios da teoria de resposta do leitor e do content-based approach pode promover alguns dos objetivos do quadro teórico de competência comunicativa intercultural de Byram, bem como do seu modelo de educação para a cidadania intercultural. O marco teórico norteou a prática de investigação-ação com turmas do 7.º ao 12.º ano de escolaridade. Os resultados qualitativos do estudo revelam que a maioria dos estudantes desenvolveram principalmente atividades da língua como a compreensão e a expressão escrita, adquiriram competências para o mercado de trabalho como o pensamento crítico e o trabalho cooperativo, e desenvolveram empatia em relação a outros grupos sociais enquanto desenvolviam uma consciencialização crítica (inter)cultural sobre a própria cultura. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-13 2019-03-13T00:00:00Z 2022-03-13T01:30:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/66160 TID:202209750 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/66160 |
identifier_str_mv |
TID:202209750 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137966501658624 |