Literacia em cuidados paliativos dos professores da formação prégraduada dos cursos de enfermagem, medicina, psicologia e serviço social: protocolo de uma revisão scoping
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/42784 |
Resumo: | Introdução: Os cuidados paliativos são cuidados que deveriam ser disponibilizados a todas as pessoas com doenças crónicas e ameaçadores da vida. De acordo, com o Relatório da Lancet Commission on Palliative Care and Pain Relief Study Group apenas 14% da população mundial com necessidades de cuidados paliativos, tem acesso a estes. A referida Comissão em 2017 evidenciou a necessidade de mudança face a uma prevalência de 61 milhões de pessoas com sofrimento associado a doenças graves, e que contestam a urgência de se desenvolverem esforços para aliviar a desigualdade na prestação de cuidados paliativos. De forma a combater estas desigualdades e aumentar a formação em cuidados paliativos, uma das recomendações nacionais e internacionais é que a formação em cuidados paliativos seja integrada em todos os cursos de formação prégraduada na área da saúde e social, para que se formem profissionais nestas áreas com formação básica em cuidados paliativos. A questão que deu origem à futura revisão scoping foi: Qual a literacia em cuidados paliativos dos professores da formação pré-graduada dos cursos de enfermagem, medicina, psicologia e serviço social? Deste modo, surgiu a necessidade de mapear e sintetizar a evidência científica sobre o conceito de literacia em cuidados paliativos dos professores da formação pré-graduada dos cursos de enfermagem, medicina, psicologia e serviço social. Após uma breve pesquisa, não foi encontrado nenhum protocolo de revisão ou revisões sistemáticas atuais sobre a questão colocada. Objetivo: Mapear a evidência sobre literacia em cuidados paliativos dos professores da formação pré-graduada dos cursos de enfermagem, medicina, psicologia e serviço social. Materiais e Métodos: Para a elaboração da revisão, seguir-se-á as recomendações do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and MetaAnalyses - extension for Scoping Review (PRISMA-ScR). Os critérios de inclusão foram determinados utilizando o acrónimo “PCC” que se traduz em população, conceito e contexto. Assim a “População” serão os professores do ensino superior da formação pré-graduada dos cursos de enfermagem, medicina, psicologia e serviço social, o “Conceito” será a literacia em cuidados paliativos e por último o “Contexto” será a formação pré-graduada dos cursos de enfermagem, medicina, psicologia e serviço social. Serão excluídos todos os artigos que não cumpram os critérios acima referidos. A seleção dos estudos será realizada por dois revisores independentes, de forma cega e por meio da plataforma Rayyan disponibilizada pelo Qatar Computing Research Institute (QCRI). Conclusão: A elaboração do presente protocolo pretende facilitar a realização da revisão scoping aqui estruturada. |
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