A literatura fantástica no 3º Ciclo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/6148 |
Resumo: | Na primeira parte deste relatório, o nosso foco estará subordinado ao título do trabalho: A literatura fantástica no 3º Ciclo. Assim, faremos uma abordagem teórica sobre o tema do fantástico e da literatura fantástica, devidamente fundamentada bibliograficamente. Os dois conceitos suscitam muita discussão e não existe um total consenso sobre a definição do fantástico como género ou modo literário. Neste sentido, apresentaremos as definições que nos parecem mais relevantes e pertinentes do ponto de vista científico. Um exame atento dos documentos orientadores para o 3º ciclo do Ensino Básico, o programa curricular proposto pelo Ministério da Educação, e dos manuais de português para esse ciclo de ensino permitir-nos-á aferir da presença da literatura fantástica nestes documentos. Importante é também a análise acerca da relevância deste género/modo literário para os discentes do 3º ciclo de estudos, salientando o interesse particular de um autor tão conhecido como Tolkien. Finalmente, o inquérito a professores de português do Ensino Básico sobre este tema, permitirá fazer o confronto, numa vertente mais prática, quer com a teoria acerca do fantástico, quer com a preparação e motivação dos docentes para o ensino da literatura fantástica. A segunda parte do relatório diz respeito ao estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Campos Melo, na Covilhã, no ano letivo 2014/2015. Nela se fará uma reflexão crítica sobre a prática pedagógica nas disciplinas de português e espanhol. Apresentaremos a contextualização da prática pedagógica, e algumas planificações de aula e as atividades extracurriculares desenvolvidas e nas quais participámos ao longo do estágio pedagógico. |
id |
RCAP_82edc93ca6315df716930f00bc590321 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/6148 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A literatura fantástica no 3º CicloRelatório de EstágioEnsino LiteraturaLiteratura FantásticaO FantásticoPrática PedagógicaTolkienDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasNa primeira parte deste relatório, o nosso foco estará subordinado ao título do trabalho: A literatura fantástica no 3º Ciclo. Assim, faremos uma abordagem teórica sobre o tema do fantástico e da literatura fantástica, devidamente fundamentada bibliograficamente. Os dois conceitos suscitam muita discussão e não existe um total consenso sobre a definição do fantástico como género ou modo literário. Neste sentido, apresentaremos as definições que nos parecem mais relevantes e pertinentes do ponto de vista científico. Um exame atento dos documentos orientadores para o 3º ciclo do Ensino Básico, o programa curricular proposto pelo Ministério da Educação, e dos manuais de português para esse ciclo de ensino permitir-nos-á aferir da presença da literatura fantástica nestes documentos. Importante é também a análise acerca da relevância deste género/modo literário para os discentes do 3º ciclo de estudos, salientando o interesse particular de um autor tão conhecido como Tolkien. Finalmente, o inquérito a professores de português do Ensino Básico sobre este tema, permitirá fazer o confronto, numa vertente mais prática, quer com a teoria acerca do fantástico, quer com a preparação e motivação dos docentes para o ensino da literatura fantástica. A segunda parte do relatório diz respeito ao estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Campos Melo, na Covilhã, no ano letivo 2014/2015. Nela se fará uma reflexão crítica sobre a prática pedagógica nas disciplinas de português e espanhol. Apresentaremos a contextualização da prática pedagógica, e algumas planificações de aula e as atividades extracurriculares desenvolvidas e nas quais participámos ao longo do estágio pedagógico.En la primera parte de esta disertación, nuestras atenciones estarán subordinadas a su título: La literatura fantástica en el 3º ciclo. Así, vamos a echar un enfoque teórico sobre el tema del fantástico y de la literatura fantástica, razonado bibliográficamente. Los dos conceptos dan lugar a mucha discusión y no hay un consenso general sobre la definición del fantástico, como un modo o género literario. En este sentido, se presentan algunas definiciones que nos parecen científicamente más relevantes y pertinentes. Un examen detallado de los documentos rectores del 3º ciclo do Ensino Básico, del plan de estudios propuesto por el Ministerio de Educación y de los manuales portugueses propuestos para este ciclo educativo nos permitirá evaluar la presencia de la literatura fantástica en estos documentos. También es importante un análisis sobre la relevancia de este género/modo literario para los alumnos del 3º ciclo, señalando el interés particular por un autor tan conocido como Tolkien. Por último, la encuesta a los profesores de portugués del Ensino Básico sobre esta materia, permitirá hacer una confrontación de una manera más práctica, ya sea con la teoría sobre el fantástico, ya sea con la preparación y la motivación de los docentes para la enseñanza de la literatura fantástica. La segunda parte de la disertación se refiere a las prácticas realizadas en la Escola Secundária Campos Melo, en Covilhã, en el curso 2014/2015. Se hará una reflexión crítica sobre las clases impartidas en las asignaturas de portugués y español. También se caracterizará el instituto y los grupos a los que se han impartido clases y se describirán las actividades organizadas y en las que se ha participado a lo largo de las prácticas.Manso, José Henrique RodriguesuBibliorumMarcos, Miguel Ângelo Carvalho2018-09-04T16:16:20Z2015-6-42015-07-012015-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/6148TID:201642964porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:44:27Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/6148Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:46:56.378723Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A literatura fantástica no 3º Ciclo Relatório de Estágio |
title |
A literatura fantástica no 3º Ciclo |
spellingShingle |
A literatura fantástica no 3º Ciclo Marcos, Miguel Ângelo Carvalho Ensino Literatura Literatura Fantástica O Fantástico Prática Pedagógica Tolkien Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
title_short |
A literatura fantástica no 3º Ciclo |
title_full |
A literatura fantástica no 3º Ciclo |
title_fullStr |
A literatura fantástica no 3º Ciclo |
title_full_unstemmed |
A literatura fantástica no 3º Ciclo |
title_sort |
A literatura fantástica no 3º Ciclo |
author |
Marcos, Miguel Ângelo Carvalho |
author_facet |
Marcos, Miguel Ângelo Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Manso, José Henrique Rodrigues uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcos, Miguel Ângelo Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Literatura Literatura Fantástica O Fantástico Prática Pedagógica Tolkien Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
topic |
Ensino Literatura Literatura Fantástica O Fantástico Prática Pedagógica Tolkien Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
description |
Na primeira parte deste relatório, o nosso foco estará subordinado ao título do trabalho: A literatura fantástica no 3º Ciclo. Assim, faremos uma abordagem teórica sobre o tema do fantástico e da literatura fantástica, devidamente fundamentada bibliograficamente. Os dois conceitos suscitam muita discussão e não existe um total consenso sobre a definição do fantástico como género ou modo literário. Neste sentido, apresentaremos as definições que nos parecem mais relevantes e pertinentes do ponto de vista científico. Um exame atento dos documentos orientadores para o 3º ciclo do Ensino Básico, o programa curricular proposto pelo Ministério da Educação, e dos manuais de português para esse ciclo de ensino permitir-nos-á aferir da presença da literatura fantástica nestes documentos. Importante é também a análise acerca da relevância deste género/modo literário para os discentes do 3º ciclo de estudos, salientando o interesse particular de um autor tão conhecido como Tolkien. Finalmente, o inquérito a professores de português do Ensino Básico sobre este tema, permitirá fazer o confronto, numa vertente mais prática, quer com a teoria acerca do fantástico, quer com a preparação e motivação dos docentes para o ensino da literatura fantástica. A segunda parte do relatório diz respeito ao estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Campos Melo, na Covilhã, no ano letivo 2014/2015. Nela se fará uma reflexão crítica sobre a prática pedagógica nas disciplinas de português e espanhol. Apresentaremos a contextualização da prática pedagógica, e algumas planificações de aula e as atividades extracurriculares desenvolvidas e nas quais participámos ao longo do estágio pedagógico. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-6-4 2015-07-01 2015-07-01T00:00:00Z 2018-09-04T16:16:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/6148 TID:201642964 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/6148 |
identifier_str_mv |
TID:201642964 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136365202374656 |