Empoderamento das relações públicas: a visão estratégica do consultor a partir do caso Pure Ativism
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/49364 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas) |
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Empoderamento das relações públicas: a visão estratégica do consultor a partir do caso Pure AtivismEmpowerment of public relations: the strategic vision of the PR consultant through the Pure Ativism caseRelações públicasGestão estratégicaStakeholdersComunicaçãoPublic relationsStrategic managementStakeholdersCommunicationsCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)O profissional de Relações Públicas tem conseguido, ao longo do tempo, desprender-se do papel de figurante, afirmando-se cada vez mais como um elemento essencial junto das instituições. De acordo com numerosos autores, há igualmente uma crescente necessidade para que as Relações Públicas sejam hoje compreendidas como uma disciplina administrativa, isto é, como um instrumento capaz de executar uma gestão estratégica de relacionamentos entre os vários grupos de stakeholders – internos e externos – de uma qualquer organização. A interdependência entre a organização e os seus públicos cria, então, a necessidade de recorrer às Relações Públicas (Grunig, 2001). Assim sendo, se o sucesso organizacional depende da circulação de informação dentro e fora da instituição e de uma comunicação eficiente entre a chefia e os restantes funcionários, será também oportuno perceber, usufruir e melhorar a comunicação corporativa. É, por isso, importante favorecer um conhecimento alargado sobre esta área comunicacional, tanto no campo académico como no profissional (Kitchen, 2006). Uma das questões que se impõem, porém, é se, de facto, os líderes das organizações permitem ao profissional de Relações Públicas cumprir tal potencial (Moss & Warnaby, 2006). O presente relatório de estágio visa, além de descrever as tarefas desenvolvidas ao longo do estágio curricular, apontar a comunicação corporativa enquanto uma ferramenta-chave para as organizações, dando particular enfoque às Relações Públicas. Tendo como suporte as definições e perspetivas críticas de diversos autores e a própria experiência de estágio, as Relações Públicas serão, então, abordadas como parte integrante da gestão organizacional.The public relations professional has been able to disassociate itself from the minor role often associated with the profession, increasingly stating it as an essential element among organizations. According to numerous authors, there is also a growing need for public relations to be understood as a management discipline, that is, as a tool capable of performing a strategic management of relationships among the various groups of stakeholders – internal and external – of any organization. The interdependence between the organization and its public generates, thus, the need to turn to public relations (Grunig, 2001). Therefore, if the organizational success depends on the information flow inside and outside the institution as well as on efficient communications between leadership and other employees will also be appropriate to understand, benefit from and improve corporate communications. Consequently, it is important to promote an extensive knowledge on this communicational area, both in the academic and professional fields (Kitchen, 2006). One of the questions emerging from this point of view, however, is whether in fact, organization's leaders allow PR professionals to fulfill such potential (Moss & Warnaby, 2006). The present report, besides describing the tasks carried out throughout the internship, seeks to point out corporate communications as a key tool for organizations, particularly focusing on public relations. Having the definitions and critical perspectives of several authors as also as the internship experience itself as a support for this report, public relations will be, thereby, addressed as a fundamental part of organizational management.Pinto-Coelho, ZaraUniversidade do MinhoAntunes, Helena Cláudia Rodrigues20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/49364por201694409info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:13:01Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/49364Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:05:02.730720Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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