Integração das tecnologias da informação e comunicação na formação docente em Portugal (2005-2010)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Natália
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Sobral, Maria Neide
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/3135
Resumo: Esse estudo teve como objetivo analisar, a partir das narrativas orais, os discursos de professores pesquisadores vinculados à Universidade Aberta de Portugal e à Universidade de Aveiro sobre a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação à Educação no período de 2005 a 2010. O recorte temporal se deu em razão das mudanças provocadas pelo Processo de Bolonha no ensino superior, notadamente na formação docente inicial e continuada nas modalidades de ensino a distância e presencial – o e-learning e o b-learning. A motivação desse trabalho foi a de entender, no jogo de enunciações desses discursos, possíveis interconexões de imposição, trocas, negociações e consenso sobre o fazer/pensar pedagógico com a integração das Tecnologias da Comunicação e Informação (TIC) à educação. Com a compreensão do conceito de discurso de Michel Foucault, considerado como prática que efetivamente forma o objeto de que fala, analisou-se os enunciados em narrativas orais de professores pesquisadores das instituições referidas, destacando elementos significativos do discurso pedagógico em Portugal e da emergência de uma possível pedagogia online de natureza intercultural.
id RCAP_822c152042044b95c5190387959c2251
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/3135
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Integração das tecnologias da informação e comunicação na formação docente em Portugal (2005-2010)Pedagogia onlineTecnologia da informação e comunicaçãoEnsino a distânciaProcesso de BolonhaEsse estudo teve como objetivo analisar, a partir das narrativas orais, os discursos de professores pesquisadores vinculados à Universidade Aberta de Portugal e à Universidade de Aveiro sobre a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação à Educação no período de 2005 a 2010. O recorte temporal se deu em razão das mudanças provocadas pelo Processo de Bolonha no ensino superior, notadamente na formação docente inicial e continuada nas modalidades de ensino a distância e presencial – o e-learning e o b-learning. A motivação desse trabalho foi a de entender, no jogo de enunciações desses discursos, possíveis interconexões de imposição, trocas, negociações e consenso sobre o fazer/pensar pedagógico com a integração das Tecnologias da Comunicação e Informação (TIC) à educação. Com a compreensão do conceito de discurso de Michel Foucault, considerado como prática que efetivamente forma o objeto de que fala, analisou-se os enunciados em narrativas orais de professores pesquisadores das instituições referidas, destacando elementos significativos do discurso pedagógico em Portugal e da emergência de uma possível pedagogia online de natureza intercultural.Repositório AbertoRamos, NatáliaSobral, Maria Neide2014-05-03T14:20:09Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/3135porRamos, Natália; Sobral, Maria Neide - Integração das tecnologias da informação e comunicação na formação docente em Portugal (2005-2010). "Revista Praxis Educacional" [Em linha]. ISSN 1809-0249 (Print) ISSN 2178-2679 (Online). Vol. 9, nº 14 (Jan./Jun 2013), p. 103-1231809-0249info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:17:54Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/3135Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:44:29.041989Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Integração das tecnologias da informação e comunicação na formação docente em Portugal (2005-2010)
title Integração das tecnologias da informação e comunicação na formação docente em Portugal (2005-2010)
spellingShingle Integração das tecnologias da informação e comunicação na formação docente em Portugal (2005-2010)
Ramos, Natália
Pedagogia online
Tecnologia da informação e comunicação
Ensino a distância
Processo de Bolonha
title_short Integração das tecnologias da informação e comunicação na formação docente em Portugal (2005-2010)
title_full Integração das tecnologias da informação e comunicação na formação docente em Portugal (2005-2010)
title_fullStr Integração das tecnologias da informação e comunicação na formação docente em Portugal (2005-2010)
title_full_unstemmed Integração das tecnologias da informação e comunicação na formação docente em Portugal (2005-2010)
title_sort Integração das tecnologias da informação e comunicação na formação docente em Portugal (2005-2010)
author Ramos, Natália
author_facet Ramos, Natália
Sobral, Maria Neide
author_role author
author2 Sobral, Maria Neide
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Natália
Sobral, Maria Neide
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia online
Tecnologia da informação e comunicação
Ensino a distância
Processo de Bolonha
topic Pedagogia online
Tecnologia da informação e comunicação
Ensino a distância
Processo de Bolonha
description Esse estudo teve como objetivo analisar, a partir das narrativas orais, os discursos de professores pesquisadores vinculados à Universidade Aberta de Portugal e à Universidade de Aveiro sobre a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação à Educação no período de 2005 a 2010. O recorte temporal se deu em razão das mudanças provocadas pelo Processo de Bolonha no ensino superior, notadamente na formação docente inicial e continuada nas modalidades de ensino a distância e presencial – o e-learning e o b-learning. A motivação desse trabalho foi a de entender, no jogo de enunciações desses discursos, possíveis interconexões de imposição, trocas, negociações e consenso sobre o fazer/pensar pedagógico com a integração das Tecnologias da Comunicação e Informação (TIC) à educação. Com a compreensão do conceito de discurso de Michel Foucault, considerado como prática que efetivamente forma o objeto de que fala, analisou-se os enunciados em narrativas orais de professores pesquisadores das instituições referidas, destacando elementos significativos do discurso pedagógico em Portugal e da emergência de uma possível pedagogia online de natureza intercultural.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2014-05-03T14:20:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/3135
url http://hdl.handle.net/10400.2/3135
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ramos, Natália; Sobral, Maria Neide - Integração das tecnologias da informação e comunicação na formação docente em Portugal (2005-2010). "Revista Praxis Educacional" [Em linha]. ISSN 1809-0249 (Print) ISSN 2178-2679 (Online). Vol. 9, nº 14 (Jan./Jun 2013), p. 103-123
1809-0249
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135015396704256