Quadros interactivos no ensino da matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loureiro, Maria de Fátima Carmo
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/2918
Resumo: Ser profissional de educação hoje em dia requer muita habilidade e profissionalismo e actualizações. Motivar, cativar a atenção, debater, comunicar é importante no meio escolar. O factor insucesso escolar é cada vez mais referido e pronunciado, sendo importante arranjar estratégias que fomentem a qualidade do ensino e combatam o insucesso escolar. O aparecimento das novas tecnologias, nomeadamente os quadros interactivos, contribuíram para novos recursos pedagógicos, sendo uma porta aberta na resolução de alguns problemas na Educação. A presente dissertação tem como tema os quadros interactivos no ensino da Matemática. Esta está dividida em partes. Na primeira parte é apresentada a definição de quadro interactivo, algumas sugestões de utilização, quais as vantagens e desvantagens de um quadro interactivo, que tipo de quadros existem no mercado: SMARTBoard, Magicboard/StarBoard da Hitachi, Promethean, Interwrite, Clasus, entre outros nesta fase abordo ainda outros softwares matemáticos que podem ser utilizados nos quadros: GeoGebra, Cabri, etc. Numa segunda fase abordo experiências em sala de aula de diferentes anos (desde o pré-escolar até ao Ensino Superior), apresentando algumas aulas realizadas no quadro interactivo. Por fim, faço referência os quadros interactivos pelo mundo, apresentando alguns países e algumas escolas. Apresento um capítulo onde falo do projecto Inovar com QI. Finalmente, apresento análises de inquéritos realizados a professores e alunos sobre o impacto dos quadros interactivos em sala de aula e deixo algumas propostas de futuros trabalhos de pesquisa. ABSTRACT: Working in education nowadays requires much skill, professionalism and updating. Motivating, capturing attention, discussing and communicating are all important in the classroom. Lack of achievement at school is an increasingly frequent topic of debate and it is important to find strategies that promote quality teaching and combat that failure. The emergence of new technologies, namely interactive whiteboards, has contributed to new pedagogical resources, and is an open door to solving some problems in education. The subject of this dissertation is interactive whiteboards in the teaching of Mathematics. It is divided in two parts. The first presents a definition of the interactive whiteboard, some suggestions for its use, the advantages and disadvantages of interactive whiteboards and the types of boards available on the market: SMARTBoard, Magicboard/StarBoard by Hitachi, Promethean, Interwrite and Clasus, among others. This part also covers other types of mathematics software that can be used with the board: GeoGebra, Cabri, etc. The second part deals with experience in the classroom with different age-groups (from nursery to higher education), presenting some lessons carried out with the interactive whiteboard. At the end, reference is made to the use of interactive whiteboards throughout the world, presenting cases from some countries and some schools. One chapter deals with the «Inovar com QI» Project. Finally, analyses are presented of surveys carried out with teachers and pupils about the impact of interactive whiteboards in the classroom, and some proposals are made for future investigation.
id RCAP_823f587e76218ded29b4c60d7c510e8f
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/2918
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Quadros interactivos no ensino da matemáticaEnsino da matemáticaDidáctica da matemáticaNovas tecnologiasSoftware educativoEnsino assistido por computadorSer profissional de educação hoje em dia requer muita habilidade e profissionalismo e actualizações. Motivar, cativar a atenção, debater, comunicar é importante no meio escolar. O factor insucesso escolar é cada vez mais referido e pronunciado, sendo importante arranjar estratégias que fomentem a qualidade do ensino e combatam o insucesso escolar. O aparecimento das novas tecnologias, nomeadamente os quadros interactivos, contribuíram para novos recursos pedagógicos, sendo uma porta aberta na resolução de alguns problemas na Educação. A presente dissertação tem como tema os quadros interactivos no ensino da Matemática. Esta está dividida em partes. Na primeira parte é apresentada a definição de quadro interactivo, algumas sugestões de utilização, quais as vantagens e desvantagens de um quadro interactivo, que tipo de quadros existem no mercado: SMARTBoard, Magicboard/StarBoard da Hitachi, Promethean, Interwrite, Clasus, entre outros nesta fase abordo ainda outros softwares matemáticos que podem ser utilizados nos quadros: GeoGebra, Cabri, etc. Numa segunda fase abordo experiências em sala de aula de diferentes anos (desde o pré-escolar até ao Ensino Superior), apresentando algumas aulas realizadas no quadro interactivo. Por fim, faço referência os quadros interactivos pelo mundo, apresentando alguns países e algumas escolas. Apresento um capítulo onde falo do projecto Inovar com QI. Finalmente, apresento análises de inquéritos realizados a professores e alunos sobre o impacto dos quadros interactivos em sala de aula e deixo algumas propostas de futuros trabalhos de pesquisa. ABSTRACT: Working in education nowadays requires much skill, professionalism and updating. Motivating, capturing attention, discussing and communicating are all important in the classroom. Lack of achievement at school is an increasingly frequent topic of debate and it is important to find strategies that promote quality teaching and combat that failure. The emergence of new technologies, namely interactive whiteboards, has contributed to new pedagogical resources, and is an open door to solving some problems in education. The subject of this dissertation is interactive whiteboards in the teaching of Mathematics. It is divided in two parts. The first presents a definition of the interactive whiteboard, some suggestions for its use, the advantages and disadvantages of interactive whiteboards and the types of boards available on the market: SMARTBoard, Magicboard/StarBoard by Hitachi, Promethean, Interwrite and Clasus, among others. This part also covers other types of mathematics software that can be used with the board: GeoGebra, Cabri, etc. The second part deals with experience in the classroom with different age-groups (from nursery to higher education), presenting some lessons carried out with the interactive whiteboard. At the end, reference is made to the use of interactive whiteboards throughout the world, presenting cases from some countries and some schools. One chapter deals with the «Inovar com QI» Project. Finally, analyses are presented of surveys carried out with teachers and pupils about the impact of interactive whiteboards in the classroom, and some proposals are made for future investigation.Universidade de Aveiro2011-04-19T14:30:01Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/2918porLoureiro, Maria de Fátima Carmoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:01:29Zoai:ria.ua.pt:10773/2918Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:41:16.410688Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Quadros interactivos no ensino da matemática
title Quadros interactivos no ensino da matemática
spellingShingle Quadros interactivos no ensino da matemática
Loureiro, Maria de Fátima Carmo
Ensino da matemática
Didáctica da matemática
Novas tecnologias
Software educativo
Ensino assistido por computador
title_short Quadros interactivos no ensino da matemática
title_full Quadros interactivos no ensino da matemática
title_fullStr Quadros interactivos no ensino da matemática
title_full_unstemmed Quadros interactivos no ensino da matemática
title_sort Quadros interactivos no ensino da matemática
author Loureiro, Maria de Fátima Carmo
author_facet Loureiro, Maria de Fátima Carmo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Loureiro, Maria de Fátima Carmo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da matemática
Didáctica da matemática
Novas tecnologias
Software educativo
Ensino assistido por computador
topic Ensino da matemática
Didáctica da matemática
Novas tecnologias
Software educativo
Ensino assistido por computador
description Ser profissional de educação hoje em dia requer muita habilidade e profissionalismo e actualizações. Motivar, cativar a atenção, debater, comunicar é importante no meio escolar. O factor insucesso escolar é cada vez mais referido e pronunciado, sendo importante arranjar estratégias que fomentem a qualidade do ensino e combatam o insucesso escolar. O aparecimento das novas tecnologias, nomeadamente os quadros interactivos, contribuíram para novos recursos pedagógicos, sendo uma porta aberta na resolução de alguns problemas na Educação. A presente dissertação tem como tema os quadros interactivos no ensino da Matemática. Esta está dividida em partes. Na primeira parte é apresentada a definição de quadro interactivo, algumas sugestões de utilização, quais as vantagens e desvantagens de um quadro interactivo, que tipo de quadros existem no mercado: SMARTBoard, Magicboard/StarBoard da Hitachi, Promethean, Interwrite, Clasus, entre outros nesta fase abordo ainda outros softwares matemáticos que podem ser utilizados nos quadros: GeoGebra, Cabri, etc. Numa segunda fase abordo experiências em sala de aula de diferentes anos (desde o pré-escolar até ao Ensino Superior), apresentando algumas aulas realizadas no quadro interactivo. Por fim, faço referência os quadros interactivos pelo mundo, apresentando alguns países e algumas escolas. Apresento um capítulo onde falo do projecto Inovar com QI. Finalmente, apresento análises de inquéritos realizados a professores e alunos sobre o impacto dos quadros interactivos em sala de aula e deixo algumas propostas de futuros trabalhos de pesquisa. ABSTRACT: Working in education nowadays requires much skill, professionalism and updating. Motivating, capturing attention, discussing and communicating are all important in the classroom. Lack of achievement at school is an increasingly frequent topic of debate and it is important to find strategies that promote quality teaching and combat that failure. The emergence of new technologies, namely interactive whiteboards, has contributed to new pedagogical resources, and is an open door to solving some problems in education. The subject of this dissertation is interactive whiteboards in the teaching of Mathematics. It is divided in two parts. The first presents a definition of the interactive whiteboard, some suggestions for its use, the advantages and disadvantages of interactive whiteboards and the types of boards available on the market: SMARTBoard, Magicboard/StarBoard by Hitachi, Promethean, Interwrite and Clasus, among others. This part also covers other types of mathematics software that can be used with the board: GeoGebra, Cabri, etc. The second part deals with experience in the classroom with different age-groups (from nursery to higher education), presenting some lessons carried out with the interactive whiteboard. At the end, reference is made to the use of interactive whiteboards throughout the world, presenting cases from some countries and some schools. One chapter deals with the «Inovar com QI» Project. Finally, analyses are presented of surveys carried out with teachers and pupils about the impact of interactive whiteboards in the classroom, and some proposals are made for future investigation.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010
2011-04-19T14:30:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/2918
url http://hdl.handle.net/10773/2918
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137461212807169